Bem vindo ao meu mundo, hoje mostrarei a vocês um mundo cheio de ação, mas não uma ação sem fundamento ou emoção, pelo contrario o mangá que mergulhou nesta loucura é Zetman, sem dúvidas uma obra muito forte, pois possui lutas insanas e cenas realmente traumatizantes.

Zetman é um mangá Seinen, então pode esperar cenas do realismo humano, coisas que vão alem do mundo colorido de amor e paz. Bem vindos ao Caindo na loucura

Sinopse

Kanzaki é um cientista que trabalha no projeto de criação de "Players", que um dia acaba saindo do controle e o faz decidir abandonar essa vida. Ao fugir, leva em seus braços uma criança que guarda poderes ocultos. Anos se passam e essa criança chamada de Jin, vive nas sombras de um passado sem pais, e somente com as lições de vida de seu "avô", que sempre o ensinou a não usar a violência e a esconder a marca em sua mão, o chamado "anel de anjo".

Porém, um companheiro do passado de Kanzaki, Mitsugai, continua sua incessante busca pelo doutor e pela ganância do projeto Z.E.T. Um dia, uma misteriosa criatura aparece e mata Kanzaki, deixando Jin sozinho e em sua jornada na qual começa a se descobrir ao lado de Akemi, uma garota que começa a cuidar do garoto após a morte de seu avô. Em uma situação de periculosidade, Jin desperta seu verdadeiro poder e percebe por si só que não é um humano comum, se transformando em uma criatura poderosa e misteriosa.

Comentários

Esta manga é imprevisível e a história será executado em qualquer direção a qualquer ponto no tempo. Felizmente, ele só é tão brutal como ele precisa ser. Claro que quando é preciso haver sangue haverá, mas não existe um nível "espartano" somente. A arte é incrível; na maioria das vezes, parecia que eu estava lendo obras de arte em um museu com palavras. Se há uma manga que não precisa de cor é Zetman, ele é perfeito exatamente como ele é. Os personagens são profundos, dinâmico e em constante evolução. Jin pode ser o personagem principal, mas ele não é o foco principal.

Há uma tonelada de personagens cada um dos quais recebe exposição máxima, cada um desempenhando um papel fundamental na trama. A ação também é grande, especialmente quando exibida com a brilhante arte de Katsura.

Basicamente Zetman é uma leitura obrigatória. Tem tanta ação quanto você precisa seguir num manga, mas o mais importante, tem uma história profunda, complexa e dramática que vai chamar a atenção de qualquer um que der uma chance.

Considerações Técnicas

Zetman é uma obra de Masakazu Katsura, também autor de mangás como Video Girl Ai e DNA², ambos publicados no Brasil também pela editora JBC. Ele também é o responsável pela arte do mangá Tiger & Bunny, publicado pela Panini. Zetman teve sua publicação iniciada no Japão no ano de 2002 pela Weekly Young Jump e foi finalizado em 2014 com um total de 20 volumes encadernados.

Comentários finais

A obra nos traz uma história adulta com boa dose de ação e ficção científica. As cenas mais frenéticas são espetaculares e no primeiro volume já temos isso bem retratado. Notamos uma tensão nos quadros. Não são lutas pelo mero lutar, há todo um sentimento imposto que faz o leitor ficar tenso muitas vezes.

Como já reconhecido de Katsura, a arte do mangá é excepcional. Seus traços são extremamente caprichados. Nota-se a existência de uma verossimilhança ótima com a realidade. As influências do autor em HQs de super-heróis também é algo que se percebe bastante em sua arte. Por mais que essa presença não esteja tão clara no decorrer do primeiro volume em si, na capa e nas páginas temos belas prévias disso.

Um mangá que te entrega aquilo que se propõe de maneira eficiente. E é aqui que o autor coloca sua experiência a prova ao mostrar para muitos artistas iniciantes o real motivo de ser um mangaká renomado.

É necessário falar de toda a construção feita em cima do trabalho e da execução do mesmo. A obra de Masakazu Katsura se utiliza muito bem transformando um anti-heroi em protagonista de forma bem madura. Zet não é o bem, mas não é o mal. Aliás, não só Jin, como todos os outros personagens do mangá buscam a todo instante uma resposta entre o que significa o bem ou o mal. O certo e o errado.

Este foi o Caindo na loucura da semana, se você leu algum mangá, e gostaria que ele entrasse nesta loucura, então envie para: malkavian@radiojhero.com.br