(Ikebukuro à noite. Verdade ou desenho?)

Sexta-feira chuvosa (pelo menos aqui na minha cidade :p), férias e o Natal se aproximando, o que eu poderia estar fazendo além de escrever para vocês nessa coluna maravilhosa? Sim, eu estava com uma grande preguiça, mas vocês merecem algo para diverti-los, então nada melhor que uma matéria nova, não é?

O lado ruim de ter preguiça é quando você tenta fazer algo, mas não tem ideia por onde começar. Foi o que aconteceu comigo, tive diversas ideias, mas nenhuma se encaixava com o dia de hoje, então questionei o pessoal da redação sobre o que eles gostariam de ver por aqui e o Kenny MD deu a ideia de escrever sobre os lugares dos animes na vida real, e eis que estamos aqui (Thanks Kenny!).

Então, dando certa continuidade à matéria sobre os Lugares de Digimon Adventure, vamos conhecer cidades da vida real que já foram retratadas em outros animes. Preparados? Então coloquem os cintos, pois hoje iremos ao Japão.

 

Decolando…

(TV Fuji em Odaiba)

Na matéria especial que escrevi sobre Digimon Adventure para comemorar o retorno triunfal da franquia eu contei um pouco sobre os lugares que estiveram nos animes e conhecemos cidades e bairros como Odaiba, Hikarigaoka, Ikebukuro e Quioto, mas estes não são os únicos lugares que aparecem na franquia e muito menos no mundo dos animes.

Por isso, nesta matéria vou trazer cidades do Japão que podiam facilmente fazer parte de um tour feito por amantes de animações. E não, não será só de Digimon, eu tentei trazer cidades diferentes (uma repete, mas…) de animes diferentes, então fique ligado, para ver se seu anime favorito está aqui.

Agora chega de falar demais e vamos conhecer alguns lugares.

 

Chichibu, Saitama – AnoHana

O anime considerado pelos otakus japoneses o mais triste existente (e a opinião do resto do mundo não difere tanto) teve grande parte de seus cenários inspirados por lugares reais de Chichibu localizada na província de Saitama, local de muitas outras cidades também conhecidas através de animes que também estão nesta matéria, logo mais.

A cidade recebeu tanto destaque com animes que até se tornou um “Local Sagrado de Anime” e tem atraído muitos visitantes. Com o aumento do Anime Turismo nas cidades a prefeitura de Saitama lançou um projeto onde indica locais de animes para os turistas, infelizmente não encontrei o projeto disponível online, mas muitos desses lugares você pode ver até através do Google Maps.

 

Ikebukuro – Durarara!!

O distrito comercial de Toshima, Tóquio, que também teve uma aparição em Digimon Adventure 02 é a principal cidade de outra grande produção, Durarara!!.  A cidade cheia de lojas, escritórios e enormes armazéns abriga a história da motoqueira “fantasma”.

Esta é uma das cidades japonesas que mais possui departamentos otakus com mangás e animes aos montes. Um grande exemplo disso é o parque de diversões da Weekly Shounen Jump que fica dentro do maior prédio da cidade o Sunshine 60. Lá encontramos desde um Centro Pokémon até lugares dedicados aos animes One Piece, Dragon Ball e Naruto.

No anime Ikebukuro é fielmente retratada, em diversas partes do anime surgem lugares que realmente existem e são ótimos locais para serem visitados pelos fãs de Durarara!!.

Bom eu podia colocar uma imagem para cada lugar, mas como sou boazinha e não quero deixar essa matéria cheia de imagens vejam no vídeo abaixo vários locais representados somente no trailer do anime:

 

Iwami, Tottori – Free!

Iwami era uma pequena cidade de pescadores localizada no leste de Tottori, a vida de todos eram normal, isso até Free! retratar os locais da cidade em Iwatobi, a cidade fictícia do anime.

Após a explosão do anime, a cidade se tornou grande ponto turístico no Japão e possui diversas lojas com artigos do anime. Para quem quiser visitar a cidade, tem até um mapa com locais que aparecem em Free!.

 

Washimiya, Saitama – Lucky Star

Esta era uma cidade da província de Saitama e que também está entre as cidades consideradas “Local Sagrado de Anime”. Washimiya ganhou fama graças ao anime Lucky Star, onde a Kagami e a Tsukasa moram. O principal destaque na cidade foi o Santuário Washimiya, onde as irmãs trabalham como miko.

No início, os moradores da cidade estranharam a grande movimentação, mas com a grande quantidade de turistas a cidade até fez em 2008 um evento em homenagem a Lucky Star. Esteve presente neste, o autor Kagami Yoshimizu, Hiromi Konno, dubladora da Akira Kogami, Emiri Katō (Hiiragi Kagami) e Kaori Fukuhara (Hiiragi Tsukasa).

Com o sucesso do evento, este atraiu cerca de 3.500 fãs, a família Hiiragi se tornou residentes oficiais de Washimiya.

 

Akihabara – A cidade otaku

Ok, ok, esta cidade não está representada em nenhum anime, pelo menos os que eu conheço (pelo que me lembro) e pela pesquisa que realizei, então me perdoe se tiver um anime que a mostre (e deixe aí nos comentários também se conhecer algum). Mas entre os lugares para serem visitados no Japão não podíamos deixar a cidade otaku de lado.

Se você pensar bem, Akiba (como também é chamada) pode não estar em nenhum anime, mas muitos mangás e animes estão lá… A cidade otaku fica localizada no centro da grande Tóquio e vemos por suas ruas lojas de artigos eletrônicos e tudo o que mais adoramos.

Akihabara também é conhecida por possuir muitos Maid Cafés, sabe aqueles restaurantes de animes que têm garçonetes vestidas como empregadas domésticas? Então, são esses mesmos. Por lá, encontramos também muitos pachinkos, uma espécie de cassino, como lá no Japão e em grande parte do mundo, máquinas de azar que utilizam dinheiro são proibidas, por lá você ganha brindes ao invés de moedas.

Agora já sabem que não podem deixar esta cidade de fora do roteiro né?

 

…Pousando

(Iwami, Tottori – Free!)

Com tantos lugares mostrados, vocês devem ter ficado com uma grande dúvida onde visitar, eu pelo menos fiquei… (rs) E aí, vocês conhecem outros lugares que aparecem em animes? Deixem aí nos comentários e me digam qual seria o principal local para tour pelo Japão para vocês?

Gostaram da matéria e querem conhecer mais lugares? Comentem, quem sabe essas matérias não se tornam uma série e eu passe a escrever sobre não só quando estiver com preguiça… :p

Até a próxima matéria. O/