Olá querido leitores o Caindo na Loucura da semana está com um clima sombrio, o mangá que falaremos nesta semana foi lançado no ano 2000 e é de autoria Kentaro Yabuki – o mesmo ilustrador de To Love-Ru.

Sinopse

A história gira em torno de um homem chamado Train Heartnet, que saiu de um grupo de elite de assassinos chamado Toki no Bannin para se tornar um Sweeper (Caçador de Recompensas).

Nesse mundo há uma organização secreta, Chronos, que controla um terço da economia mundial através do submundo, controlando todo tipo de atividades. Para manter o equilíbrio do mundo, Chronos é essencial, e por isso é preciso de pessoas que a protejam. Além das pessoas normais, há uma elite especial de assassinos com armas feitas de Orichalco, conhecidas como Chrono Numbers.

Os Chrono Numbers tem seus números gravados no corpo do usuário, na arma e existem 12 Chrono Numbers, mas quando Train Heartnet, um atirador de elite, decide se juntar a Chronos e suas causas, o número XIII é encontrado. Ninguém que foi alvo de Train, conhecido como Black Cat, por trazer má sorte, e seus rápidos movimentos e ataques, conseguiu sobreviver. O nome Black Cat se tornou o nome mais temido entre os assassinos.

Devido ao trauma de infância de Train, seu único objetivo é ser o melhor. Mas quando Train conhece Minatsuki Saya, que também era uma sweeper no telhado. Através de seu contato com Saya, Train mudou drasticamente, uma mudança que o fez abandonar a Chronos.

Mas um homem que o admirava obsessivamente Creed Diskenth, não aceitou o fato de um assassino de elite ter mudado. Creed tentou matar Saya quando Train não estava por perto, mas Train chegou a ver a cena, porém não conseguiu pegar Creed.

Dois anos depois, Train vira um sweeper, viajando com seu parceiro Sven Vollfied. Suas vidas como sweeper estão para serem mudadas quando um amigo do passado volta a aparecer.

Ficha técnica

Black Cat é um mangá de Kentaro Yabuki distribuído pela  Revista Shonen Jump. o mangá possui 20 volumes, foi licenciado pela Viz, e o lançamento em inglês começou em 7 de março de 2006.

Foi produzido um anime pela Animax e Tokyo Broadcasting System entre 6 de outubro de outubro de 2005 e 30 de Março de 2006, totalizando 24 episódios produzidos pela Gonzo.

Personagens

Train Heartnet – vivia com seus pais, até que eles foram mortos por um assassino chamado Zagine. Ele deu a Train duas escolhas: viver como um assassino ou morrer junto dos pais. Train resolveu viver, mesmo que tivesse que fazer coisas que ele não queria. Train aprendeu a não se importar com ninguém e confiar somente em si mesmo.

No mangá, depois da morte de Zagine, Train foi achado por um membro da Chronos e levado até ela quando tinha treze anos. No anime, Train entrou na Chronos por conta própria.

Sven Vollfied – Ex agente de IBI, é um sweeper amigo de Train e Eve que possui a habilidade de prever os futuros 5 minutos de uma pessoa, habilidade concedida do seu olho direito transplantado de Llyod, seu falecido amigo e parceiro da IBI. Seu passatempo favorito consiste em construir engenhocas para seu trabalho como caçador de recompensas e criar munições especiais para seu parceiro Train.

Ele nunca deixou uma mulher em apuros e tem o maior amor paternal por Eve, tratando-a como uma garota qualquer, e não uma arma.

Eve – É o resultado de uma experiência com nanotecnologia, possui a habilidade de transformar partes de seu corpo em armas ou outros tipos de matéria. Em sua aparição, seu antigo "dono" Torneo Ludman a tratava como uma arma e manipulava sua mente a tratando como um demônio assassino.

Ela detesta ser tratada como uma criança, e tenta ao máximo ser útil nas missões de Train e Sven, mesmo Sven odiando suas decisões quanto a isto. Tem uma pequena rivalidade com Train, sendo chamada por ele de "princesinha", e o trata como um concorrente em algumas missões.

Rinslet Walker – Uma ladra de nível mundial. Ela trabalha para qualquer um. Segundo ela, consegue roubar qualquer coisa e manipular qualquer homem.

Chronos

Chronos é uma organização que controla um terço do mundo através de negócios de diferentes tipos. Mesmo sendo uma sociedade secreta, qualquer pessoa que passe algum tempo investigando o submundo sabe de sua existência.

Praticamente todos os personagens da série sabem da existência de Chronos e dos Chrono Numbers. Muitos dos membros da Chronos ocupam altas posições, como políticos.

Os Apóstolos das Estrelas

Os Apóstolos das Estrelas são um grupo revolucionário liderado por Creed Diskenth. Seus objetivos são fazer uma limpeza no mundo, isto é, matar as pessoas que não podem conseguir o poder do Tao. Naturalmente, todos os membros dos Apóstolos das Estrelas tem o poder do Tao, que são despertados através da Shinkitou, uma bebida feita por um Mestre Tao, como Shiki.

Outro membro dos Apóstolos, Maro, também é do Continente Secreto, e juntamente com Shiki, eles possuem os mais tradicionais poderes do Tao, como controlar e invocar insetos (Shiki) e controlara gravidade (Maro).

Sweepers

No mundo de Black CatSweeper ou Caçador de Recompensas é um profissional que consiste em capturar criminosos e receber recompensas por isso.

Sweepers não são como mercenários, eles são licenciados pelo governo e são livres para fazer o que quiserem, mas diferentemente da vida dos mercenários os sweepers são aceitos internacionalmente e são respeitados por suas contribuições para manter a justiça. 

Comentário

Apesar disso ser algo bom teve um problema: Black Cat tem muitos personagens, e ótimos personagens por sinal, mas não houve tempo para trabalhar todo mundo – o próprio autor diz que ainda tinha muito pra escrever sobre eles no final, deixando aquela sensação de "eu preciso saber mais sobre esse personagem, como ele chegou onde está agora? O que levou ele a fazer o que fez?" etc. Somente dentro da Chronos são pelo menos 12 personagens, e é impossível não querer saber mais sobre Jenos Hazard, o galanteador; Lin Shaolee, o mestre nos disfarces;  e principalmente na minha opinião Sephira Arks, a líder dos Chrono Numbers.

Certamente Black Cat tem um enredo bastante interessante, duas grandes organizações que lutam pelos seus interesses e no meio disso o protagonista que busca sua liberdade. É muito bom e sensacional eles terem feito cada um dos vilões terem seu próprios ideais, ao invés de aquela coisa do "chefe do bando e seus seguidores fieis não importa o quê".

O mangá é basicamente ação, não apela para o ecchi como algumas séries e também não é puxado para o romance – apesar da relação de Saya e Train, segundo o próprio, ele era apaixonado pela forma como Saya encarava a vida (e não por ela).

Até porque justamente esse não é o foco da série – romance – onde o máximo que chegamos são algumas cenas de comédia onde a  Kyoko dá em cima do Train, mas ele a rejeita sem dó nem piedade. Fora isso a série é sustentada nas lutas, ambições dos personagens, "força da amizade", e etc.