por DJ Raineko
 
No último dia 03 de junho aconteceu o Anime Dragon Caxias, em sua 4ª edição. Foi uma edição especial com o tema Marvel vs DC. O local escolhido desta vez foi o Clube dos 500 (Duque de Caxias – Rio de Janeiro) e estive por lá desde o início, para acompanhar tudo o que foi oferecido e o resultado foi bem empolgante.
 
O INÍCIO
 
O evento começou em meio a incertezas por causa do mal tempo. Clima frio e chuva fina, poderiam desanimar quem quisesse ir, mas não foi o que aconteceu. Apesar do pequeno atraso de 20 minutos, o portão foi aberto as 12h20 para uma fila de mais de 50 pessoas.
 
Logo na entrada, os fãs geeks, poderiam se divertir com vários jogos à disposição. Entre PS4 e Mega Drive, você podia se divertir a vontade. Todos estavam respeitando bem a vez de jogar e não houve filas ou tumultos. Vários clássicos a disposição e jogos atuais divertiram muitos que passaram por lá. Eu me arrisquei a desenterrar alguns combos em The King of Figthers '97, mas só durei uma partida mesmo (risos)!
 
Várias lojas ou "lugares de endividamento eterno" marcaram presença em um espaço um pouco apertado, mas que – com criatividade – conseguiu passar seu recado.
 
 
 
ATRAÇÕES
 
Perto das 13h00, o evento começou oficialmente com um Quiz envolvendo os mundos Marvel e DC. Perguntas simples e quem acertava, ganhava um brinde. Engraçado ver como alguns se atrapalhavam com perguntas simples enquanto a galera da plateia, queria responder. Foi divertido!
 
Do lado de trás do ambiente havia o lugar reservado para o Sword Play, que eu insistia em chamar de Batalha Medieval. Conversei com o administrador do grupo, Gil, que contou um pouco do Sword Play e do grupo dele, Víboras Negras:
 
 
DJ Raineko: Gil como foi formado o Víboras Negras e qual a expectativa para o evento?
 
Gil: O grupo foi formado há mais ou menos 4 anos atrás no Graal RJ, depois migrou para os 7 Reinos e agora está por conta própria, participando de outros eventos.
 
Raineko: Essa modalidade não é tão nova. Como surgiu a ideia e em que consiste o Sword Play?
 
Gil: O Sword Play é originário da Europa e foi trazido aqui pro Rio de Janeiro através do Marco Aurélio do 7 Reinos. Em São Paulo tem vários grupos, pois por lá é mais divulgado até mesmo por ser um estado maior. O Sword Play é um esporte bem bacana que desenvolve raciocínio rápido e até mesmo a parte física. A ideia é levar para as escolas e divulgar. Quem sabe não se torna um esporte né?
 
Raineko: Muito bom! E quais as regras do Sword Play?
 
Gil: Cada grupo segue uma regra, meio que por estado ou região. Nós do Víboras Negras seguimos as regras do 7 Reinos e do Graal. Se acertar um braço o competidor fica apenas com o outro braço pra executar os movimentos. Se acertar uma perna, tem de ficar tipo Saci Pererê. Acertando dois membros superiores ou inferiores, o competidor perde. Se for acertado no peito ou costas, perde também. Não pode acertar área genital, cabeça senão será desclassificado.
 
 
 
OS STANDS
 
Locais para endividamento eterno ou stands, estavam pipocando por todos os lados. Apesar de um espaço apertado, a criatividade e boa organização conseguiu adequar todos no ambiente climatizado do evento. E tinha de tudo! Canecas, camisas, action figures, pulseiras, cordões, anéis… enfim, tudo pra atrair os fãs geeks e otakus.
 
Conversei com a responsável pelo stand da N4you(Nerdices para você), Nicole, que falou sobre a expectativa e a parceria com o evento:
 
 
Raineko: Nicole conta pra gente sobre sua parceria com o Anime Dragon Caxias e sobre sua expectativa para esse evento.
 
Nicole: Bom eu estou com o Anime Dragon Caxias desde o início. Houveram eventos mais fracos mas hoje, graças a Deus está bombando!!!
 
Raineko: E o que vende mais: produtos referentes a heróis ou produtos relacionados a animes e cultura oriental em geral?
 
Nicole: Heróis! Tem muita procura. Hoje mesmo saiu mais do que sobre animes, apesar que também há procura de personagens de animes também.
 
 
 
 
COMIDA
 
Então um ponto que pode ser considerado fraco é sobre como matar a fome. Até tinha uma cantina, mas com poucas pessoas trabalhando e apenas um ponto de venda, logo a fila ficou grande. Como o evento foi à tarde, aquele lanchinho fez falta.
 
 
APRESENTAÇÃO DO NEXTAR
 
Uma das atrações do evento, foi a presença do grupo Nextar. Um grupo formado por seis garotas com muito carisma, disposição e projetos ambiciosos.
 
Fiz uma entrevista com elas muito emocionante:
 
 
Raineko: KeliJ!, Mitch, Sunny, Anny, Lizziê & Ciena são as integrantes do Nextar. Kellyj é a líder e fala um pouco sobre o grupo para nós.
 
KeliJ!: Dois anos atrás, eu tinha muita vontade de fazer um grupo de dança e canto, era um projeto em segredo, mas eu não conhecia todas, apenas Ciena e a Anny. Fiz audições usando o espaço da empresa onde eu trabalho e chamei 40 meninas, mas vieram 25 e mesmo assim, depois, nem todas aceitaram. Lizziê, Anny e Ciena ficaram e seis meses depois entraram Mitch e a Sunny. Daí o grupo se formou. Tudo foi muito complicado e foi muito difícil lidar com tudo! Tive muita dor de cabeça, mas eu tenho orgulho das minhas meninas. Especialmente a Mitch que me ajuda em tudo… (snif snif…momento emoção).
 
Raineko: Quais as referências de bandas ou cantoras de vocês?
 
Todas: CLC, Girls Generation, 2NE1, 4minute, Red Velvet e BTS. Gostamos de misturas até porque o Brasil é bem isso de mistura.
 
Raineko: Quais são as bandas japonesas que vocês curtem?
 
Anny: Lisa e The Gazzete.
 
Sunny: BabyMetal.
 
Raineko: O que vocês acham dos grupos Idol indo se apresentar na Coreia?
 
Todas: É muito bom porque divulga bem e gostamos muito da mistura. Independente de onde for, o importante é demonstrar o talento. Nosso sonho é ter uma brasileira, representando em um grupo de K-Pop. E nós, estamos batalhando para que o B-Pop, que é o nosso estilo, se propague e cresça ainda mais.
 
 
 
COSPLAY
 
Essa foi uma área que não me aventurei muito, porque meu equipamento estava bem abaixo do mínimo necessário. Estranhamente também não haviam muitos cosplayers, mas os que lá estavam ficaram bem legais. Fiz o registro apenas dos que mais gostei: Aria do anime Hidan no Aria e Elisabeth de Nanatsu no Taizai.
 
 
TEMAS GEEKS
 
Além dos heróis, espaços geeks estavam presentes. A galera do Lampião Game Studio estava demonstrando como jogar RPG de mesa. Com publicações próprias, muito atrativas, a galera podia aprender o básico e ainda adquirir os jogos da empresa.
 
Conversei com o Jorge, que é o responsável pela LGS e ele explicou muito bem.
 
 
Raineko: Jorge explica pra gente: o que é exatamente RPG de mesa?
 
Jorge: Bom o RPG nada mais é do que interpretação de papéis onde você constrói um herói, um cavaleiro medieval ou mesmo um corredor disputando rachas. Você pode jogar com esse jogador e você cria e faz coisas excelentes, dependendo da criatividade.
 
Raineko: Além dos eventos, onde encontramos os seus jogos?
 
Jorge: Facebook, Instagram e no canal do YouTube, onde explicamos os nossos jogos, que todos criamos e é tudo muito fácil pra que todos possam adquirir.
 
Raineko: Quais as similaridades entre RPG de mesa e os RPGs eletrônicos?
 
Jorge: Hoje em dia as diferenças são poucas. Jogos eletrônicos surgiram a partir de RPGs de mesa e vice-versa. Até mesmo como extensões desses jogos, como Dragon Age, por exemplo, além de outros que fizeram o caminho contrário.
 
Raineko: Como foi que começou seu contato com esse mundo de RPG de mesa?
 
Jorge: Começou na década de 90, pela editora Abril. Depois que começou a serem produzidos jogos aqui no Brasil especialmente no Rio de Janeiro e a partir dos anos 2000, onde comecei a criar os jogos.
 
 
 
 
Além de RPG nacionais encontramos uma HQ exclusiva com um herói brasileiro e quem trouxe essa novidade, foi o nosso amigo Ruan. Ele explicou de onde surgiu a ideia e o que motivou essa criação:
 
 
Raineko: Fala pra gente como é o Bombeiro Mascarado.
 
Ruan:  A ideia surgiu da vontade de ter nosso próprio super herói. Criamos o Bombeiro Mascarado, inspirado nos próprios bombeiros, trazendo a realidade do Brasil para ser pano de fundo das histórias. Contamos as dificuldades através da vida do herói, onde ele enfrenta as mesmas dificuldades como condução lotada, salário atrasado entre outras mazelas. Trouxemos ele pra enfrentar as nossas dificuldades e criamos vilões inspirados em dificuldades que enfrentamos também. Temos vilões que controlam mosquitos da dengue e batalhas em plena ponte Rio-Niterói. Temos heróis de cada região do Brasil enfrentando vilões próprios.
 
 
 
FINALIZANDO
 
O evento foi muito bom e trouxe diversidade pra Duque de Caxias e mais uma boa opção pro estado. Nota 8,5/10.
 
Espero que todos tenham gostado da matéria e fiquem ligados pra futuras coberturas aqui na nossa Rádio J-Hero, Do seu jeito,  Do seu gosto!