Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo) foi lançado em DVD e Blu-ray no Brasil em meados de outubro de 2010 pela PlayArte.
 

Ponyo é mais uma animação fofa e encantadora do Studio Ghibli. Lembrando muito "O Castelo Animado" que conta a história de uma garota que foi enfeitiçada por uma bruxa e desde então vive as mais loucas aventuras a bordo de um castelo animado por um feiticeiro.
 

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar- gira em torno de Sosuke, um garoto de 5 anos de idade, e Ponyo, uma peixinha com leve aparência humana.Sosuke mora no alto de uma colina com sua mãe Lisa, que possui ótimas habilidades no volante que deve deixar muito marmanjo do Monte Akina com inveja!
 

Ponyo por sua vez, mora no fundo do mar junto de suas centenas de irmãs e com Fujimoto, um ser humano que abandonou a terra firme e deseja transformar o mundo ao que ele era milhares de anos atrás, para dar um ponto final a toda destruição ao meio ambiente causada pelos homens.
 

No momento em que Sosuke encontra a peixinha ele a batiza de Ponyo.Ele promete protegê-la e Ponyo decide se transformar em uma menina para viver como uma pessoa de verdade. Mas o pai dela, um poderoso feiticeiro, força o retorno da filha para as profundezas do oceano.
 

Bom até ai já da para ter uma boa ideia sobre o filme não é!Bom agora vamos as apresentações.Apesar do preço cobrado, o Blu-ray nacional de Ponyo acabou tendo uma apresentação um tanto pobre.
 

Não temos nenhum tipo de luva ou encarte, apenas uma embalagem Amaray convencional (mas de boa qualidade, com a trava de discos clássica).
 

A imagem da capa utilizada na versão brasileira é a mesma da versão japonesa, com a Ponyo em destaque e os navios ao fundo, na parte interna, que pode ser vista ao abrir a embalagem através do azul transparente, que mostra Lisa abraçando Sosuke.
 

O vídeo utiliza o codec AVC, possuindo uma taxa média de 23Mbps e tem resolução de 1920×1080, apresentando pequenas letterbox, uma vez que o aspecto original do filme é 1.85:1 (1920×1040) e essas tarjas completam a tela para ficar o vertical padrão de 1080 pixels, ou seja, temos tarjas pretas de 20px na parte de cima e na de baixo.
 

Já com os áudios temos em japonês e português, ambos 5.1 e no formato DTS-HD, a dublagem foi feita pela Álamo (com direito ao “Versão brasileira, Álamo” para os futuros nostálgicos), que faz sempre um excelente trabalho.
 


As legendas em português foram traduzidas a partir das legendas em inglês que estão presentes no próprio disco e no Blu-ray japonês, sendo que a fonte utilizada foi Arial Black na cor branca, com uma pequena borda preta e um sombreado quase transparente.
 

O menu principal tem a seguinte apresentação. Aparece a casa de Sosuke, com ele abaixado no quintal segurando um balde com a Ponyo peixinha dentro e mais a Ponyo garota correndo as escadas, enquanto no céu ao fundo temos as estrelas e a lua se mexendo e na janela aparecem várias cenas do filme e na parte de baixo temos os links para iniciar o filme, áudios, legendas, seleção de cenas e extras.
 

Falando em extras, no Blu-ray temos 4 extras e mais 2 trailers de outros títulos da Playarte, todos em SD, MPEG-2 a 720×480 e com um áudio Dolby Digital Stereo a 192kbps.O áudio é em japonês com legendas selecionáveis em português,sendo que há uma pequena falha. Se por exemplo você for assistir a versão dublada (e sem legendas) do filme e depois for assistir aos extras, eles serão exibidos apenas com o áudio em japonês e sem legendas…