Olá, pessoas! Hariken de volta! Hoje trago um artigo sobre um estilo de bandas cover bem interessante, em que temos uma “mescla” de diversas bandas diferentes em uma música só: o conceito que chamamos de mashup!

O mashup é um conceito bem diferente, no qual encontramos literalmente em seu significado misturar toda a explicação do seu conceito e que acabou virando um estilo das bandas covers japonesas para se destacarem de uma forma bem diferente e também um incrível jeito de se encontrar pequenos talentos desconhecidos e apreciar o resultado da “mistura” de bandas e estilos diferentes em uma música só.

Um mashup de grandes sucessos – MashRoom

Esse não foi o primeiro mashup que eu assisti na minha vida, mas com certeza esse é um dos meus favoritos. Além de ter uma música que eu gosto muito como base, que é a Shin Takarajima da banda Sakanaction, temos diversas músicas populares do período antes de 2019 e com muitas bandas e músicas de sucesso que eu já conhecia.

MashRoom – Shin Takarajima Mashup

Mesmo eu não conseguia listar todas as músicas presentes dentro desse mashup, temos uma incrível sintonia muito bem caprichada das músicas mais populares no Japão daquela época, mas com a base da música do Sakanaction de uma forma bem sutil e agradável de se ouvir e até mesmo de se assistir, graças a toda sua produção audiovisual do vídeo.

Agora irei fazer uma pequena lista das músicas que estão presentes no clipe para os curiosos que quiserem buscar alguma música que os interessem:

*A ordem será: Tempo no vídeo – Nome da banda – Nome da música

  • 0:00 – Sakanaction – Shin Takarajima
  • 0:42 – Frederic – Oddloop
  • 0:57 – Masaki Suda – Sayonara Elegy
  • 1:08 – Yonige – Sentimental Sister
  • 1:19 – Kenshi Yonezu – Lemon
  • 1:31 – Back Number – Takane no Hanako-san
  • 1:56 – Kana-Boon – Nai Mono Nedari
  • 2:07 – Miwa – Hikari E
  • 2:20 – Keyakizaka46 – Garasu o Ware
  • 2:32 – Mrs. Green Apple – WanteD! WanteD!
  • 2:44 – Da Pump – USA
  • 2:57 – Yabai T-Shirts Yasan – KawaE
  • 3:33 – Sakanaction – Shin Takarajima

Lembrando que a maioria dessas músicas são as músicas que estavam entre as mais populares entres os japoneses naquela época. Vocês podem até estranhar que as músicas de anime não apareceram, mas são poucas as músicas de anime que fazem sucesso a ponto de chegar do topo dos rankings japoneses, mas não que seja algo impossível.

As combinações de banda – MEET ME SATURDAY

Ufa! Agora que eu terminei toda a minha pesquisa de músicas para o vídeo do MashRoom, vamos de algo mais simples com a pegada de pegar duas bandas de um estilo parecido e juntar suas músicas em uma só: estamos falando do estilo do MEET ME SATURDAY.

MEET ME SATURDAY – My First Story vs. One Ok Rock Mashup

Já imaginou os irmãos Moriuchi (Taka do One Ok Rock e Hiro do My First Story) cantando juntos em uma música só? Infelizmente, esse ainda não é o caso, mas temos uma pequena prévia de como seria na voz do vocalista do MEET ME SATURDAY. Temos também uma bela sintonia nas transições das músicas e um grande talento para se fazer covers dessa banda.

MEET ME SATURDAY ft. Ten’yū – Kenshi Yonezu vs. Aimer Mashup

Esse basicamente foi o vídeo que me fez apaixonar por esse estilo tão diferente de covers: um mashup de dois grandes artistas japoneses, que são o Kenshi Yonezu e a Aimer, em um ritmo tão suave e com músicas que se combinam tão bem. Com certeza foi um grande amor à primeira vista com esse estilo tão interessante e ainda desconhecido por muitos.

Considerações finais

Graças a esses canais e alguns outros, eu comecei a apreciar bastante os canais de cover. Eu sei como é o preconceito que essas bandas e artistas sofrem com o pensamento de muitos de “por que eu deveria ouvir um cover se posso ouvir o original?” e acredito que é um pensamento ultrapassado e que existem muitos talentos e muitas outras coisas diferentes a se descobrir nesse mundo dos cover musicais. Também acredito que esse mundo dos mashups é um mundo que muitos deveriam descobrir e até mesmo tentar como algo inovador, mesmo que nossa cultura espante um pouco aqueles que sonham de viver com a música.