Legend of the Blue Sea (ou A lenda do mar azul) foi exibida pela SBS entre 16 de novembro de 2016 e 25 de janeiro de 2017, estrelada por Jun Ji-hyun e Lee Min-ho.

A série conta a estória de uma sereia e de um oficial coreano da época em que eram comuns os samurais (a primeira parte da série se passa no ano de 1586).

A sereia se chama Se-hwa, e o oficial se chama Kim Dam-ryeong. O dorama começa com a captura de Se-hwa e sendo levada para o senhor daquelas terras; esse homem, por ser muito ganancioso, aprisiona-a e decide exibi-la a um oficial importante que está chegando à cidade, e ele é justamente Dam-ryeong.

Acontece que, ao chegar a casa desse senhor de terras, Dam-ryeong se sente de uma forma misteriosa atraído por essa sereia (e isso tem um motivo muito interessante que será explicado durante o dorama). Como presente, o senhor feudal dá Se-hwa a Dam-ryeong e ele opta por libertá-la, porém os dois passam a se encontrar periodicamente e se apaixonam.

Passados séculos, na era atual começa a segunda parte da série, quando conhecemos Heo Joon-jae, um jovem estelionatário que ganha a vida com mais dois amigos enganando as pessoas. Ele é a reencarnação de Dam-ryeong.

Após um golpe, ele decide viajar para curtir férias na Espanha e, no hotel onde está hospedado, ele conhece Shim Cheong, que é a reencarnação de Se-hwa. Ela também é uma sereia e, logo que o conhece, se apaixona por ele. A princípio, ele a entrega às autoridades pois ela invadiu seu quarto, mas ao notar que ela possui uma pulseira de grande valor, decide levá-la com ele para a Coreia do Sul até conseguir o que tanto deseja.

Acontece que, com o último golpe que Joon-jae aplicou, há pessoas muito poderosas atrás de sua cabeça, e os dois começam a fugir. Cheong se torna dependente de Joon-jae, pois ela é como uma criança que está descobrindo um mundo novo. Ao tentar se aproveitar dessa inocência para alcançar seu objetivo, ele começa a se apaixonar por ela sem perceber. Ele a leva para sua casa e cuida dela.

Sem perceber, ele começa a mudar seus hábitos cotidianos e começa a repensar seu estilo de vida.

Esse dorama é muito interessante pois ele faz uma escala entre a era atual e a era em que suas vidas passadas se apaixonaram, contando os fatos que aconteceram no passado que impediram que os dois ficassem juntos e que estão fadados a ocorrer novamente. E não só os dois renasceram, mas também o senhor feudal, que quer de qualquer forma a sereia para si e o melhor amigo de Joon-jae, que na sua vida passada era seu servo de confiança. E ele não se limita apenas a romance, ele tem muitas cenas engraçadas que com certeza farão você dar boas risadas.

Joon-jae tem sonhos de sua vida passada e, da mesma forma, Dam-ryeong tem sonhos com sua vida futura; para impedir que o mesmo destino se cumpra, ele decide mandar mensagens (como uma capsula do tempo) para Joon-jae.

Já Se-hwa precisa que Joon-jae assuma seus sentimentos, porque se isso não acontecer, algo terrível pode acontecer a ela, pois sereias só podem viver fora da água indefinidamente se seu amor for correspondido.