Olá, jovens gafanhotos! Tuzi invadindo o J-Music ao Redor do Mundo esta semana! Como hoje é aniversário desta coelha que vos fala, tomei a liberdade de vir aqui indicar um dos meus álbuns favoritos de j-rock (ou power metal). Então, vamos conhecer um pouco mais sobre Angel of Salvation, o oitavo álbum de estúdio do Galneryus!

Galneryus

Galneryus é uma banda de power metal formada em 2001, em Ōsaka, Japão. Até o momento possuem 12 álbuns de estúdio, diversas compilações, DVDs, singles e tudo o mais que merece por ser a incrível banda que é.

Reconhecido atualmente como uma das maiores referências do power metal japonês, Galneryus atualmente é formado por: Syu (guitarrista); Masatoshi Ono, o Sho (vocal); Taka (baixo); Fumiya (bateria); e Yuhki (teclado). Syu define o estilo musical da banda como power metal: sinfônico, clássico e neoprogressivo.

Todavia, hoje nosso foco é apenas um dos vários álbuns já produzidos por eles e o melhor — na humilde opinião dessa coelha. Por conta disso, vou destacar as músicas mais marcantes para mim deste álbum, mas, no geral, eu indico o álbum todo!

Angel of Salvation

Angel of Salvation é o oitavo álbum de estúdio do Galneryus. Ele contém dez músicas ao todo e foi lançado em 10 de outubro de 2012. Dentre as faixas mais conhecidas, está Hunting for Your Dream, que foi usado como o segundo tema de encerramento para a nova adaptação do anime Hunter × Hunter de 2012.

Reach to the Sky

A track número um, assinada por Syu e Taka, Reach to the Sky está entre as melhores intros de álbuns do gênero.

Quando se trata de álbuns de power metal, aqueles que curtem o estilo normalmente esperam ouvir músicas épicas que tragam a sensação de algo incrível sobre feitos e superações, afinal, essas músicas tem a promessa de contar grandes histórias através das letras e melodias — sendo cada música uma história separada ou todas elas uma mesma aventura.

Parte dessa atmosfera é criada quando temos uma intro que nos prepara para essa jornada. No caso de Angel of Salvation, Reach to the Sky não decepciona nesse quesito, pois a música em si tem o clima de estar entrando em um momento memorável de batalha.

Com a mistura de elementos sinfônicos memoráveis, a faixa nos entrega muito e cria uma expectativa grande para a música que vem em seguida. Todavia, não se torna estranha caso seja ouvida fora da ordem apresentada no álbum.

Ainda assim, para ouvidos acostumados com a ordem proposta, pode ser complicado ouvir no modo aleatório, pois a música antecede uma faixa de melodia crescente logo nos primeiros segundos.

The Promised Flag

Letra e melodia foram compostas por Syu. A faixa número dois, que contém 6min19s, nos entrega uma música de tirar o fôlego. Com uma letra que fala sobre superação e deixar o passado para trás sem pesar, Syu trabalhou maravilhosamente nas pontes e nos solos fragmentados durante a música.

Esta coelha não entende nada sobre construção musical; todavia, entende um pouco sobre os sentimentos que as canções trazem, e The Promised Flag traz sentimento. A sensação de que estamos no ápice de uma batalha e que caminhamos para uma vitória, mas uma vitória interna, com gosto de liberdade.

Aliás, músicas para alcançar um ápice e ainda ser carregada de emoção é uma marca registrada das composições do Syu. Por conta disso tudo, The Promised Flag é uma das minhas músicas favoritas deste álbum.

Temptation Through the Night

Com a letra por Sho e melodia de Yuhki, Temptation Through the Night é a track número três e, na opinião desta coelha, aquela que contém a segunda construção melódica mais bonita de todo o álbum.

Talvez seja por eu ser uma grande fã de bateria e baixo marcado. Pode ser que seja pela melodia, que, além de ser palco para a voz do Sho, faz lembrar alguma cena de luta em que o protagonista precisa dar tudo de si. A sensação que traz não é a de uma vitória gloriosa, mas, sim, do esforço em dar o melhor de si em uma situação.

Ou até mesmo os solos e riffs insanos dentre as pontes, criando momentos para cada instrumento brilhar de maneira esplêndida. Se havia alguma dúvida de que a qualidade técnica da banda é menos que incrível, essa dúvida cai por terra com Temptation Through the Night.

Hunting for Your Dream

A sexta faixa foi escrita pelo Sho e a melodia — uma brilhante criação — é assinada pelo Syu. Hunting for Your Dream é uma mistura de apreciação à capacidade de manter o equilíbrio perfeito do que música e melodia querem mostrar ao mundo e nostalgia, muita nostalgia.

Não é a primeira música do Galneryus usada em um anime, mas, para esta coelha, é a mais marcante.

Infinity

Com letra escrita pelo Sho e melodia pertencente a Syu, a oitava faixa de Angel of Salvation não é apenas uma preparação para a música seguinte, mas algo que emociona em melodia — e quando se consegue compreender o significado da letra, traz uma espécie de conforto.

Acredito que interpretar o que a letra de uma música quer passar pode ser uma questão pessoal. Para esta fã, vem dois entendimentos à mente quando escuto Infinity: o momento quando encontramos uma resolução, um motivo pelo qual seguir em frente.

E quando terminamos uma grande luta, no qual estamos cansados demais até mesmo para pensar sobre o futuro. Contudo, ainda conseguimos encontrar o desejo de continuar seguindo nosso caminho, pois a vida não para após uma batalha.

Angel of Salvation

Angel of Salvation é a faixa-título do álbum e a nona, composta por Syu. Utiliza em seu início o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Em sua versão completa, temos 14min42s. Angel of Salvation é certamente uma pérola especial em meio ao mar de boas músicas que este álbum contém.

Arrisco dizer que foi uma das construções mais ousadas e incrivelmente executadas pela banda e, com todos os méritos, pelo Syu. Desde o início da canção — com a música clássica — até os arranjos, pontes e os solos, que separados brilham por si só, mas quando ouvidos como uma obra completa engrandecem a música de forma ímpar.

Letra e melodia de beleza incomparável, parecem trazer um pouco de cada música anterior do álbum, culminando em uma execução febril e de tirar o fôlego. Fica difícil escolher um momento especial dentro desses quase 15 minutos, pois até mesmo o vocal do Sho consegue ser equilibrado e ainda surpreende pela capacidade de expor toda a emoção da música que é trazida pelo instrumental.

Nos dois últimos minutos da música, contamos com a participação especial de Akane Liv da banda LIV MOON, acompanhando Sho com sua voz lírica e exuberante.

MV oficial

Eu falei muito sobre a música, e sinto que há muito mais para falar e exaltar, então, por favor, ouçam essa obra prima.

Longing

Um instrumental cuidadosamente elaborado com solo de guitarra tendo como base a melodia de Angel of Salvation: esta é a décima faixa do álbum, que pertence a Syu em sua glória. Muitas observações sobre Longing dizem que Syu fez a guitarra cantar, pois seria quase possível ouvi-la chilrear a música, fazendo aquele que escuta pensa estar ouvindo o canto de alguém.

Exagerado? Talvez. Mas esta coelha concorda, pois é um dos instrumentais mais lindos que já ouvi, já que remete à música Angel of Salvation em si, e esta música — como disse anteriormente — é bela em seu significado mais literal.

Ainda em Angel of Salvation

Lonely as a Stranger (4), Stand Up for the Right (5) e Lament (7) completam o álbum, e se eu for destacar uma impressão marcante de cada uma delas seria:

  • Lonely as a Stranger, que se mantém com passagens bem elaboradas, nos lembrando um pouco dos álbuns mais antigos da banda.
  • Stand up for the Right, com o ousado acompanhamento de teclado em solos e momentos que não esperamos.
  • Lament, pela cadência da letra conforme o Sho canta, dando a impressão que o instrumental está ali apenas para enaltecê-lo.

Também conseguimos sentir a essência do que musicalmente Angel of Salvation quer nos mostrar. Afinal, com o bom symphonic metal tão marcante durante cada música, não teria como eles entregarem nada menos do que incrível e de tirar o fôlego.

Em suma, Angel of Salvation é o álbum ideal para aqueles momentos em que você precisa sentir-se um pouco mais forte — mais poderoso, quem sabe —, como um herói em uma jornada de autodescoberta e batalhas internas enquanto busca ouvir a voz do anjo da salvação.

Toda e qualquer opinião expressada aqui é baseada no meu jeito, no meu gosto!