A temporada de primavera de 2021 nos brindou com ótimos e memoráveis animes. De Vivy: Fluorite Eye’s Song a To Your Eternity, grandes títulos ganharam as telas e conquistaram milhares em todo o mundo. Um deles, porém, se destaca. Oddtaxi, o anime do taxista “animal”, apresenta uma complexidade de trama notável, com várias histórias se desenvolvendo em paralelo e enriquecendo a obra como um todo, rendendo à animação os louros da vitória em premiações da área.

Olá, leitores. Vamos falar um pouquinho sobre Oddtaxi e uma das razões que fazem o “anime do taxista” um dos pontos mais altos da animação japonesa nos últimos 12 meses.

Melhor anime de 2021

O Anime Awards Brasil aconteceu há apenas algumas semanas (12/03) e condecorou os destaques da indústria dos animes de 2021. A cerimônia deste ano, inclusive, teve transmissão da Rádio J-Hero na Twitch. Se você ainda não conhece nosso canal na “roxinha”, aproveita e se inscreve lá depois de ler este artigo. Você vai gostar das lives, prometo!

Para surpresa de muitos espectadores que esperavam com atenção o anúncio do principal prêmio da noite, Oddtaxi se consagra como “Anime do Ano”, levando a melhor sobre animes mais cotados e com ainda mais hype como Jujutsu Kaisen. Mas essa vitória foi merecida? O que Oddtaxi tem de tão especial? A resposta passa pela complexidade da história.

Vários personagens, várias histórias

Oddtaxi é uma obra de mistério e tem como protagonista Hiroshi Odokawa, um homem de meia-idade que trabalha como taxista. Ele não é exatamente a pessoa mais afável do mundo com seus amigos, mas, do seu jeito, ele demostra amor e afeto. A trama principal é construída em cima do desaparecimento de uma jovem em idade escolar. Ela foi vista no táxi de Odokawa antes de seu desaparecimento, o que torna o taxista suspeito de envolvimento no caso.

Temos a apresentação inicial da história primária e, após isso, temos um desenvolvimento lento desta. A maior parte dos episódios não é preenchida com avanços acerca da história principal, mas, sim, com o desenrolar de outras histórias envolvendo os outros personagens, todas elas ligadas ao acontecimento principal.

Histórias secundárias e sua importância

Grande parte dos animes, filmes etc. que vemos desenvolvem uma história principal e, ao menos, uma história secundária. Existem várias razões para isso, e uma delas é que, por vezes, a história principal é feita para ter um desenrolar um pouco mais lento.

Para não deixar a audiência entediada enquanto os principais acontecimentos não dão as caras, são usadas justamente de histórias secundárias, fazendo com que haja uma ou mais histórias sendo contadas enquanto a narrativa principal não apresenta novidades – e é isso que Oddtaxi faz com competência.

As desventuras amorosas de Kakihana, a relação de Nobu e Shirakawa, o duo cômico formado pelos comediantes Shibagaki e Baba, os gêmeos policiais Kenshirō e Kōshirō… Várias histórias ganham espaço e cumprem de maneira sólida seus papéis. Enquanto não sabemos o que aconteceu com a moça desaparecida, sabemos de muitas coisas que aconteceram ao redor desse sumiço, enriquecendo nossa experiência ao longo dos 13 episódios que compõem o anime.

Conclusão

Com uma história variada e complexa e um final inesperado, Oddtaxi não só foi uma escolha plausível para “Anime do Ano” de 2021, mas também se destaca em um ano com bons lançamentos e se apresenta como uma das principais obras das últimas safras de animes. Se ainda não viu, dê uma chance. A história é tão impactante quanto um golpe de capoeira bem dado (quem assistiu pegou a referência).

Por hoje é só, amiguinhos. Mais um vez obrigado pela atenção e paciência. Nos vemos na próxima semana nesta mesma coluna, na rádio que é do seu jeito, do seu gosto. 🙂