Olá! Eu e Vicky hoje falaremos de um filme cujo gênero não costumo consumir com frequência, mas o que pode dar errado em um filme que tem gatos? Então vamos lá falar sobre Olhos de Gato (Nakitai Watashi wa Neko o Kaburu) e ver se vale a pena assistir!

Sinopse

O filme segue a história de Miyo “Muge” Sasaki, uma estudante do 2º ano do ensino médio que está apaixonada pelo seu colega de classe Kento Hinode. Muge o persegue sem descanso todo dia, mas mesmo assim Kento não a nota. Enquanto carrega um segredo que não pode contar a ninguém, ela continua o seguindo.

Muge então descobre uma máscara que a permite se transformar em um gato chamado Tarō. A mágica permite com que ela se aproxime de Kento, mas eventualmente poderá também impedi-la de se transformar novamente em humana.

Como alguém que gosta de gatos, este filme me chamou muito a atenção. Mesmo não sendo muito fã de slice of life, sempre procuro ver um pouco de tudo, principalmente obras com uma boa qualidade de animação e personagens carismáticos. Então, vamos ver do que se trata Olhos de Gato.

O filme nos entrega uma história bonita e engraçada, porém não vi muito mais do que isso. A obra em si tem muito potencial; porém, tirando os protagonistas, que, esses sim, têm um desenvolvimento satisfatório, os outros personagens não têm, o que em minha opinião fica uma coisa meio forçada e engessada, dá a impressão que estão apenas se deixando levar no filme.

A personagem principal, Miyo, é muito desastrada e estabanada, uma coisa que em várias cenas entregou bastante comédia: a garota faz de tudo para chamar a atenção de Hinode, o protagonista. Mesmo em público, ela não tem noção das atitudes que toma, o que é totalmente o oposto do garoto que odeia chamar atenção. Os dois personagens têm alguns problemas principalmente em casa, o que, em minha opinião, devia ser mais aproveitado para aprofundar a historia de ambos.

O filme tem uma animação boa, e sua trilha sonora também não é ruim. Em alguns momentos até traz uma certa emoção e uma lição, principalmente depois que a garota se transforma em gato, o que deixa tudo mais interessante. Porém, não vi muito mais do que isso no filme.

Resumindo: o filme tem, sim, cenas engraçadas e também emocionantes, algumas vezes até me lembrou algumas animações do Studio Ghibli, talvez por conta dos cenários e luzes. Tem até uma certa lição de nunca desistir de seus sonhos e também trabalhar nossa insegurança, porém não foi uma obra que me prendeu, mas, sim, é um filme para relaxar e descontrair, principalmente para quem gosta de gatos como eu.

Vicky

De forma geral, eu nunca sei qual a opinião do Haydaru antes de começar a escrever a minha, pois escrevemos separadamente e depois organizamos para publicar. Mas neste artigo em específico, ele escreveu muito antes de mim e me mandou para eu conseguir me organizar a tempo devido à correria. E devo dizer que eu super discordei dele quando disse que “não vi muito mais que isso no filme” e vou explicar o porquê.

Alerta de gatilho! O filme é lindo e sentimental, e caso prestemos atenção, tem várias referências a suicídio de forma implícita, embora não seja aprofundado. Fica o aviso caso você seja sensível ao tema.

Sendo dirigido por Jun’ichi Satō e Tomotaka Shibayama, Olhos de Gato também é uma história de amadurecimento, em que os personagens aprendem a se comunicar uns com os outros e a lidar com a dor emocional.

Miyo é uma jovem adolescente super apaixonada por Hinode (Natsuki Hanae), com quem estuda. Na mente dela, ele se declarou no último festival de inverno, mas há um grande porém: momentos antes de eles se encontrarem, Miyo, que estava infeliz com sua vida, comprou uma misteriosa máscara de gato que a transforma em gato! Por isso, no dia que Hinode e ela se conheceram, Miyo era na verdade Tarō, uma gata branca.

Por meio da fantasia, temas importantíssimos são trabalhados: a dificuldade de comunicação, a dissolução da família (separação), o poder nocivo do bullying, a pressão familiar em relação as escolhas do nosso futuro, entre outros. Ele aprofunda nos problemas da Miyo e na escolha dela de se transformar em uma gata (não quero dar spoilers para você aproveitarem melhor a experiência), mas posso dizer que há também uma imersão nas motivações da protagonista, nos fazendo ter compaixão da mesma.

Então, embora gatos podem ser a “atração” inicial neste filme (e, como já disse uma vez, sou apaixonada por gatos), o que realmente faz Olhos de Gato valer a pena é sua abordagem sobre enfrentar sentimentos difíceis, ao mesmo tempo em que pensamos sobre as emoções das outras pessoas. Embora “deixar” a humanidade para ser um gato possa parecer uma maneira fácil de evitar situações difíceis, às vezes é melhor deixar as lágrimas correrem!