Este review do episódio 20 da quarta temporada de Shingeki no Kyojin terá spoilers!

Haydaru

Finalmente chegou o episódio que Zeke descobre quem realmente é Eren Yeager e toda a verdade sobre os acontecimentos até agora, e que episódio, meus amigos! É incrível que, até em episódios sem cenas de ação, Shingeki no kyojin está entregando uma ótima obra cheia de reviravoltas e tramas por todos os lados.

O episódio começa com Zeke tentando mudar o pensamento do irmão e também descobrir por que foi traído, buscando uma resposta nas memórias de Eren. Ele começa a ficar perplexo com certas coisas e atitudes do pai e do irmão durante o processo, descobrindo que as coisas não eram como ele pensava.

O que me chamou muito a atenção neste episódio foram as expressões dos personagens: em muitas das cenas, conseguimos sentir o espanto e também o medo que estavam sentindo só pelo olhar. A qualidade de animação usada nos olhos dos personagens de Shingeki no kyojin é muito boa, e isso vem desde as primeiras temporadas.

A cena em que Zeke finalmente descobre o verdadeiro poder do Titã de Ataque foi incrível! O olhar de espanto que ele fez ao descobrir que Eren influenciou tudo o que aconteceu ate agora me deixou arrepiado! Para quem não acompanha o mangá e viu isso pela primeira vez, com certeza ficou em choque com essa revelação.

O próximo episódio será crucial para terminar de explicar tudo o que aconteceu até agora e que nada foi por acaso. Estou muito curioso para saber como o autor vai abordar isso de uma forma que não fique nada confuso para os espectadores. O desfecho esta próximo, e a temporada esta incrível.

Concluindo: este não foi um episódio com ação do início ao fim, porém talvez tenha sido o mais importante de toda a temporada pois foi nele que descobrimos toda a verdade sobre Eren e os acontecimentos até agora com um excelente plot twist, que deixou todo mundo intrigado e curioso para o próximo episódio. E tudo isso com o padrão de animação incrível que Shingeki entregou até agora, até mesmo nessas cenas só com conversas e flasbacks.

Vicky

Hoje eu não farei muitos comentários pois acabei assistindo o episódio tardiamente pela primeira vez e preciso rever para poder fazer mais considerações, porém vou fazer um comentário geral sobre o episódio! O fato de o Titã de Ataque poder “ver” o futuro e a reviravolta de Eren incitando o seu pai a matar a família real representam o plot twist perfeito! Isso sintetiza a personalidade e principalmente as motivações do protagonista e demonstrando para Zeke que ele nunca sofreu lavagem cerebral, e aqui destaco as expressões faciais do personagem, que tornaram a cena ainda mais espetacular! A narrativa vai sendo construída como se nós estivéssemos caminhando para um momento trágico, sendo bem pontuada musicalmente falando, passando por acordes de melodia até o clímax.

Gostaria também de destacar uma frase que me trouxe alguns pontos que pretendo compartilhar em breve com vocês, em outro review:

Não importa o quanto nos arrependamos, isso não trará de volta nenhuma das vidas que os eldianos roubaram. No entanto, podemos evitar que mais vidas sejam roubadas além dos muros. Se permanecermos ignorantes e aceitarmos o ódio do mundo, somos apenas nós, eldianos, que precisamos morrer.

O episódio terminou de modo arrepiante: ainda não sabemos qual é o plano final de Eren. Mas o que podemos ter certeza é de que, seja qual for, mais pessoas morrerão no processo!

E como não poderia deixar de falar a respeito, a nova música de abertura de Shingeki no Kyojin para a segunda parte da quarta temporada já está quebrando recordes. The Rumbling, do grupo SiM, já alcançou o primeiro lugar na parada de hard rock. Vale recordar que o tema de abertura foi lançado em 22 de janeiro, quando estreou em terceiro lugar na parada de hard rock, e no dia 30 já estava em primeiro lugar! O vídeo oficial do YouTube tem mais de 31 milhões de visualizações.

Para quem está ansioso pela versão completa da música, a banda SiM anunciou que será lançada em 7 de fevereiro de 2022 (vem texto novo aí?)!

https://twitter.com/SiM_Official/status/1485266195762737154

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E20 Lembranças do Futuro (未来の記憶 Mirai no Kioku)
  • Exibido em: 30 de janeiro de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Kōki Aoshima
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min