Depois de enrolar um pouquinho, aqui esta mais uma matéria sobre a deliciosa comida nipônica. Dessa vez vou falar um pouco das deliciosas massas e sobre alguns temperos e para deixar vocês ainda mais com vontade resolvi falar sobre as guloseimas do Japão.
O macarrão foi da China para o Japão por volta 794 -1185 na Era Heian. Mas só a elite podia saborear este prato tão fabuloso, e só a partir do século XV que ele se popularizou. Então vamos conhecer as principais massas.
Soba: feito de soba-ka (trigo sarraceno) e farinha de trigo pode ser servido tanto gelado como quente. Mesmo estando de dieta, podem experimentá-lo já que contém pouco glúten. Ele é considerado o prato mais popular do leste do Japão.
Udon: um prato consumido especialmente no inverno, é considerado de todos os macarrões o mais encorpado, chegando a ter 1,7mm de espessura.
Somen: feito apenas com farinha de trigo e água, este macarrão é bem fininho, leve e muito saboroso e pode ser consumido até mesmo nos dias de calor.
Yakissoba: seu significa fala tudo “macarrão de soba frito”, ele ainda é um prato indispensável nas festas japonesas. O prato é feito com macarrão tipo lámen, composto por legumes, verduras e carnes.
O yakissoba tradicional é preparado numa chapa com repolho, cenoura e outras verduras, carnes variadas e é temperado com shoyu e óleo de gergelim ou de soja. Depois vou passar uma receitinha para vocês.
Querem saber um dos grandes segredos da culinária japonesa são os temperos. Então escolhi alguns para apresentar a vocês.
Wasabi: um dos mais conhecidos. É feito com raiz forte japonesa e é bastante usado em alguns molhos para acompanhar alguns pratos como sushi, sashimi e peixes grelhados. Por aqui é vendido em pó ou em pasta.
Sake mirin: um dos ingredientes fundamentais para cozinhar. Ele é usado para fazer molhos para teppanyaki, teriyaki, tempurá e tonkatsu.
Dashi: feito de alga, ele possui o poder de realçar o sabor dos pratos principalmente o de sopas, nabemono, domburi e nimono.
Óleo de gergelim: um dos ingredientes mais sagrados na culinária japonesa, pois é ele que faz toda diferença no gosto na hora de preparar aquele delicioso yakissoba.
Aqui esta a receita de um delicioso yakissoba:
Ingredientes: 1 pacote de macarrão instantâneo tipo lámen (500 g), 3 colheres sopa de óleo, 1 xicara de chá de lombo de porco fatiado, 1 xicara de chá de frango desfiado, 2 xicara chá de agua, 2 cubos de caldo de galinha, ½ colher de sopa de alho picado, 1 xicara chá de cenoura.
1 xicara de brócolis em pedaços, 1 xicara de chá de acelga em pedaços, 1 xicara de chá de molho de soja tipo shoyu, 1 colher sopa de açúcar, 1 colher sopa de amido de milho, ½ colher sopa de óleo de gergelim torrado.
Preparo: Cozinhe o macarrão por 2 minutos, em água quente, escorra e reserve. Aqueça uma frigideira tipo wok, coloque o óleo nas bordar e frite o macarrão ate dourar levemente. Retire, escorra sobre papel toalha e reserve. Na frigideira frite o lombo, o frango e reserve.
Em outra panela, ferva a água com o caldo de galinha e reserve. Ainda na wok frite o alho e acrescente o brócolis, a cenoura, a acelga e as carnes reservadas. Misture bem e adicione o shoyu, o açúcar e o caldo de galinha. Cozinhe por 1 minuto e engrosse com amido de milho dissolvido em 3 colheres (sopa) de água.
Por último, adicione o óleo de gergelim, misture o macarrão com os vegetais e as carnes e sirva em seguida.
No Japão também existe as formosas junk food (aquelas besteirinhas que a gente come por ai) como: salgadinhos, snacks, petiscos, bebidas em latas e por ai vai. Tem guloseimas para todas as idades, com propriedade terapêutica, com sabores engraçados. Então achei alguns bem legais para apresentar a vocês.
Jagariko: se esta afim de comer batata frita e não quer cozinhar seus problemas acabaram. Agora ela já vem prontinha para o consumo, é só abrir o pacote e degustar e ainda por cima tem vários sabores.
Habaneto: para os fãs de pimenta, esse salgadinho é perfeito. Ele é conhecido com pimenta diabólica, e promete ser um petisco bem ardido.
Cachorro quente de Yakissoba: para os amantes desse macarrão isso é quase irresistível. Esse sanduba é muito apreciado por lá e você o encontra em qualquer loja de conveniência por apenas R$ 1,99. Agora será que é gostoso mesmo?
Lipovitan D: se quer um energético para ficar ligadão achou sua bebida. Ela é composto por 100 ml de café, 50 ml de cafeína e vitamina D, possui uma cor amarelada e tem um gosto suave de cereja. Então se precisam ficar acordados até tarde já sabem o que procurar.
Chu-hi: se querem uma bebida leve e gostosa, aqui esta um ótimo drinque. Com 2,5% de suco de fruta e 6% de vodca, e com aparência de refrigerante de limão é uma deliciosa combinação japonesa.
Yoguruto: um iogurte que promete benefícios para a beleza de quem o tomar, e possui dos sabores mais básicos aos exóticos. Acho que vou querer experimentar.
Xylish: os chicletes mais loucos que você irá encontrar. Além dos sabores tradicionais, temos os de gengibre, chá verde, limão refrescante e entre outros.
Alfort: que tais biscoitinhos com cobertura de chocolate ao leite que derrete na boca. Uma delicia sem duvidas, e ainda com formato de navio, muito kawai.
Eu encerro por aqui, espero que tenham gostado dessa deliciosa matéria. E experimente o Yakissoba por que não vão se arrepender. Até a próxima…