Recentemente o mangaká Kotaro Mori anunciou em seu twitter que o mangá Gurren Lagann (uma adaptação do anime feito pela Gainax) acabará esse ano.


Ao postar em seu perfil, Kotaro explicou que o último volume será publicado juntamente com o fim da reprise do anime Tengen Toppa Gurren Lagann no Japão.


Gurren Lagann conta a história de uma população do futuro que vive no subterrâneo, mas nunca foram à superfície por seguirem o que seus antepassados diziam: que o lado de fora era perigoso, e a maior parte deles nem sabiam por que viviam naquele lugar, apenas seguiam os conselhos.


Porém o lugar é abalado por terremotos constantes, com isso eles são obrigados a cavar ainda mais fundo a terra para se protegerem, essa missão é dada aqueles conhecidos como “escavadores”


Simon é um jovem escavador de 14 anos, órfão, perdeu os pais em um terremoto e vive na Vila Jeeha, mesmo tento o respeito do líder daquela vila, ele era visto com maus olhos pelos outros habitantes.


Ele tinha uma chave com forma de espiral que havia encontrado em uma escavação e um amigo chamado Kamina (também órfão) que o recruta para seu grupo chamado “Brigada Gurran”


Kamina tem um sonho de subir à superfície que visitou uma vez com seu pai quando era criança, porém ele não consegue ainda ficar muito tempo por ser fraco para sobreviver. Um dia, após tentar alcançar a superfície, Kamina é preso pelo líder da vila e o pequeno Simon acaba por voltar a sua antiga vida de escavador.


Após esse acontecimento, Simon, durante uma escavação, encontra uma “grande face” e sai o mais rápido possível para contar ao seu amigo, mas os dois são pegos mais uma vez pelo líder e antes de receberem a punição toda a vila é abalada com a queda de um robô gigante
 

Assim aparece Yoko, uma garota que tenta enfrentar o robô com um rifle enorme, mas sua tentativa não obtém um resultado positivo.

Com isso os dois jovens, Kamina e Yoko, são levados por Simon até a “grande face” e descobrem que é um robô e que a chave em forma de espiral é, na verdade, a chave que dá a ignição nele.

Resultado: o jovem usa aquele pequeno robô para salvar a vila destruindo o outro enorme que havia invadido e assim, de uma forma impressionante, ele consegue chegar à superfície.

Desse modo segue o enredo de Gurren Lagann, cheio de emocionantes batalhas e um toque de humor.

Kotaro lançou seu mangá em abril de 2007 na Monthly Dengeki Comic GAO! e em 2008 foi para a Monthly Comic Dengeki Daioh, sendo seis volumes lançados pela ABandai Entertainment na America do Norte (antes de pararem com as produções em 2012) e o volume de número 9 pela MediaWorks em setembro, essa última é a distribuidora da Comic GAO! e da Daioh.


O anime Tengen Toppa Gurren Lagann será reprisado por diversas emissoras no Japão, uma delas é a Tokyo MX onde começará a partir do dia 5 de Janeiro. Em seu Tweet, Kotaro também citou que um programa de rádio irá ser lançado esse mês e será sobre Gurren Lagann, ao final o mangaká desejou a todos um Feliz Ano Novo.