Até que ponto o amor por alguém pode chegar? E quando o amor se transforma em obsessão? Descubra nessa história que é um misto de medo e paixão.


O mangá de Le Portrait de Petite Cossette (O retrato da pequena Cossette, em francês),baseado num OVA de mesmo nome, cujo ova contém 3 episódios sendo que eu só vi o primeiro  pois o gênero "terror" não faz o meu tipo, não é totalmente igualou fiel ao manga.


O mangá é um seinen de somente dois volumes publicado no ano de 2004 e conta a trágica história de amor de uma alma perdida.


Tanto no Ova quanto no manga, Le Portrait de Petite Cossette conta a história de Eiri Kurahashi, um estudante comum de artes que trabalha meio período numa loja de antiguidades. Cuja loja possui uma misteriosa pintura, um quadro amaldiçoado cujo rumor diz que todos os seus donos anteriores morreram de maneiras bizarras. Eiri estava prestes a descobrir que isso era verdade, pois o novo dono do quadro, que recém o havia comprado, foi encontrado morto – suicídio. 


Não obstante, Eiri se depara com o fantasma de Cossette, a garota da pintura amaldiçoada, aparentando ter uns 14 anos apenas; com seu triste olhar a pequena menina pede por ajuda.O garoto parece se comover bastante com a inocente Cossette e decide ajudá-la. Não fica exatamente claro do que Cossette precisa, mas ela diz que são os seus pertences de quando era viva que estão causando essas misteriosas mortes, assim Eiri e Cossette começam sua busca pelos artefatos amaldiçoados para evitar que mais pessoas morram. Isso, claro, era apenas uma desculpa e mais tarde é descoberta a verdade por trás disso. Mas não entrarei em detalhes agora.


No decorrer dos capítulos, conforme o protagonista vai juntando esses artefatos ele começa a presenciar alguns acontecimentos do passado de Cossette, como se ele mesmo estivesse vivendo aquele momento. A primeira dessas visões que Eiri tem é de cara o assassinato da garota. Assim, no decorrer de sua busca, vemos como eles vão ficando mais próximos um do outro: de um lado Eiri que apenas quer ver Cossette sorrir, e do outro a pobre fantasma que parece se preocupar com Eiri colocando sua vida em risco para ajudá-la.


Então se dá a premissa da série, qual é afinal o passado trágico por trás da Cossette? Por que ela precisa de ajuda? Qual a ligação de Eiri com toda essa história e por que ele é capaz de ver a pequena Cossette?


No ova, o dono da loja é o tio do garoto, ele até reclama que o mesmo compra todo o tipo de antiguidade que encontra pelo caminho, sendo ela valiosa ou não. Sendo que no ova, Eiri ficava olhando para um cálice encantador, cuja borda refletia cores como vermelho, verde e azul, que o garoto podia ver através do mesmo Cossette, sentada ou as vezes descendo escadas.


Le Portrait de Petite Cossette nos prende, sendo manga ou ova! Este que lembrou-me muito Jigoku Shoujo (Hell Girl ou Donzela do Inferno), tanto pelo fato da personagem principal ser uma menina quanto por esta sofrer por amor.Mesmo não sendo fã de terror, Le Portrait de Petite Cossette com certeza é uma ótima pedida aos fãs do gênero por ser curto e objetivo, prendendo o leitor. Agora uma coisa que me chamou muita atenção na serie foi a forma meio distorcida como eles retratam o amor, e até que ponto você pode ir por amar alguém – a influência do medo nisso.


O "amor" de Cossette é algo meio doentio por assim dizer, ela liga dor ao amor. Bem deixarei vocês com a seguinte frase de nossa protagonista. 

“Quem me amará o suficiente para sacrificar sua própria vida?”