Olá, meus amados, tudo bem com todos vocês? A cada dia que passa, me convenço cada vez mais de que doramas são anos-luz bem melhores do que as novelas do nosso país e posso provar a você que também pode gostar e se agradar mais ainda do mundinho coreano.

Sabemos que em nosso país já se foi o tempo em que as famílias se reuniam na sala para assistir aquela telenovela de tirar o fôlego, mas com o passar dos anos isso foi ficando mais e mais para trás.

Porque optar por doramas, Lunaa?

Em 2006, quando eu ja estava enfadada com tanta coisa negativa da nossa TV, assisti o meu primeiro dorama e digo a vocês: esperei maldade, vinganças, trapaças, mortes, mas… não foi isso que encontrei. Então, fui percebendo que havia esperança para os romances da minha vida.

  • Romance na medida certa: Enquanto no nosso país é tudo muito explícito, os doramas levam um respeito ao extremo com o telespectador, não tem aquele afeto exagerado de um beijo, e a expectativa de que o mocinho se apaixone logo pela mocinha fica cada vez mais evidente. Isso faz toda mulher romântica ficar presa por vontade própria.

  • Não há vilanice: Como esta parte que frisei deixa claro, não tem vilões, não como nas telenovelas do nosso país, em que sempre tem alguém querendo se vingar, fazer o mal, matar ou destruir. No máximo temos um ex mal compreendido ou aquela pessoa que desejava esta com o oppa e volta das profundezas do passado mais triste, mas é isso que faz o enredo do dorama dar aquela sacudida.

  • Trilha sonora marcante: Já notaram que nas telenovelas não tem aquele tcham com músicas? Como falei, já foi o tempo em que as novelas eram boas da abertura até o seu encerramento; já os doramas têm uma coisa mágica que, ao ouvir as músicas, você já sente aquela pontadinha no peito e se lembra da sua cena favorita!

Então, pessoal, por causa desses pontos tem como preferir novelas? Acho que não rs…

Motivos que me fizeram parar com as novelas

  • Maldade a cada episódio: Quando as novelas mal começam, você sabe que vai logo encontrar tramas para ferrar alguém de cara, fazer perder emprego, forjar traições, assassinatos.

  • Há muito gore (sangue): Vocês podem até estar totalmente acostumados a violência gratuita, mas, todavia e entretanto, seja em horário nobre ou comercial, como às 3h da tarde, que sempre passa o Vale a Pena Ver De Novo, a gente se depara com muitas cenas que têm violência e sangue. Pensando como uma telespectadora, não sinto atração nenhuma por sangue ou carnificina, e para conquistar ibope do público, realmente é necessário simular um assassinato? Atropelamento? Eu acho que não.

  • Palavrões e terror psicológico: Bem, no nosso país existe algo chamado regra de faixa etária, que foi decretada em 2010. Porém, com essa situação de TV patrocínio e tudo mais, as emissoras pararam de pôr no cantinho inferior a classificação da programação (podem observar), então as novelas ja chutaram o balde mesmo, com os personagens falando palavrões e causando terror psicológico nos telespectadores, violência, transtornos compulsivos e mentiras. Isto se tornou tão natural nas novelas, que as pessoas dentro de suas casas vivem comparando a sua vida com a da TV.

É difícil você hoje se interessar por algo da TV aberta do nosso país que não esteja repleto deste tipo de conteúdo ao qual chamamos de tóxico. Então pensa comigo: o seu dia foi cansativo, você chega em sua casa, louco por um banho, descansar e assistir sua novelinha, mas aí você liga a TV e esta lá, passando ódio gratuito, fofocas, vinganças nada a ver, tiros, roubos, assassinatos. Pera! Calma, respira fundo. Não foi pra isso que você ligou sua TV, né? Então vamos parar, analisar e perceber, as pessoas já não aguentam mais o caos do dia a dia, por isso algumas recorrem à TV, aos animes, mangás e também aos famosos grupos de k-pop. Então você fica parado e analisa comigo os dois pontos da questão. Não estou dizendo que é errado curtir novelas, mas, quando você vê tanta maldade em uma série de TV e depois olha a leveza de outro país, você automaticamente pensa: puxa vida, vou acompanhar essa serie em que não há tanto peso, além de ser calma é divertidissima!

Pensamento pessoal de Lunaa: Apenas quero deixar pra você entender que há opções — e ótimas —, não desejo que você mude seus gostos simplesmente porque alguém disse que era para mudar. Mas observe com carinho e veja como o universo dos doramas asiáticos são repletos de categorias, também ótimos enredos e, claro, boas histórias.

Mas se você gosta de novelas, fica em paz! Temos espaço também para você, meu noveleiro de plantão, na Coreia e em outros locais também que fabricam sonhos com doramas também há mininovelas, que são reproduzidas nos próprios países. Espero que tenham gostado e entendido o porquê do amor por doramas. Até breve, pessoal! ♡♡♡♡