Seja muito bem vindo à ICECREAM, jovem contratante… Estávamos à sua espera desde a última visita. Acredito que seu poder já tenha se manifestado e sua mente esteja apta a receber informações mais detalhadas sobre o mundo e os seres que o habitam.

Novamente, peço que o nosso convidado ouça a sinfonia de todas as almas para que sinta-se envolvido em meio às constantes revelações que lhe serão oferecidas hoje.

Agora podemos começar… Hoje iremos falar sobre as cartas classificantes de Persona e finalizaremos na última parte com seus reflexos na vida real segundo a psicologia. Começaremos por conhecer as arcanas utilizadas nos games de Persona assumindo uma visão mais realista, são elas:

O Mago: Muito atentos à simbologia, a Persona do Mago é sensível à ações e de certa forma é também materialista.

Normalmente, nos games de Persona, o usuário da arcana Mago é alegre e engraçado porém, sua história é geralmente cheia de tragédias amorosas.

São de maneira geral bons amigos e pessoas confiáveis. Yosuke Hanamura de Persona 4 é detentor dessa arcana.

A Sacerdotisa: É sinônimo de sabedoria oculta e paciência. As personas dessa arcana são geralmente focadas em cura e suporte aos membros de sua equipe.

Pessoas associadas à arcana da Sacerdotisa costumam ser quietas, reservadas e muito inteligentes. São pessoas tímidas e cautelosas portanto não muito fáceis de se aproximar e ganhar a confiança das mesmas.

Fuuka Yamagishi do game Persona 3 FES é uma detentora da arcana Sacerdotisa.

A Imperatriz: Representa criatividade, sexualidade, abundância e fertilidade, como uma verdadeira mãe. A maioria das personas dessa arcana são balanceadas entre batalha e cura tendo como principal característica grande parte das Personas com formas de figuras femininas provenientes de diversas mitologias.

Dentro dos jogos a arcana da Imperatriz é normalmente associada à personagens com posturas de respeito ou sabedoria maternal sendo sempre mulheres. Mitsuru Kirijo de Persona 3 FES é detentora dessa arcana.

O Imperador: Representa o desejo de dominar tudo que está ao seu redor e a impossibilidade de auto-controle.

Nos games de Persona, O Imperador é normalmente representado por personagens de grande força física com personas que adotam a imagem de figuras masculinas importantes como reis e os próprios imperadores.

Kanji Tatsumi do game Persona 4 é detentor dessa arcana.

O Hierofante: Simboliza a educação, obediência e conservadorismo. Em geral as personagens Hierofantes em Persona não possuem fraquezas porém, não são experts em nenhuma área específica. A maioria das personas dessa arcana assumem figuras de entidades religiosas ou Deuses com grande sabedoria.

Uma característica marcante dos detentores de Hierofante é sua obsessão com o passado. Shinjiro Aragaki de Persona 3 FES é usuário dessa arcana.

Os Amantes: Símbolo de amor em todas as formas porém, em certos casos significa confronto de diferenças por representar tanto o feminino quanto masculino como partes complementares e ainda assim distintas, representa ainda a indecisão sobre sua personalidade e a que caminhos seguir. As Personas dessa arcana costumam ser apresentadas em forma de fadas e outros seres com atribuições curativas.

Nas pessoas, a arcana dos Amantes quase sempre é aquela pessoa popular a qual todos pensam conhecer bem mas que tem seus conflitos internos e amores platônicos. Rise Kujikawa de Persona 4 é detentora da arcana dos Amantes.

A Biga: Simboliza a vitória, conquista, auto-confiança e guerra. Personas dessa arcana são sempre muito fortes físicamente, voltadas exclusivamente para batalha. São geralmente figuras importantes em guerras mitológicas.

Pessoas detentoras dessa arcana são indivíduos muito focados em seus ideais que têm um objetivo pessoal pelo qual fariam de tudo para alcançar, é comum terem cabeça quente. A andróide Aigis de Persona 3 FES é detentora da arcana Biga.

A Justiça: Representa muito bem a objetividade, racionalidade e capacidade analítica. Nos games de Persona são normalmente associadas à Personas relacionadas à luz e iluminação principalmente anjos.

Pessoas dessa arcana são sempre preocupadas em dar atenção a todos e manter tudo bem organizado para evitar reclamações, normalmente são muito maduras para sua idade e não entendem nem dão atenção ao que diz respeito às demais pessoas de sua faixa etária.

Nanako Dojima de Persona 4 é representante desta arcana.

O Heremita: É associado à sabedoria, introversão, solidão e auto-conhecimento. É comum as Personas dessa arcana serem mestres em mudanças de status em batalha. Personas da arcana Heremita são representadas por figuras mitológicas com pouca participação ativa em seus panteões mas que não deixam de ter papéis importantes nas histórias, agindo por trás de planos engenhosos.

Pessoas dessa arcana costumam ficar longe do público em geral e agem como bons conselheiros ao invés de serem indivíduos de ação. Jin Shirato de Persona 3 FES é detentor dessa arcana.

A Sorte: Representa o destino e a sorte variável, desastres e oportunidades. Nos games da série Persona essa arcana é normalmente associada a figuras que representam tempo e destino como a famosa roda da fortuna e especializam-se sempre no elemento vento.

Pessoas da arcana da Sorte são constantemente negadoras de seus destinos, querendo sempre traçar seus próprios caminhos e serem independentes portanto estão sempre dispostos a tomarem decisões importantes e decisivas.

Naoto Shirogane de Persona 4 é detentor desta arcana.

A Força: Simboliza o auto-controle, coragem e a virtude sobre a pura força bruta; podem também sugerir que o usuário da arcana busca essa força por meio de reconhecimento por aqueles à sua volta.

Personas da arcana Força são apresentadas em forma de importantes guerreiros e heróis mitológicos. Pessoas dessa arcana são sempre corajosas e deteminadas quase nunca mostrando sinais de fraqueza quando a situação fica crítica, fazendo jus ao nome de sua arcana e mantendo-se forte diante das adversidades da vida. Koromaru de Persona 3 FES é detentor da arcana Força.

O Enforcado: Representa auto-sacrifício por um bem maior, paradóxos e reflexão sobre seus atos. Personas dessa arcana são normalmente seres que representam a vida e o mártir, costumam proporcionar muita vitalidade e proteção em batalha.

Pessoas detentoras da arcana Enforcado são fácilmente divididas sobre dois extremos em sua vida e sofrem com transições de uma fase para outra, notáveis por sempre estarem dispostos a sacrificarem a si mesmos em nome de sua família ou seus amigos. Chidori Yoshino é detentora dessa arcana. 

A Morte: Associada normalmente à presságios e condenação, essa arcana também representa a metamorfose e a mudança profunda, a regeneração de um ciclo. Personas dessa arcana costumam ser entidades obscuras ou que estão relacionadas à morte em si.

Nos games mais recentes de Persona os detentores da arcana da Morte estão relacionados diretamente à mortes importantes que mudaram sua personalidade bem como sua vida sendo pessoas normalmente abaladas psicológicamente. Eikichi Mishina de Persona 2: Innocent Sin é detentor dessa arcana.

A Temperança: Simboliza a prudência, harmonia e oportunismo. Personas dessa arcana são sempre balanceadas em batalha e representadas por figuras de equilibrio em suas respectivas mitologias, tem em sua maioria feras ao invés de seres humanóides.

Pessoas dessa arcana lutam diariamente para ter uma vida saudável e políticamente correta ao máximo possível, mantendo a harmonia sempre por perto de seus corações. O famoso Byakko de Kuze Hibiki na série de anime Devil Survivor 2 é a manifestação máxima de poder da arcana Temperança.

O Demônio: Representa a tentação, o impulso e a violência quando vista de maneira negativa porém, representa também a lealdade e a fidelidade extremas. Personas dessa arcana são em sua maioria demônios em si e seres malignos de diversas mitologias.

Pessoas associadas à essa arcana costumam ser egoístas, orgulhosas e bonitas; é comum aos detentores dessa arcana serem pouco sociáveis ou exatamente o contrário, nunca estando em meio termo quando o assunto são pessoas. A bela emfermeira  do hospital municipal de Inaba, Sayoko Uehara de Persona 4 é uma perfeita representante da arcana do Demônio.

A Torre: Associa-se à autoridade, arrogância e ironia e pode ser vista como a pior carta no tarô de Persona visto que quase nunca tem um bom significado. Personas dessa arcana são sempre figuras mitológicas que entraram em decadência por diversos motivos. Pessoas detentoras da arcana da Torre podem ser cheias de arrogância e tipicamente se meterem em situações desagradáveis graças à sua própria falha em determinada situação. Mutatsu, o monge bêbado de Persona 3 FES é representante dessa arcana.

A Estrela: É constantemente associada à esperança, confiança, generosidade e paz. Nos games de Persona, essa arcana normalmente é especializada em vento ou gelo e sempre são vulneráveis ao fogo; são representadas por figuras astrológicas mas em sua generalidade são seres talentosos.

Pessoas da arcana da Estrela são gentis e generosas com todos e adoram se divertir. O famoso urso Teddie de Persona 4 é detentor dessa Persona e a usa com maestria. 

A Lua: Associa-se à criatividade, inspiração, loucura e medo. Detentores dessa persona podem saber de coisas sem que alguém os tenha contado, simplesmente por senti-las. Personas da arcana da Lua são diretamente relacionadas à figura da lua em si e entidades que representem ensinamentos.

Pessoas dessa arcana são conhecidas por sempre culparem os outros por seus medos e inseguranças, constantemente têm problemas em aceitarem a si mesmos e graças ao medo de serem inferiores criam facetas falsas para agradar àqueles ao seu redor. Ai Ebihara, gerente do time de basquete de Persona 4 age de uma maneira e pensa de outra portanto é uma boa representante da arcana da Lua.

O Sol: Simboliza a felicidade, energia, o prazer e o otimismo. Personas dessa arcana são normalmente experts em fogo e luz com figuras mitológicas tipicamente associadas ao sol, à luz e ao fogo.

Pessoas da arcana do Sol são descuidadas e irresponsáveis de maneira infantil, do tipo que sempre se metem em confusão por não prestarem atenção no que falam ou fazem arrancando gargalhadas ou sorrisos de compaixão por parte de seus companheiros pois é praticamente impossível odiar um detentor desta arcana devido ao seu grande apego à família e amigos.

Tatsuya Suou de Persona 2: Innocent Sin é detentor dessa arcana.

O Julgamento: Representa o entendimento supremo da vida, a aceitação e o absoluto. Nos games de Persona essa arcana é associada ao equilíbrio entre luz e trevas.

Personas da arcana do Julgamento são figuras de deuses responsáveis pela humanidade em diversos panteões. A entidade mais famosa da arcana é Lúcifer que aparece em Devil Survivor 2 como manifestação do poder absoluto de Kuze Hibiki diante do fim do mundo.

A arcana do Julgamento é o resultado do caminho traçado pelos protagonistas dos games de Persona.

O Mundo: Aparece sempre como a arcana final na série Persona. Representa a totalidade do mundo, a plenitude, a complexidade e a completude de um ser.

A arcana do Mundo é obtida quando o protagonista possui profundos laços com todas as demais arcanas existentes tornando-se assim um ser completo e absoluto.

A detentora da arcana Mundo é ninguém menos que Elizabeth, a assistente de Igor na Velvet Room em Persona 3 FES.

O Tolo: Representa a inocência, poder divino, liberdade e inexperiência. Essa arcana é tanto a primeira quanto a última podendo ser assumida como a número 0 ou como a número 22 no tarô de Persona.

O Tolo representa o potencial infinito podendo ser patéticamente fraca ou superando até mesmo a arcana Mundo com facilidade.

Suas Personas possuem inúmeras fraquezas porém, muito mais vantagens que as demais ao mesmo tempo, dependento completamente de como seu usuário as utilize em sua vida. Yu Narukami é detentor dessa arcana.

Pois bem, visitante, essas são as arcanas que dão razão ao sistema de tarô em Persona. Identificou-se com alguma delas? Quem sabe com mais de uma, não? Na última parte de nossa viagem pela mente humana instrumentada na série de games da Atlus iremos conhecer a verdade por trás desse esquema de personalidade criado por Carl Jung, as verdadeiras personas da psicologia.

Essa sequência de matérias vêm sendo detalhada o bastante para apreciacão dos fãs atuais da série portanto, à você que veio nos visitar e não é exímil conhecedor do trabalho da Atlus nesse magnífico RPG eu o convido a experimentar o mundo de Persona, seja em games ou numa versão de anime. Você será muito bem vindo. Quanto ao nosso frequentador assíduo da Velvet Room, estaremos esperando ansiosamente sua próxima visita.

Até o próximo grito.