Como a Rádio J-Hero foi fundada e como chegou ao que é hoje?
Em meados de 2004 e 2005, um jovem de 16 anos chamado Rubens Junior era o que poderíamos chamar de otaku, baixando e assistindo animes por horas e horas. Virou fã de músicas japonesas por causa das aberturas e encerramentos dos animes.
Certo dia, Rubens conheceu uma antiga web-rádio em um dos sites que frequentava. A rádio tocava músicas de animes, o que de imediato cativou a atenção do jovem, tornando-se assim ouvinte e fã da mesma. Rubens quis fazer parte da equipe daquela web-rádio e rapidamente se inscreveu para uma das vagas de DJ.
Dentro de certo tempo, seu pedido foi aceito, e Rubens entrou para a equipe passando a ser conhecido pelo nickname de Kisuke (referencia ao personagem Urahara Kisuke, de Bleach).
Kisuke iniciou seu treinamento para DJ e realizou seu objetivo, mas, infelizmente, poucas semanas após integrar a equipe e iniciar seus treinamentos, aquela web-rádio passou por uma fase turbulenta e chegou a fechar as portas. Ele ficou arrasado de saber que a web-rádio havia sido fechada por motivos de brigas.
Em meados de 2005 e 2006, Kisuke começou a sonhar em criar uma web-rádio e chamá-la de Japan Fire. Como não tinha nenhum conhecimento nem ajuda, ele nunca conseguiu dar início ao projeto e acabou desistindo.
A criação da Rádio Japan Extreme
Em 2007, Kisuke passou a frequentar o chat de uma web-rádio concorrente. No bate-papo, fez amizade com duas pessoas: seus nicknames eram PH e Shiro, amigos que também compartilhavam do mesmo sonho, o de montar uma web-rádio própria.
Depois de pensarem muito a respeito, em 2007, os três amigos se uniram e fundaram a Rádio Japan Extreme, marcando o início de um grande projeto que conseguiu unir uma equipe de mais de 20 pessoas.
Por não terem a experiência necessária, a Japan Extreme nunca ultrapassou a barreira do amadorismo. Sempre surgiam problemas, e a união dos três amigos se desfez até que Kisuke foi o único deles a continuar com o projeto.
O nascimento da Rádio J-Hero
Por se ver sozinho na administração e ter uma equipe em formação, Kisuke decidiu reestruturar a organização, desta vez com mais conhecimento e experiência. Então, decidiu dar um novo nome à Japan Extreme.
Na época, Kisuke era fã do anime Naruto e, ao assistir o episódio 19 do anime (em que o personagem Naruto é reconhecido como herói ao final), teve a inspiração: em sua cabeça vieram as palavras “herói japonês”.
Assim, Kisuke renomeou a até então Japan Extreme para J-Hero (abreviatura para Japan Hero). Uma semana depois de escolher o novo nome, isto é, em 13 de novembro de 2008, ele registrou o domínio radiojhero.com, dando origem á Rádio J-Hero, com o slogan “A sua rádio de j-music“.
Na primeira formação da Rádio J-Hero, a equipe era constituída por alguns dos seguintes membros: Sayuri, Chocolove, Nah, Tomoyo, Mario-kun, Coragem, Aka-chan, Azulão, Sagui, Le sete, Shadow, Alface, D6, Drixy, Haru, Nanda, dentre outros (desculpas por não lembrarmos de todos).
A primeira logomarca da Rádio J-Hero foi criada pela designer Sayuri:
O início foi bem simples, com poucos ouvintes e pouca divulgação, pois a rádio, por ser nova, não era conhecida.
A parceria entre Kisuke e Lexus
Devido a conflitos na equipe, a rádio quase faliu no inicio de 2010. Vários membros haviam deixado a equipe, trazendo um dos piores momentos desde a sua fundação.
Sem esperanças de como resolver a questão, Kisuke propôs uma sociedade ao seu amigo Lexus (Duane Mafra), amigo que havia sido da equipe no ano de 2009.
Lexus aceita o convite, dando início a uma nova estrutura para a J-Hero. Novas formas de gerenciamento e novas ferramentas de TI são adotadas; regras, normas e planejamentos são criados; tudo sob uma nova administração, focando na eficiência e na comunicação interna.
Uma nova logomarca é criada, com o novo (e atual) slogan: “Do seu Jeito, Do seu Gosto!”
Dos membros antigos, apenas Coragem (Victor Bravo) permaneceu. Por decisão de Lexus e Kisuke, ele assume o posto de administrador de recrutamento, tornando-se um grande aliado para o recomeço.
Em 29 de abril de 2010, Lexus e Coragem iniciam o novo recrutamento de DJs. Os primeiros a integrarem a equipe foram: Vash, Gaby-chan, Yenky-kun, Pikachull, Kazuki, Garug, Hypnos, Cherry-Misa, Ryu, Tsuna, dentre outros…
Kisuke se desliga, Lexus assume
No final de 2011, Kisuke passou por sérios problemas pessoais, tomando a difícil decisão de abandonar a rádio. Foi doloroso desistir de sua obra, deixar tudo para trás, mas ele sabia que, deixando toda a responsabilidade nas mãos de Lexus, a obra seria mantida sob um bom gerenciamento.
Em 2013, a J-Hero mudou de imagem e passou a adotar sua terceira logomarca, que, com muito trabalho, projetou uma grande evolução na existência da rádio até os tempos atuais.
A primeira década de J-Hero
Em novembro de 2018, a Rádio J-Hero completou sua primeira década de existência. Ainda no comando de Lexus e com a chegada de um novo desenvolvedor conhecido de outras web-rádios, 「AMF」, o site e logomarca passam por uma nova reformulação, ficando mais leves e modernos. O site pela primeira vez passa a atender e proporcionar uma experiência sob medida para ouvintes que o acessam via celular, tablet e outros dispositivos da era pós-PC.
A parceria de Lexus com seus administradores
Não podendo mais exercer muitos trabalhos para a J-Hero como administrador-chefe, Lexus divide suas funções administrativas para continuar os trabalhos na rádio entre Kotaro (Gleyson Manoel) e Nakano (Jean), administradores mais antigos da J-Hero, além de Suzuh (Gabriel Leal), o mais novo dos administradores e conhecido de outras web-rádios.
Lexus se desliga, a J-Hero fica sem administrador-chefe
No início de 2019, sem poder mais exercer sua função por motivos pessoais e de trabalho, Lexus toma a decisão dolorosa de abandonar a Rádio J-Hero, mas ele sabia que, deixando todas as funções administrativas na mão da sua equipe administrativa, a rádio continuaria com um bom gerenciamento e sem perder o foco.
Kotaro e Suzuh, os novos administradores-chefes
No segundo semestre de 2019, sem poder mais exercer sua função por motivos pessoais e de trabalho, Nakano pede desligamento da J-Hero, restando apenas Kotaro, Suzuh e o desenvolvedor 「AMF」 na administração.
Com uma equipe pequena e desmotivada, Kotaro e Suzuh decidem dividir as funções de administrador-chefe entre os dois, fazendo assim com que toda decisão importante para a rádio seja tomada a partir do consenso entre os dois.
A nova administração J-Hero
No fim do segundo semestre de 2019, Kotaro e Suzuh decidem reestruturar a administração da J-Hero com o objetivo inicialmente dos dois de prosseguir com a rádio.
Para equilibrar o trabalho, Kotaro e Suzuh assumiram funções extras: Suzuh se tornou responsável pela administração de áudio, comercial e marketing, enquanto Kotaro, além de responsável pela administração de DJs, ficou responsável pela administração de recursos humanos e recrutamento dos seus departamentos.
Com o objetivo de reestruturar a equipe de redação da J-Hero, Kotaro e Suzuh designaram 「AMF」 inicialmente para o cargo de administrador de desenvolvedores (desenvolvedor-chefe) e de administrador de redação.
Não conseguindo equilibrar e cumprir as duas funções designadas, 「AMF」 pede desligamento da administração de redação ocupando apenas o cargo de administrador de desenvolvedores (desenvolvedor-chefe).
Ao buscar um novo administrador de redação, Kotaro e Suzuh designam essa função à DJ Titania, que passa a integrar a equipe administrativa da J-Hero na função de administradora de redação.
O retorno de antigos membros, e chegada de novos
No fim de 2019, a Rádio J-Hero começa a ser reestruturada, membros da equipe de DJs que marcaram história retornaram e se juntaram a novos e aos atuais membros para ocupar cargos importantes e inspirar pessoas desmotivadas dentro da organização.
Pessoas importantes para nossa história
Alguns que deixaram e outros que ainda deixam seus nomes marcados na história da Rádio J-Hero são: Well, Aru, Eduino, Kotaro, Musa-sama, Yuri-kun, Roberto-kun, Milla-chan, Midnight, Kenpachi, See, Nah, Gzin-kun, Ash, Teruko, Mury-chan, Perdiido, Aranha, Rabbit, Diva-chan, Maxx, Suzuh dentre outros…
Pessoas que valem lembrar: Nagatoo, Loki, Tatsumi, Felipe-kun, Ahri, Kel, Myrmidon, Ammon, Luc, Nanda-chan, Caio Yukki, Suko, Leon Fox, Urahara, Maka, Argonaut, Lex-kun, Ichi-Nii, Soul, Nakay, Yagami, Miu-chan, Map, Dini-Chan, Janelas, Nakano, Gaby, Kokia dentre outros que fizeram e ainda fazem parte…
A Rádio J-Hero agradece a todos que fizeram e fazem parte desta história!
Mesmo aqueles que não foram citados contribuíram direta ou indiretamente para a existência deste grande projeto na internet. Infelizmente existem aqueles que saíram pela porta dos fundos, mas que saibam, mesmo com alguma reclamação, que agradecemos pelas horas, dias, semanas, meses e anos em que acreditaram na existência desta instituição.