Akatsuki Yamatoya (senhor grisalho da foto acima), um dos roteiristas de Gintama, também é conhecido por ser apaixonado por turfe. Seu cavalo de corrida chamado Justaway havia ganhado recentemente duas importantes competições no Japão: Tennō Shō Horse Race (Prêmio do Imperador) e a Arlington Cup. Porém, no último final de semana de março, Justaway conseguiu realizar um feito ainda mais impressionante.

O Dubai Duty Free Stakes nos Emirados Árabes Unidos é o evento que oferece um dos maiores prêmios para cavalos de corrida no mundo, são 5 milhões de dólares. Na corrida do dia 29 de março, Justaway e seu jóquei, Yūichi Fukunaga, não largaram bem e permaneciam atrás do pelotão que brigava pela liderança da competição.

Até que, logo após a última curva, o representante do Japão na prova iniciou uma arrancada incrível, saindo das últimas colocações e vencendo com folga em apenas 30 segundos (como você pode ver no vídeo abaixo).

Não bastassem a vitória emocionante e o prêmio em dinheiro, a maior curiosidade é que no episódio 155 de Gintama, os personagens Gintoki e Hasegawa apostam em corridas de cavalo. Depois de perderem seguidas vezes, a ponto de lhes restarem apenas as cuecas, eles escolhem cavalos diferentes.

O azarão Justaway (última aposta de Hasegawa) dispara na última reta e cruza a linha de chegada em primeiro. A única diferença entre ficção e realidade é que Justaway é desclassificado no anime por ter saído de sua raia e obstruído um adversário na última curva.

Outra curiosidade é que o nome dos cavalos da vida real e do anime vem da própria série Gintama. No episódio 32, após perder a memória em um acidente, Gintoki decide abandonar seus amigos e seguir a vida de maneira mais séria.

Ele acaba indo trabalhar em uma fábrica de justaways, objetos que aparentemente não servem para nada, até que ao final do episódio, descobre-se que são explosivos disfarçados feitos para serem utilizados em uma possível revolução contra os Amanto.

Para quem não conhece, o anime Gintama é um shonen de comédia baseado no mangá de Hideaki Sorachi publicado pela primeira vez em 2003. A história se passa em Edo, antigo Japão, onde alienígenas chamados Amanto invadem a Terra e assumem o controle dos governos.

Nessa mistura de história, ficção científica e muito humor nonsense pode-se acompanhar Gintoki Sakata, um ex-samurai esquisito e desempregado que tem que trabalhar para sobreviver e manter seu vicio por doces e revistas Shonen Jump.