Por DJ Edward (Miojo com Shoujo), com informações da Touhou Brasil.

 

No mês de maio estará ocorrendo a 14ª Hakurei Jinja Reitaisai. Datada do dia 7 de maio, o maior evento dedicado à Touhou Project, e que quase sempre é palco da divulgação ou lançamento de novos jogos da série, tanto na linha principal quanto os spin-offs. Mas neste ano, tão importante quanto o mês de maio que ocorre o evento, foi o mês de abril para esta série de "apenas" 20 anos, que começou com nada menos do que um malware disseminado pela internet.



Denominado de Rensenware, uma espécie de trojan do tipo ransomware, que é um malware que criptografa os arquivos da vítima exigindo um resgate em troca da descriptografação, geralmente solicitando este pagamento por meio de bitcoins.

Mas afinal, o que um jogo japonês tem a ver com um malware que sequestra seus arquivos?

Na versão do malware criada por Tvple Eraser, não é solicitado nenhum tipo de pagamento em espécie para a liberação dos arquivos. O "preço" do resgate é bater uma pontuação de pelo menos 200 milhões de pontos no jogo Touhou Seirensen ~ Undefined Fantastic Object, 12º da série, na dificuldade mais alta (nomeada no jogo como Lunatic Mode), sendo um valor bem abaixo dos 3,357,725,380 pontos, alcançados pelo mais recente recorde ingame.



Após a repercussão do caso em sites de segurança digital, incluindo sites lusófonos como a IGN , o Canaltech e o Uol Jogos, o criador do código pediu desculpas pelo ocorrido por meio de sua página no Twitter e disponibilizou uma ferramenta para a passagem pelo malware sem a necessidade de se atingir a pontuação exigida no jogo e até tentou remover o código-fonte do programa de sua conta no github, que logo foi republicado com o corte da parte maliciosa.



Ainda neste mês a comunidade foi pega mais uma vez de surpresa, mas de forma positiva, já que nesta última sexta-feira ZUN (Jun'ya Ota) criador e desenvolvedor da série anunciou por meio de seu blog oficial a produção de um novo jogo para a série.

Anunciado como, Touhou Tenkuushou ~ Hidden Star in Four Seasons (lit. Cetro de Jade dos Céus – Estrela oculta em quatro estações) será o décimo sexto jogo cardinal da série, que assim como todos os jogos cardinais estará sendo produzido pelo Team Shanghai Alice.

Ainda segundo o post no blog, a série se passará em quatro estações diferentes, se contrapondo aos outros jogos que se passam em uma estação cada. Também foram anunciados no post as pesonagens Aya Shameimaru (Touhou Kaeidzuka ~ Phantasmagoria of Flower View) e Cirno (Touhou Koumakyou ~ Embodiment of Scarlet Devil) como personagens jogáveis junto das  já protagonistas Marisa Kirisame e Reimu Hakurei, e que já possui a confirmação de que uma demonstração do jogo deverá sair neste próximo Reitaisai, datado para próximo dia 7.

Juntamente com a exibição da versão demo deste novo jogo, também foi anunciado o lançamento da versão trial do sexto jogo de luta da série, que foi anunciado no fim de 2016, e que possivelmente terá sua versão completa divulgada na Comiket de verão (natsucomi), que acontecerá em agosto deste ano.

Com duas décadas deste sua primeira exibição com o jogo Touhou Reiiden ~ The Highly Responsive to Prayers, a série Touhou Project é atualmente uma das maiores séries de jogos doujin no Japão, tendo já ganhado, dentre outros títulos, o recorde de série de jogos shooter mais longa feita por um fã, tendo já 15 jogos com a música, programação e design desenvolvidos por um unico criador chegando a 26, somando-se os spin-offs e que estão em desenvolvimento.