Olá, gafanhotos! Estou de volta, em clima de fim de ano, para indicar mais um dos doramas favoritos desta coelha que vos fala! Desta vez, vamos com um tema sobrenatural!

He’s Coming to Me!

He’s Coming to Me! ou, em sua tradução literal, ele está vindo para mim, é um dorama BL tailandês. O enredo é uma adaptação da novel K̄heā mā cheng mêng k̄ĥāng h̄lum p̄hm khrạb (เขามาเชงเม้งข้างๆหลุมผมครับ), que em tradução livre significa They’re Celebrating Qingming Festival Next To My Grave. A novel é escrita pela autora Looza.

Ficha técnica

  • Título: He’s Coming to Me!; K̄heā mā cheng mêng k̄ĥāng h̄lum p̄hm khrạb (เขามาเชงเม้งข้างๆหลุมผมครับ).
  • Gênero: fantasia romântica, comédia, drama, sobrenatural;
  • Episódios: 8;
  • Transmitido: de 7 de março a 25 de abril de 2019 pela LINETV e pelo canal oficial da produtora GMMTV no YouTube.
  • Elenco principal: Prachaya Ruangroj (Singto), Pawat Chittsawangdee (Ohm).

Sinopse

Mes (Prachaya Ruangroj) morreu há mais de 20 anos e até hoje ninguém cuidou de seu túmulo. Agora, vivendo como um fantasma, tudo o que ele faz é sentar o dia todo esperando que alguém o visite durante o Qīngmíng.

Até que um dia, um menino chamado Thun (Nattapat Nimjirawat), com seu pai, visita o cemitério. Ele encontra o túmulo não cuidado de Mes e decide oferecer um pouco de comida. A partir desse dia, ele retorna ano após ano, até que um incidente acontece.

Mes descobre que Thun pode vê-lo, e, por conta disso, Thun promete visitá-lo todos os anos. A atenção de Thun faz Mes se sentir bem com a amizade deles conforme o garoto cresce, e após uma série de acontecimentos, Mes se vê ficando no dormitório de Thun.

Apesar de viver em dois mundos diferentes, a afeição de Thun por Mes alimenta o desejo do fantasma de descobrir a verdade sobre o mistério que cerca sua morte. E Thun, disposto a ajudar o amigo fantasma, começa a investigar o passado de Mes a partir das poucas memórias que ele tem.

Enredo

A trama começa seguindo Mes, um jovem fantasma que, depois de sua morte, passa a morar no cemitério. Ele não carrega nenhuma memória de sua vida passada e não pode evitar sentir-se deprimido por ver ano após ano seu túmulo descuidado e sem presentes durante o Qīngmíng.

Segundo a crença budista assimilada na Tailândia, na qual o enredo se enraíza, há três motivos para as pessoas não reencarnarem após a morte. Além disso, a cor de seus espíritos também se relaciona aos motivos, sendo: azul para o tempo de vida que não acabou; amarelo para nenhum familiar vindo se despedir com um altar; e vermelho para aqueles que não sabem porque morreram.

Mes acredita que não partiu para a reencarnação porque nenhum familiar veio se despedir dele apropriadamente conforme os costumes. Por conta disso, ele vaga pelo cemitério onde foi enterrado, isso até encontrar Thun.

Thun, inicialmente, é um garoto que vive com os pais. Ele tem uma personalidade gentil e fica preocupado quando vê o túmulo mal cuidado de Mes. Após ouvir de seu pai o porquê de o local estar mal cuidado, ele oferece doces à lápide e volta a seguir o pai. A mesma cena se repete ano após ano, até que, após um incidente com a família de Thun, ele revela a Mes que pode o ver.

Mediante a essa revelação, ambos se tornam amigos, e Thun passa a visitar Mes todos os anos até que ele atinge a idade de entrar para uma universidade. Ele resolve fazer uma surpresa de despedida para Mes, afinal, estudando, seria difícil continuar suas visitas ao amigo fantasma.

Depois de um dia de viagens, confusões, e uma despedida emocional, Thun não pode deixar de continuar preocupado com o amigo fantasma e decide levá-lo para viver consigo no dormitório. Ele decide ajudar Mes a descobrir o motivo de sua morte, pois enxerga o espirito do amigo com a cor vermelha.

Sobre os dois personagens principais

Mes

Mes é um espírito de um jovem que morreu aos 20 anos. Ele tem uma personalidade gentil e calma; entretanto, sempre aparenta estar deprimido por conta de sua morte. Conforme convive com Thun, acompanhando-o a vários lugares, ele começa a lembrar de quando estava vivo e, através dessas lembranças, consegue orientar Thun em sua busca pelo verdadeiro motivo de ter morrido.

Thun

Com uma personalidade alegre, impulsiva e habilidade de ver fantasmas, Thun sempre teve medo de falar com os mortos ou dizer às pessoas o que podia ver. Entretanto, ao desenvolver uma amizade com Mes, ele percebe que talvez tal habilidade não seja uma coisa ruim.

Dessa forma, motivado em ajudar o amigo, ele realmente faz da convivência com o fantasma o foco principal de sua vida, deixando os amigos (que estão vivos) e os estudos em segundo plano. Seu comportamento estranho obviamente não passa despercebido e causa muitas confusões quando, ao invés de questionar, seus amigos criam teorias.

Para Thun, há um momento em que tudo se torna mais complicado, pois aos poucos percebe que desenvolveu sentimentos por seu amigo fantasma. Tal descoberta piora sua confusão, pois ele ainda não conseguiu resolver em sua mente as dúvidas sobre a própria sexualidade.

Personagens secundários

Com nomes conhecidos no mundo dos BL tailandeses (Gunsmile, Chimon, AJ e JJ), temos três núcleos secundários, e a trama tenta cobrir e apresentar a importância que cada um deles tem para os personagens principais.

Todavia, o destaque fica com a participação de Intira Jaroenpura como Kwan, a mãe de Khun e parte importante do enredo, pois está ligada aos dois personagens principais.

Sobre os temas abordados

He’s Coming to Me! é um dorama leve e curto, mas ainda assim consegue passar por diversos temas: dúvidas sobre orientação sexual, medo de não ser aceito, receio de não atingir expectativas sociais e sentimentos ao lidar com a morte de alguém importante.

O ponto-chave e surpreendente é que ele não expõe de forma exagerada esses dramas, mas também não os trata como algo superficial. Assim, o enredo é cuidadoso, sem apelar excessivamente para o sentimentalismo, nos dando cenas emocionantes e lindas.

Considerações finais

Leve e engraçado, com uma trama misteriosa por trás, um plot twist interessante e romance cativante, He’s Coming to Me! é ideal para aqueles que não gostam de coisas angustiantes, mas querem criar teorias com o mistério apresentado.

Agora, esta coelha se despede! Até o próximo encontro, gafanhotos!