yeahtzze!

Olá, olá, pessoas… como vão nesse inicio de ano novo? Enfim, para estrearmos a Misturando Universos de 2015 muito bem, vamos falar do personagem mais amado, mais adorado, mais imitado, mais idolatrado, mais desejado, mais fanboyzado (-q) de todo universo comic: Bátima!

Mas enganado não fique, pequeno jedi, para falar bem do seu querido homem-morcego eu não vim, muito pelo contrário… O tão “invencível” personagem da DC Comics, que consegue criar o caos entre aqueles que discutem qual herói é o mais forte entre todos os quadrinhos, o objeto de desejo de muitas mulheres e homens (cof..cof.. Alastair), não é lá essas coca-cola toda…

Sim, o Batman apanhou, apanha e apanhará de outros (até morrer)! Mesmo com todo aquele preparo dele, toda a inteligência, todos os seus recursos, o seu herói não é perfeito, ele não pode derrotar Deus e o mundo. ACEITEM ESSE FATO!

Faremos abaixo uma pequena listinha de personagens que já bateram no Batman, pois aqueles que possuem chances favoráveis de socar o morcegão ainda são outros. Fora as mulheres que conseguem deixá-lo de quatro e/ou enganá-lo muito bem (parece que aquela carinha séria de bad boy não é tão invulnerável quanto pensamos).

Ai, ai… enfim, vamos começar? Aliás, antes de continuar lendo essa matéria, lembre-se: Estou me baseando em fatos, falarei de casos em que ele apanhou, não importa se venceu no final, ou não. Logo, não adianta vir de “mimimi” com pose de fanboy, porque sua reclamação será lida, processada e ignorada com sucesso.

E em ordem decrescente do estado que o morcegão ficou…

Round 1 – Batman vs Jason Todd (Robin II)

De todas as surras, essa foi a que o Batman tomou menos porrada. Tudo começa com uma pesquisa feita pela DC, no final dos anos 80, para saber se Robin deveria morrer ou não, resultado: o público votou pelo fim do segundo menino prodígio da infinita coleção do Batman (huummm..sei não, hein?).

Todd acaba por ser brutalmente assassinado pelo Coringa com um pé-de-cabra e Batman fica desolado (vide HQ: Morte em Familia). No entanto, ele ressuscita e volta super chateada sabendo que o morcegão não buscou vingar sua morte, logo ele resolve bater no Coringa por si só e da mesma forma que ele sofreu.

Claro que o Batman, com aquele espírito de justiça branca, surge para deter o novo Todd, agora chamado de Capuz Vermelho, porém ele acaba perdendo a luta e tendo uma arma apontada para sua linda face.

“Você me deixou com o Coringa! Você falhou, Batman! Você falhou comigo!” (You left me! with the joker! You failed batman! You failed me!) – Capuz Vermelho

Ai como adoro isso… Ao final, Jason estraga toda a situação, não mata o Batman e acaba perdendo o Coringa quando o homem-morcego o ajuda a fugir. Porém isso não importa, o que importa é que aquele que uma vez foi um pupilo fiel, acabou por derrotar o Bátima em uma luta corpo a corpo e com muita preparação.

Round 2 – Batman VS Lady Shiva

Para quem não conhece, Lady Shiva (não, não é o deus hindu) é a treinadora de diversos heróis da DC Comics e uma assassina de aluguel, além de já ter sido prestigiada por um elogio do próprio Batman em que ele dizia ser ela uma lutadora de artes marciais melhor do ele (uiaa).

Essa mulher é muito mais habilidosa do que o nosso tão querido herói. E talvez seja por isso que ele a prefere como aliada, né? Vai saber… Ele é esperto…

Na HQ do Asa Noturna (vide Nightwing #0), a lutadora praticamente espanca Batman e o Asa Noturna de uma só vez, sem contar da ocasião  em que ela quase matava o herói. É duro de acreditar, não é? Mas aceite logo, assim dói menos.

Round 3 – Batman VS Cara-de-Barro

Em uma só HQ: Batman contra Sr. Frio e o Cara-de-Barro, o morcegão acaba de derrotar o Sr. Frio e capturá-lo (vide Shadow of the Bat #75). Então até ai tudo bem, né? Errado, pois o que ele não esperava era o Cara-de-Barro surgir enquanto o nosso herói estava despreparado e derrotá-lo lindamente com seus novos poderes elétricos.

Agora vem a melhor parte em que o Batman foge enquanto os dois vilões discutem qual deles deveriam matá-lo. Para isso ele também é esperto…

Round 4 – Batman VS Deathstroke (Exterminador)

Slade Wilson, o famoso Exterminador, é um super-soldado com fator de cura e ótimo desempenho tanto mental quanto físico. Ele é tão bom quanto o Deadpool, ou será o contrário? Quem sabe esse duelo não renda uma matéria futuramente…

Enfim, embora o homem-morcego seja muito mais preparado, o mercenário consegue superar o Batman na forma física e dá uma bela surra nele em Superpowers #28. Nessa HQ ele tenta capturar o Exterminador e falha brilhantemente.

“Você é bom, Batman, mas é só um homem normal! Você se treinou para lutar. Eu me treinei para matar.” – Exterminador

Round 5 – Batman VS Prometheus (de Grant Morrison)

Para aqueles que não conhecem, Prometheus é o Batman reverso. Mas como, Bolinho? Irei explicar: sua origem, nos anos 90, se deu quando assistiu seus pais, um casal de criminosos, serem mortos pela policia. O resto vocês já imaginam, ele buscou aprimoramento físico e mental, para retornar e fazer vingança pelos seus progenitores.

O Anti-Batman treinou tanto quanto o herói, tem dinheiro igualmente quanto (mas de forma ilegal) e uma mente sensacional tal qual o homem-morcego. Assim, na HQ de número 15 da Liga da Justiça (vide Justice League of America #15 ou JLA #15), o vilão invade a Torre de Vigia e consegue derrotar praticamente todos lá dentro.

Entre essas derrotas se encontra o Batman, esse que foi destruído por Prometheus e seu capacete que concede ao seu usuário o domínio das habilidades dos 30 maiores lutadores de artes marciais de todo o mundo. Enfim, Batman foi levado ao chão e só se salvou porque a mulher-gato chegou e acertou o vilão.

Round 6 – Batman VS Sargento Branden

Obviamente quase ninguém o conhece, ou lembra dele, mas esse oficial já deu um chega pra lá no Batman, acreditem. Sua primeira aparição foi na HQ de numero 405 do Batman, se caracterizando como líder da S.W.A.T no Departamento de Policia de Gotham City (GCPD – Gotham City Police Department).

Na edição Batman: Dark Victory (vide #4), Branden acerta o herói no peito com um rifle e só não consegue matá-lo por causa da armadura que ele usava, contudo o homem-morcego fica incapacitado de qualquer ação e apenas se salva da captura porque Branden acaba morrendo.

Round 7 – Batman VS Deacon Blackfire (o homem de 100 anos)

Blackfire é mais conhecido como o homem de 100 anos que descobriu a juventude eterna (ele toma banho com sangue humano) e aparece pela primeira vez em Batman: The Cult (vide #1), ou mais conhecido como Batman: O Messias, em que sua história segue em quatro volumes consecutivos (saga lançada em agosto de 88 e terminada em novembro do mesmo ano).

Na saga, Deacon Blackfire não só consegue capturar o Batman, como também o tortura e lhe faz uma lavagem cerebral para que ele se junte ao seu exército. Agora vem a parte mais legal: o morcegão está tão em órbita (fica assim por um looongo tempo) que acaba arrasando com várias pessoas. O vilão morre no #4, mas ele se vai com uma vitória contra o Batman.

Round 8 – Batman VS Tigre de Bronze

“I shall not be moved” – Tigre de Bronze

Em maio de 1975 surgia a HQ Richard Dragon, Kung Fu Fighter #1, nela contemplamos a primeira aparição de Benjamin Turner (Ben Turner), mais conhecido como Tigre de Bronze. Esse mestre das artes marciais também é um assassino de aluguel profissional e sofreu lavagem cerebral pela Liga dos Assassinos, se tornando um dos criminosos mais procurados que nunca tira sua máscara.

Em Detective Comics #485, Ra’s Al Ghul manipula o Tigre de Bronze para que ele fosse atrás da Batwoman (Kathy Kane) e a matasse. Como Turner é mestre em artes marciais, ele acaba derrotando o Batman (com um único chute), deixando-o imobilizado enquanto outro assassino mata Kathy na sua frente. Coitado…

Round 9 – Batman VS Líder Mutante

Em Batman: The Dark Knight Returns (série de quatro volumes) a história se passa em um futuro distante, Batman já está bem velho, contudo resolve enfrentar uma quadrilha sozinho. Eles se intitulavam de Mutantes e seu líder, um gigante chamado Líder Mutante (que nome original), é desafiado a lutar corpo-a-corpo após todo o seu exército ser derrotado.

Sim, Batman, você derrotou uma quadrilha inteira, mas com a ajuda do Batmóvel, não seja arrogante achando que pode provar para todos (e para si mesmo) que consegue vencer. Enfim, imagine o tamanho do oponente, a força e a condição dele (muuuuito mais jovem), óbvio que o resultado é apenas um: O idoso homem-morcego é espancado feio. E só não apanha até a morte porque surge Carrie Kelly (Robin III) para distraí-lo. Mas Bátima, sendo salvo por uma garota só porque achou que venceria o Líder Mutante? Que coisa…

Round 10 – Batman VS Mulher-Maravilha

Não preciso dar explicações sobre quem é a Mulher-Maravilha, né? Só vou dizer que ela ganhou o meu respeito só pela capa da HQ Wonder Woman: Hiketeia. Engraçado que muitos se vangloriam por Batman vencer o Superman, porém ninguém lembra que em quadrinhos passados ele apanhou tão feio da Mulher-Maravilha que até virou capa (coisa mais linda).   

Certa vez, a heroína havia jurado que protegeria Danielle não importava o que fosse, porém Batman cismou de prender logo quem? Sim, a protegida de Diana. Essa mulher era acusada de matar alguns traficantes de drogas e outros de escravos sexuais, contudo o homem-morcego não parece ter tido muito sucesso em sua caçada…

E que rufem os tambores, pois eis aqueles que subiram ao nosso pódio entre todos os que já bateram no morcegão. E em terceiro lugar temos:

Batman VS Predador

Ai que delicia, como eu amo o Predador. Ele é o pior inimigo que o Batman poderia subestimar, sabe o motivo? Acontece que a habilidade do homem-morcego de se esconder nas sombras e seu rápido raciocínio não foram suficientes para a surpresa de encontrar um caçador alienígena com rápida regeneração, visão infravermelha e armas de alta tecnologia.

Esse encontro, particularmente falando, foi muito épico, tanto que recebeu mais duas edições. O Predador, em pouco tempo, acabou com vários (Gordon apanhou um pouquinho também) e ainda descobriu um jeito de atrair o Batman para perto de si. Eu adoro essa saga. Ao final da primeira luta entre os dois, o Batman já estava à beira da morte e o Predador nem havia começado ainda a bater.

Depois desse encontro, vamos para o segundo lugar que traz uma luta bem conhecida por todos nós…

Batman VS Bane

Surgido nos anos 90 (mais especificamente na HQ Batman: A Vingança de Bane) apenas para destruir o Batman, Bane também demonstrou ter raciocínio lógico para derrotar seu inimigo. Em “A Queda do Morcego” (vide #33) o grandão conseguiu utilizar de sua inteligência para preparar uma armadilha.

Bane libertou todos os presos de Arkham e da Prisão Blackgate só para dar bastante trabalho para o homem-morcego que tinha de capturá-los novamente. Essa brincadeira toda durou meses, pois alguns dos maiores vilões que o nosso herói já teve de enfrentar, reapareceram para tirar o sono dele.

Enquanto todas essas lutas se davam, Bane assistia das sombras e quando tudo terminou, ele finalmente se revela para um Batman totalmente exausto. Esse foi outro combate épico, digno de aplausos para nosso querido vilão que venceu a luta corpo-a-corpo.

E como ele venceu? Quebrando a coluna do nosso herói. Assim, com essa capa de HQ linda, Bane fica conhecido como “O homem que quebrou o morcego” (tanto que em sua ficha na Batman Wiki é a imagem dele partindo o Batman em seu joelho). No final, Batman fica paralítico da cintura para baixo e só volta depois de meses. Acho que essa doeu…

“’Bruce Wayne’ é só uma máscara sem propósito!” – Bane

E recebendo o cinturão de ouro, ninguém mais, ninguém menos do que ele, o homem que já perdeu para o Batman, mas sem antes dar umas duas surras nele!

 

Batman VS Superman

Mas Bolinho, porque deixar o Superman em primeiro lugar? Justo na época em que um filme entre os dois irá estrear e já teve uma animação em que Batman dá uma coça no Homem de Aço, além disso, o coitado sempre perde para o morcegão…

Mas é justamente por isso que trago-o segurando o cinturão. Superman já derrotou o Batman não uma, mas duas vezes e em uma delas também o quebrou da mesma forma que Bane.

Em ordem de datas, temos a saga Sacrifice, esta dividida no ano de 2005 em quatro partes nas revistas: Action Comics #829, Wonder Woman #219, Superman #219 e Adventures of Superman #642 em que o Homem de Aço é dominado mentalmente por Maxwell Lord e perde o controle, acabando em várias lutas contra seus aliados. Entre eles se encontra o Batman que foi confundido como um super-vilão e apanhou feio do Superman, parando depois em um hospital.

A próxima surra veio oito anos depois em Injustice: Gods Among Us (vide #35 e #36), no ano de 2013, em que Superman dá a louca e tenta dominar o mundo. Ele fica tão louco, tão louco que acaba matando o Arqueiro Verde, Lois que estava grávida, revelando sua identidade, enfim…

Nessa brincadeira toda, Batman acaba com duas de suas vértebras lombares quebradas e humilhado. Contudo, o morcegão apenas estava distraindo o Superman para seguir seu plano de acabar com o reinado de trevas que o Homem de Aço começou. Logo após ele faz um discurso de consciência, fazendo o Superman se sentir mal e Alfred, após tomar a poção para ter super-poderes (era a última moda naquela época), dá uma surra no grandão. No final, Batman conseguiu vencê-lo, mas apanhou feio!

Ufa! Finalmente terminamos essa lista de caras que já bateram no Bátima! E então, o que acharam? Dúvidas, críticas, sugestões para próximas matérias, elogios, enfim… Qualquer coisa, já sabem onde ficam os comentários.

E antes de ir, deixo aqui uma observação: Prefiro mais os vilões do que os heróis, sou fã louca da Harley Quinn e o Coringa vem no pacote. S2

E isso é tudo pe…pessoal!