Conhecido por ser um marco não só na história dos arcades, mas dos videogames em geral, o Pong foi criado na década de 70, pela Atari, conseguindo o expressivo número de 19 mil cabines de arcades vendidas. Dessa forma, o jogo foi o grande responsável por dar início à indústria de videogames.

O jogo apresentava uma interface extremamente simples, com um fundo totalmente negro e uma linha vertical pontilhada e branca dividindo a tela ao meio. Nos lados, havia duas pequenas barras brancas, que cada jogador podia movimentar verticalmente, para acertar a bola e manda-la para o lado do adversário. Quem não conseguisse acertar a bola rebatida, cedia um ponto para o rival.

O tamanho sucesso do jogo fez com que outras empresas lançassem similares ao Pong, tentando pegar carona na febre dos fliperamas. Contudo, os esforços das concorrentes em nada afetou a Atari, que futuramente fecharia um acordo com a japonesa Namco, para que o jogo pudesse ser comercializado do outro lado do mundo.

A popularização dos jogos nas máquinas de fliperamas instaladas em bares, restaurantes, rodoviárias e docerias fizeram com o jogo ganhasse, três anos depois – em uma nova tentativa de se aumentar os lucros – uma versão doméstica, o Home Pong.

No começo não foi tão fácil dar início a produção do brinquedo, pois era necessário um patrocinador para o projeto, coisa que a Atari conseguiu um ano depois.

Devido ao alto número de encomendas (aproximadamente 150 mil unidades) para o natal, a Atari adquiriu uma fábrica exclusivamente para a produção do Home Pong. Mais uma vez a Empresa acertava em sua aposta e o aparelho se tornava um sucesso de vendas.

Hoje, depois de mais de 40 anos passados, o jogo parece um tanto quanto sem graça, comparado aos milhares de títulos em terceira dimensão que existem por aí. No entanto, conhecer sua história e o legado deixado pelo simples joguinho de ping-pong é interessante, por saber que graças a ele e seus criadores, deu-se início à grande indústria dos videogames.