Exatamente uma semana atrás a Sato Company movimentou as páginas de notícias de diversos sites brasileiros de Cultura Geek e Otaku ao anunciar um remake do tokusatsu O Fantástico Jaspion, ícone do final do século XX em terras brasileiras e grande precursor da febre do gênero no país.

A série foi transmitida pela TV Manchete a partir de 22 de fevereiro de 1988 e neste ano completou 30 anos de sua exibição. Com os direitos de rodagem de um longa-metragem exclusivo autorizado pela Toei Company – detentora da marca – fica de já a expectativa do que pode ocorrer durante a produção desse filme, que se apresenta como um marco histórico para a Cultura Otaku no Brasil. Principalmente para os fãs de Tokusatsu.

Pensando nisso a Hikari foi ouvir os principais fãs do gênero dentro da equipe J-Hero: DJ Rx, DJ Dini-Chan e Redator Tsukasa-kun. Os três falaram para nós o que eles esperam dessa película e compilamos tudo em cinco motivos para que você ter uma ideia do que pode acontecer nesse remake (lembrando que são apenas especulações!). Vamos lá!

Para a nossa adorada Dini-chan o anúncio do filme em si é uma grande vitória para o público fã de tokusatsu ao mesmo tempo que é uma faca de dois gumes, pois imediatamente levanta a polêmica das adaptações e a recepção dos telespectadores.

"Espero que o povo não xingue os caras [staff de projeto] que estão participando sem saber o que está acontecendo. Gente, cuidado com desinformação!", diz ela ao lembrar a rotineira situação comum entre as fanbases brasileiras que sempre contam com um ou outro participante que distribui comentários negativos sobre o filme antes mesmo dele acontecer.

O DJ Rx reforça esse posicionamento ao defender que o filme conta com uma pré-produção bem encaminhada, visto que foi atrás de garantir todos os direitos sobre a série antes de colocarem a mão na massa.

"Mesmo sendo uma produção brasileira terá o acompanhamento direto da Toei então, na minha opinião, não será um desastre completo. Tenho curiosidade para ver como vai ficar aparência, não só do herói, como dos equipamentos, armas e veículos atualizados.", revelou.

Sobre essa preocupação com a produção brasileira de uma série muito amada pelos fãs e representatividade entre diversos otaku – principalmente os de velha-guarda – Dini-chan diz que o que não pode acontecer é a Sato Company exagerar na dose e sair trabalhando completamente fora dos padrões da série original.

"Espero que quem for participar dele, se dedique de verdade e não faça um filme simplesmente porque a série fez sucesso um dia, mas porque é algo que o pessoal gosta e está ansioso para ver com um resultado de qualidade. Espero também que o pessoal brasileiro [Sato Company] não se empolgue demais e queira fazer efeitos especiais que não tem (…) mesmo que seja um remake, algo contado diferente, que não se percam na história", disse em resposta ao nosso questionamento.

Para o redator Tsukasa-kun, o filme vem num momento ideial onde a grande onda de consumo do que é geek/otaku vem sendo ofertada em grande escala por meio do cinema e da internet. Ele diz que Jaspion mexe com o imaginário de muitos fãs mais velhos e que chegou a hora de ser conhecido pelos mais atuais:

"Jáspion nos faz lembrar dos momentos nostálgicos e gostosos que nós vivemos na sua primeira exibição. Acredito que com uma linguagem adaptada para os dias de hoje a nova geração possa conhecer um pouquinho do que nós conhecemos. Como o próprio Sato disse em entrevista o roteiro deverá sofrer modificações para se adequar à realidade brasileira sem perder a essência de ficição científica espacial. Espero que façam isso com competência.", falou em depoimento à Hikari.

Eles ainda ponderaram a respeito dos cuidados que se deve ter com a linguagem do gênero e o público que se busca alcançar e que o filme muito provavelmente trará um olhar politicamente correto tratando também questões em voga no debate social vigente.

Considerando isso, eis agora os cinco situações aguardadas para o filme do Jaspiom listados pela Hikari com base no que foi dito por nossos entrevistados:

1. Presentear os antigos fãs brasileiros do gênero tokusatsu;

2. Despertar o interesse de um novo público – otaku e não otaku – para os tokustatsus e a mídia pop japonesa em geral;

3. Adaptar uma história que possa recontar da melhor maneira a trama de Jáspion, mesmo que em época, localização e contextos diferentes;

4. Que os elementos técnicos – figurinos e efeitos especiais – sejam repaginados, mas não alterem ou tornem a trama completamente diferente do que foi o tokusatsu original;

5. Ser o pontapé para outras produções oficiais envolvendo o segmento geek/otaku no cinema brasileiro;

 

Bom, pessoal de momento é isso que se pode dizer. Jaspion, o remake, não teve novas informações divulgadas e deve ter seu elenco revelado somente em agosto durante as celebrações do Centário da Imigração Japonesa no Brasil em São Paulo-SP. A Sato Company prevê estreia do longa-metragem para o segundo semestre de 2018.

Até a próxima e… Sayonara!