Quando falamos em Amaterasu todos pensam no justu do Itachi certo? O fogo negro que nunca se apaga! Pois é, o nome Amaterasu vem da Deusa do Sol que na mitologia deu origem ao Japão.

A história,mito, começa assim. Deus criou IZANAGI e IZANAMI. Izanagi significa o homem convidado e Izanami a mulher convidada. Na história bíblica seria:  Adão e Eva.


Deus no Japão significa Deus Xinto que daí desenvolveu-se o xintoísmo, a religião originária do Japão.
 

Deus Xinto enviou os filhos Izanagi e Izanami à terra como seu representante. Diz a mitologia que Deus Xinto colocou-os numa ponte para que eles caminhassem em direção à “terra” que hoje é chamado Japão.

Quando eles chegaram à “terra”, o Japão ainda era apenas uma ilha coagulada que se chamava ONO-KORO.

Deuses Izanagi e Izanami se casam para formar seus descendentes. Nessa época, inicia-se Kunibiki, a junção de várias outras pequenas ilhas até chegar as quatro atuais: Hokkaidou, Honshuu, Shikoku e Kyuushuu. O Japão é batizado de YAMATO, A Grande Paz.
 

Eles tiveram três filhos. 
A primeira filha, AMATERASU OOMI KAMI que significa a deusa xinto do sol.
 
O segundo filho, TSUKI YOMI NO MIKOTO que significa o deus xinto da lua.
 
O terceiro filho, SUSANO O NO MIKOTO que significa o deus xinto do trovão.
 

Segundo a mitologia japonesa, a primeira filha Amaterasu é a que descende a família imperial do Japão. E o primeiro filho dessa deusa é o primeiro imperador do Japão, JIN MU TENNOU que significa O Passo do Deus Xinto quem governou o Japão de 660 AC até 585 AC.
 

Para termos uma idéia concreta, o atual imperador Akihito do Japão é o 125º imperador que descende diretamente da deusa Amaterasu.
 

Então, AMATERASU OOMI KAMI, a Deusa do sol, sendo a primeira filha de Deus Xinto recebe a posse para tomar conta do arrozal, daí até hoje o alimento mais sagrado é o arroz no Japão. Ela não se dá bem com o terceiro irmão SUSANO O NO MIKOTO, o Deus do Trovão, mas pelo contrário se dá muito bem com o segundo irmão TSUKI YOMI NO MIKOTO, o Deus da Lua.

 

Alguns mitos sobre Amaterasu são muito curiosos, como quando a Deusa ofendida por seu irmão fecha-se em uma caverna deixando todo o Japão escuro. 
 

Um dia, a Deusa Amaterasu teve desentendimento com o irmão Susano por ele ter danificado suas plantações de arroz. Ela ficou tão furiosa e triste que se fechou numa caverna. O Japão todo escureceu, pois ela era a deusa do sol.
 

Fora da caverna outros deuses fizeram de tudo para que ela abrisse a porta da claridade, mas foi em vão. Então, o segundo irmão, Tsuki resolveu simular uma grande festa dos xintoístas, usando espelhos para dar reflexos e utilizou galhos de Sakaki para dar o rítmo à cerimônia. Ele convidou a deusa da chuva Ame no Uzume para bailar.

 

Agora esclarecendo uma coisa, SAKAKI é uma árvore da família da japoneira templária, cleyera japônica que é muito plantada junto aos templos. A palavra SAKAKI escreve-se em um só ideograma e significa “a árvore de Deus”. Até a presente data, o seu galho é freqüentemente utilizado tanto como oferenda quanto como para purificação.
 

Agora, as Três relíquias da família Imperial Japonesa são:
 
O ESPELHO que representa o sol, a bandeira nacional.

A ESPADA que representa a origem do bushidou, SAMURAIS.

JÓIA que representa a riqueza do país.
 

Agora uma pequena observação! O "Susano" também virou um jutsu na história de Kishimoto, sendo que quem utiliza-o é o Sasuke, Irmão do Itachi.