Digimon Frontier, a quarta fase do anime, sempre foi controversa, apontada pelos fãs como a pior temporada da animação. Foi exibida no Brasil por um grande leque de canais, passando pela Globo, Cartoon Network, Rede TV, entre outros. Diferente das demais animações, Digimon Frontier não empregava seus queridos monstrinhos como acessórios de batalhas, mas, sim, como espíritos que em junção com as crianças escolhidas iriam salvar o Digimundo de uma terrível destruição.

Digimon Frontier, 7 de abril 2002 – 30 de março de 2003

O Sucessor de Tamers foca em contar a história por trás do grande e vasto mundo digital. Seus acontecimentos e trama se desenvolvem de uma maneira lenta e arrastada muitas vezes, já que o intuito da série era apresentar os diversos lugares e paisagens que compõem o mundo dos nossos queridos personagens. A temporada durou apenas 50 episódios, que supriram a necessidade de introduzir de uma maneira mais ampla para os fãs as dores que compusera o vasto cenário Digimon. Com seus personagens e cenas muitas vezes considerando o fator cultural humano, Digimon Frontier, não muito diferente das outras temporadas, apresentava muito bem o misto de inspirações reais e significados em suas personas e história, que acabaram muitas vezes sendo censuradas no Ocidente por envolver contextos religiosos. Apesar de o visual sugerir o contrário, a temporada é certamente mais sombria e profunda do que as anteriores.

O enredo

Há muito tempo, antes dos acontecimentos da série, dez guerreiros sacrificaram-se para derrotar uma força malévola que ameaçava o Digimundo. Estes guerreiros criaram artefatos a partir dos seus dados: os vinte espíritos, antes de deixar o mundo ao cuidado dos Três Grandes Anjos. No entanto, um deles, Cherubimon, revoltou-se, repetindo um ciclo de destruição, selou os outros anjos e instaurou um reino de terror. O anseio causado pela primeira queda da sociedade digital fez com que Ophanimon invocasse cinco crianças do mundo humano para o Digimundo para, assim, parar o reinado de terror.


Seja de uma forma positiva ou negativa, a história diferentona desta temporada deixou saudades nos telespectadores brasileiros. E aí, você lembra? Conta pra gente 😉