Captain Commando foi mais um dos grandes beat’n up lançados pela Capcom nos anos 80/90, porém, tendo sua versão caseira lançada quatro anos depois, para o Super Nintendo.

Mesmo assim, o jogo foi sucesso total em praticamente todos os fliperamas, com várias e várias fichas compradas pelos viciados da época, para jogar individualmente ou até mesmo com os amigos.

A história do game se passava em 2026, o auge da revolução tecnológica alcançada pela humanidade. No entanto, mesmo com todos benefícios conseguidos por meio dos adventos tecnológicos, quatro guerreiros acabam entrando em uma batalha contra monstros, alienígenas e o temido engenheiro genético Scumocide (ou Genocide, como é conhecido no Japão) na lendária cidade de Metro City, onde tentarão salvar todo o planeta.

Os personagens jogáveis eram os quatro membros do Team Commando:

Captain Commando: pode lançar chamas e manipular a eletricidade por meio de suas luvas de energia. É o líder do grupo.

Sho (Ninja): usuário de ninjutsu, podendo atacar também com shurikens e uma espada. Alguns acreditam que ele seja o braço direito do Captain.

Hoover (Baby): um bebê superdotado que pilota um robô construído por ele mesmo.  

Jennet (Mummy): uma múmia, que na verdade é um cientista que teve seu corpo desfigurado. Utiliza um par de facas envenenadas.

Ao longo das fases do jogo, é possível encontrar uma enorme variedade de inimigos, que vão desde humanos geneticamente alterados a sujeitos marombados e alienígenas ciborgues. Os chefões das fases também não ficam para trás, se mostrando um mais bizarro do que o outro.

Como exemplo, Monster (curiosamente, esse personagem foi criado em homenagem a Hayao Miyazaki), cujo nome já diz tudo… e a dupla Shtrom e Druk.

O jogo possuía nove fases, com cada um dos chefões aparecendo ao final das mesmas. Cada uma das fases se passava em cenários diferentes, como um museu, um circo, um aquário e as ruas de Metro City. Ao final do game, era hora de enfrentar o poderoso Genocide, o grande chefão do jogo.

Com belos gráficos e animações para a época e ainda aproveitando a popularidade deixada por Final Fight, Captain Commando marcou presença, se tornando um dos maiores clássicos das casas de fliperama. Infelizmente, o jogo nunca teve uma sequência, mas o seu protagonista se fez presente em outros games, como Marvel vs. Capcom e SNK vs. Capcom.

Para quem teve curiosidade, segue um gameplay completo do jogo: