Mamãe querida, meu coração por ti bate, como caroço de abacate…

 

Fala meus queridos amigos, hoje é o dia de uma das pessoas mais especiais em nossa vida, se não, a mais especial, dia daquela mulher que nos carregou por nove meses em sua barriga (ou mesmo para quem veio antes do tempo), aquela que estava aflita por sua chegada, que sempre pensa em primeiro lugar em você para depois pensar nela, aquela mulher que faz de tudo para ver a sua felicidade… Estou falando da mulher mais importante, mais linda, mais inteligente e uma heroína, a NOSSA MÃE.

Eu Kurama-Gil (Naruto/ Trunks) junto com meus grandes amigos redatores Fany-Chan (Yuzu), Neto-Kun (Edward), Saylon Kaguya (Ash) e Tsukasa-Kun (Luffy) fizemos com todo carinho uma lista com algumas das principais mamães de nossos animes favoritos, onde cada um de nós aborda a história e característica de uma mãe de um jeito todo especial, para celebrar este importante dia, o DIA DAS MÃES.

A lista funcionou assim, fizemos uma reunião entre os membros da Redação J-Hero, e em conjunto escolhemos essas cinco mamães. Depois cada um escolheu sua favorita e escreveu um pouco sobre ela apontando suas principais características e o motivo dela ter sido escolhida.

Lembrando que essa lista não está em nenhuma ordem de melhor para pior e, apesar de estarmos falando "as melhores mães" no mundo dos animes há muitas outras mães tão importantes quanto as listadas aqui, portanto não fiquem tristes se sua favorita não aparecer…

Agora sem mais delongas vamos à nossa lista!

 

Anime: Pokémon (franquia).

Características: Gentil, Honesta, Carinhosa, Acolhedora.

Délia Ketchum, a mãe do protagonista Ash Ketchum (ou Satoshi, no original) é uma das mães mais engraçadas apresentadas pelo universo dos animes. Isso porque sua personalidade apresenta-a como uma mulher desprovida de vaidade. Ao menos que isso não se restrinja ao filho, a única razão de seu orgulho maternal e humano.

Sabe-se que Délia Ketchum teve um relacionamento duradouro com um treinador de Pokémon. A afirmação está baseada no episódio 02 da primeira temporada do anime (comumente denominada Indigo League pelos fãs). Durante o episódio ela cita que o pai de Ash é seu primeiro namorado. A afirmação nos leva a pensar se Délia na verdade não seria mãe solteira e que desde sempre criou o filho sozinho. Mas como? Alguém deve ter ajudado-a durante todos esses anos. Isso nunca ficou esclarecido. Ah, no decorrer desse mesmo episódio (durante a cena que ela fala do pai de Ash) ela cita também o avô do menino (seu sogro) que também seria um talentoso treinador Pokémon. Vocês sabem onde isso nos levou desde então: a imensa dúvida e teoria sobre quem seria o pai do garoto. Até hoje nada se sabe.

Délia Ketchum é uma mulher muito tranquila e trabalhadora (como dona de casa), mas que aparenta também ser bem ingênua. Ela faz amizade rápido e tem o respeito de todos os Pokémon e amigos do filho.

Délia e seu filho Ash

 

Uma característica forte dela é sua compreensão e liberalidade. Onde já se viu deixar crianças com 10 anos de idade viajar sozinhas pelo mundo? (Se bem que ela não é a única!) Para suprir a carência deixada pelo filho ela cuida de um Mr. Mime que decidiu por si mesmo ficar ao lado de Délia e cuidar dos afazeres domésticos do lar em Pallet.

Alguns podem não lembrar, afinal são muitos episódio e temporadas, mas Délia possui um certo talento como treinadora Pokémon. Acredita-se que muito do estilo de Ash provém da mãe. Num episódio bem recente (Pokémon Sun and Moon) Délia conquista o afeto de Litten (o inicial do tipo-fogo de Alola) recém-capturado por Ash e que apresenta uma personalidade forte. O gato de fogo foi completamente arrebatado pelas habilidades da mulher que o levaram a descansar em seu colo (mesmo às vezes ela exagerando). Litten até mesmo obedeceu os comandos de batalha anunciados por Délia durante um ataque do Team Skull (os vilões daquela região).

Mas o que mais chama a atenção mesmo é seu cuidado com o filho, pois mesmo às vezes sendo tachada por muitos fãs como uma mãe despreocupada por deixáa-lo livre para viajar, ela sempre deixa escapar sua tristeza ao ver o filho partir, mas age de forma firme ao não interferir nos desejos dele.

Délia na sua juventude. Foto do filme Pokémon 03: O segredo dos Unowns.

 

Muito fãs teorizam também que Délia Ketchum e o Prof. Carvalho vivam um affair. É bem verdade que a fanbase declama aos cinco ventos que o célebre pesquisador de Pallet tem um crush pela jovem mãe dona de casa de apenas 29 anos (segundo a série de novels americanas que adaptam as duas primeiras fases do animê). Ou seja, Délia foi mãe muito jovem (aos 19 anos) e aprendeu a viver as suas responsabilidades cedo demais, por isso aparenta ser uma adulta com uma espécie de criança vivendo em sua alma.

Atribui-se a maternidade prematura de Délia às teorias das famosas guerras decorridas na Região de Kanto (teorias descritas em frase e situações dos jogos da franquia). E que seja, por isso, que as crianças no Mundo Pokémon são livres para conhecer o mundo com tão pouca idade.

O fato é que Délia representa um grande número de mães que, assim como ela, optaram por dedicar o futuro na criação de seus filhos a detrimento do seu próprio futuro e desejos. Tudo indica (nas teorias) que Délia conheceu o pai de Ash durante a sua jornada Pokémon, mas nunca saberemos se foi isso mesmo ou não.

 

Anime: One Piece

O termo “mãe é quem cria” realmente se aplica à Bellemere. Em One Piece, ela praticamente só aparece em flashbacks, pois ela morreu quando Nami e Nojiko, suas filhas de criação, ainda eram crianças. Tinha o corpo bem desenvolvido, com uma cintura fina e como as 99% das mulheres em One Piece, de seios bem grandes. Uma cabeleira bem diferente parecido com moicano e ruiva. Mulher de personalidade forte, pois ainda na infância causava o maior terror aos moradores de onde morava recebendo o nome de “fabricante de problemas”, sendo chamada pelo povoado de “a bandida”. Aprontou tanto que surpreendeu a todos quando entrou para a Marinha e retornou de uma batalha tempos depois com duas crianças que havia adotado. E como mãe, desempenhava bem o seu papel, dando bronca quando necessário e carinho nas horas certas, chegando até mesmo a passar fome para dar o que comer as suas filhas.

Habilidades: É uma humana normal e uma excelente membro da Marinha, sendo habilidosa com armas de fogo, quando podemos ver quando ela pega Arlong de surpresa e o acerta com uma “voadora” na cara, sentando em cima do seu torso e colocando uma espingarda dentro de sua boca.

O motivo pelo qual eu escolhi a Bellemere está na maneira como ela se referia as suas filhas e principalmente nas suas últimas palavras antes de morrer:

Nojiko, Nami! Amo vocês!

Para mim Bellmere é um exemplo de mulher guerreira, de mãe que luta como uma verdadeira leoa pelos seus filhos até o último momento, sem arrependimentos, apenas se perguntando: “Fui uma boa mãe?”. O arco de Arlong Park realmente foi muito emocionante. Eu me emocionei com Bellemere, a agricultora de tangerina e mãe exemplar.

 

Nome do Anime: Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist Brotherhood.

Características: Trisha foi escolhida por ser uma mulher amável, doce, gentil e amorosa que amava seus filhos, Edward e Alphonse, e seu marido, Hohenheim. Entretanto, nota-se que ela escondia certa tristeza de seus filhos devido a sua doença e por Hohenheim ter ido embora de sua casa.

Ela não possui nenhum poder especial, apesar de o Homúnculo Indolência ter sido criado com sua aparência na série de 2003.

Ocupação: Dona de casa.

Objetivos pessoais: Cuidar dos filhos e esperar o marido voltar de viagem.

Estado: Falecida.

Traços únicos: Bondade, Personalidade maternal.

 

Anime: Naruto / Naruto Shippuden.

Por trás de todo grande homem há uma grande mulher”, este ditado é muito dito ao redor do Brasil e define muito bem esta grande mulher que é a Kushina. Se mudou da Vila oculta do Redemoinho para ser a nova Jinchuuriki do Nove Caldas (Kurama), ao chegar à Vila da Folha ficou na mesma sala que Minato (e mal podiam imaginar que esse era apenas o começo para uma grande história de amor).

Para se falar de Kushina temos que falar do Clã Uzumaki. Todos os clãs possuem algo de especial, uns tem poderes oculares, outros das sombras e assim por diante, o Clã Uzumaki não é diferente, as pessoas desse clã eram especialistas em técnicas de selamento e tinham uma vida muito longa, sendo até chamada de Vila da Longevidade, além de possuírem um chakra todo especial.

Voltando a nossa querida Kushina, quando pequena era apelidada de Pimenta Vermelha por seu temperamento e seus longos cabelos vermelhos (dos quais não gostava), porém após um incidente onde foi salva por Minato, o mesmo elogiou seus lindos cabelos e Kushina passou a gostar de suas madeixas. Neste episódio começa a surgir um amor entre o casal. Logo após acontece a morte da esposa do primeiro Hokage, Mito Uzumaki, a partir dai Kushina passou a ser o recipiente onde mantinha o Nove Caldas selado. Mais tarde nasceu nosso protagonista Naruto Uzumaki, cujo o nome foi inspirado em um dos livros escritos por Jiraya onde o personagem tem como característica principal nunca desistir.

Depois desta breve explicação da origem da “Pimenta Vermelha”, o porquê escolhê-la para esta lista, pode até parecer clichê de nossa parte, mas pense bem meus queridos leitores, Kushina desde sempre mostrou ser um pessoa forte, mesmo sabendo de seu destino, e quando mãe não foi diferente, não hesitou em nenhum minuto para defender seu filho recém nascido. Entregou sua vida pelo seu único filho, mostrando o quão importante é o papel de uma mãe na vida de seu filho, entregando cada minuto de sua vida para felicidade dele, tendo em vista o magnifico futuro que teria pela frente.

 

Anime: Dragon Ball (franquia).

Nós podemos dizer que acompanhamos quase a vida inteira de Bulma, desde sua adolescência até seus quase 40 anos (estou arredondando), sua primeira aparição nos animes foi em Dragon Ball, onde a mesma descobre o poder das Esferas do Dragão e desenvolve um radar que capta uma radiação que as esferas liberam e vai à procura das sete existentes no mundo. No começo de sua jornada ela conhece o pequeno Goku que possuía a esfera de quatro estrelas, como o garoto acreditava que a alma de seu avô estava na esfera e se negou a dá-la para Bulma, porém aceitou participar de sua jornada.

Ao decorrer ela conhece Yamcha que era um bandido do deserto, e começa a ter um relacionamento amoroso com ele, mas sabemos que não foi para sempre durando ai quase cinco anos ou mais. Sabemos também que o verdadeiro amor de Bulma veio mais tarde com o rabugento saiyajin Vegeta com quem tem um filho de nome Trunks. A mesma ajuda Vegeta a se adaptar a terra e apesar de não demonstrar ele ama e muito sua esposa, não aceitando que ninguém faça mal a ela (podemos ver isso no filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses).

Bulma possui um temperamento complicado, sendo chamada várias vezes de arrogante, ranzinza e muito temperamental, mas não podemos negar que ela é uma das mais inteligentes de seu universo. Não possui nenhum poder, mas tem uma grande facilidade em mexer em aparelhos eletrônicos e fazer novas máquinas (conseguindo até criar uma máquina do tempo).

O porquê de escolhê-la nesta lista é que ela é um exemplo de mulher e mãe, sempre foi atrás de seu sonho, fazendo de tudo para conquistá-los, e quando teve a sorte de ser mãe não mediu esforços para a criação de seu filho, sendo muito alegre e ao mesmo tempo rígida com Trunks.

— ♥ —

Agora que vocês conferiram nossa lista e conheceram um pouco de cada mãe nossa matéria vai chegando ao fim… Essa foi a nossa homenagem às mulheres mais fortes que temos em nossa vida e que não é diferente no mundo dos animes, esperamos que tenham gostado.

E para finalizar bem essa matéria especial que fizemos com muito carinho, fizemos um quiz para que vocês leitores e ouvintes da Rádio J-Hero pudessem descobrir quem seria a sua mãe se você vivesse nos mundos animes… Ficou curioso? É só clicar no START abaixo. 😉

Bem acho que agora sim é o fim, agradecemos todos que leram até aqui e deixe aí nos comentários qual a mãe que vocês acham que poderia estar nessa lista e porque vocês acham que ela é digna de estar junto de DéliaKushinaTrishaBell-mère e Bulma.

Até uma próxima matéria! O/