Olá, pessoas, Hariken por aqui e trazendo mais um texto sobre j-music para você! Hoje vamos abordar um tema que às vezes você pode até esquecer que é j-music, mas com certeza faz parte do universo: as tokusongs.

Hoje irei comentar para vocês sobre um dos maiores nomes da cultura otaku que já existiu: Hironobu Kageyama, o cantor de diversas aberturas de tokusatsu como o famosíssimo Esquadrão Relâmpago: Changeman, Os Defensores da Luz: Maskman e o não traduzido O Esquadrão dos Homens Pássaro: Jetman. Ele também está presente em diversos outros animes e tokusatsus, seja em sua carreira solo, seja como líder da banda JAM Project (Japanese Animesongs Maker Project).

Hironobu Kageyama

Kageyama na verdade criou um marco na infância de muitos marmanjos e crianças de hoje. Podem não acreditar, mas seu repertório musical vem conquistando fãs de diversas gerações desde os saudosistas fãs de tokusatsu da época da TV Manchete, mas também conquistou gerações mais recentes com músicas como Soldier Dream em Cavaleiros do Zodíaco e Cha La Head Cha La em Dragon Ball Z e também conquista o público atual de animes junto de sua banda JAM Project, presente nas aberturas de One Punch Man.

https://www.youtube.com/watch?v=d-7MzNRs4CY
Abertura do Esquadrão Relâmpago: Changeman

Acredito que todo apreciador dos tokusatsus vive escutando a abertura de Changeman diversas vezes em sua vida. Com um ritmo que cativa, essa música se tornou um clássico dentro do universo das tokusongs, e o próprio cantor Kageyama já a cantou várias vezes em suas diversas passagens pelo Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=Wbj2dOTHv-g
Abertura de Os Defensores da Luz: Maskman

Maskman, que também passou na Manchete, mas acabou não se popularizando, foi uma das diversas participações de Kageyama dentro do mundo do tokusatsu. Lembrando que ele não está presente apenas em aberturas de tokusatsu, mas muitas vezes ele participa dos principais temas de robô de muitos Super Sentais que às vezes acaba passando despercebido, assim como em Fiveman, Kakuranger, Ohranger e vários outros.

Abertura de O Esquadrão dos Homens Pássaro: Jetman

Jetman é um caso curioso dentro do mundo dos tokusatsus. Primeiro que foi uma das poucas séries que não foi adaptada para virar os famosos Power Rangers: com uma trama mais adulta que envolvia romances, triângulos amorosos e tragédias, acabou criando uma divisão de mares entre aqueles que preferiam os clássicos sentais com aqueles que amam a série por ter tentado ser diferente.


Menção Honrosa

Abertura do fictício A Lenda do Super-Herói de Bakuman

Kageyama acabou virando um ícone para as músicas de herói, tanto que foi chamado para criar a abertura de um anime de super-herói dentro do anime Bakuman, mostrando como ele realmente é importante para a história dos heróis no Japão. Com isso, vou finalizando meu artigo de hoje, e até a próxima.