No final da década de 70, jogos como o Pong, Gunfight e Night Driver e consoles como o Atari VCS já despertavam o interesse de algumas pessoas e eram vistos como uma inovação tecnológica.

Entretanto, a grande maioria ainda via os videogames apenas como uma onda passageira. Faltava algo que fizesse com que a indústria dos jogos ganhasse verdadeira relevância.

O responsável por esse “boom” foi o jogo Space Invaders. Desenhado por Tomohiro Nishikado e lançado pela Taito em 1978, o game foi um dos primeiros jogos de tiro com gráficos bidimensionais.

Baseado no livro A Guerra dos Mundos, Nishikado desenhou aliens que mais se pareciam com criaturas marinhas. O desenvolvedor japonês criava ali os primeiros caracteres animados em um videogame.

O resultado final foi um jogo onde o objetivo era evitar que esses aliens chegarem ao solo (evitar que estes atingissem a parte inferior da tela).

Para isso, o jogador controlava uma base lunar equipada com um canhão laser, munição infinita e que se movimentava horizontalmente na parte inferior da tela.

Contudo, à medida que os inimigos eram destruídos, os monstros sobreviventes passavam a marchar mais rapidamente em direção à base do jogador.

O jogo se destacou por ser extremamente simples e ao mesmo tempo possuir uma ótima jogabilidade. Mesmo com comandos simples, Space Invaders explorava a fundo a habilidade dos jogadores, já que estes só chegavam a um Game Over quando perdessem suas três vidas, diferentemente dos jogos da época, que possuíam um tempo programado para acabar.

Pode-se dizer que o game foi o principal responsável por expandir a indústria de videogames para o nível mundial. O jogo vendeu mais de 60.000 máquinas nos EUA e mais de 100.000 no Japão. Somente nos três primeiros anos, arrecadou mais de meio bilhão de dólares.

Em todo tipo de lugar era fácil encontrar uma máquina de Space Invaders, desde bares e restaurantes até alguns inimagináveis, como hóteis e lavanderias. Com o seu lançamento, começava ali, em 1978, a Era de Ouro dos arcades.

Space Invaders foi ainda o primeiro arcade a ser convertido para o Atari 2600, adicionando-se novas versões de jogo e resultando em 112 variações, mantendo-se sempre os gráficos e a jogabilidade semelhantes ao original.

O console, que estava quase sendo descontinuado, passou a ter uma demanda enorme, visto que muitas pessoas o compravam apenas para poder jogar Space Invaders. Consolidava-se ali o gênero Shoot'em Up, mais conhecido como “jogo de tiro”.