Hai to Gensō no Grimgar (ou apenas Grimgar) é um anime baseado em uma light novel escrita por Ao Jūmonji e ilustrada por Eiri Shirai. Sua série de mangá começou em 2015 e de anime estreou em 10 de fevereiro de 2016.

Grimgar é um anime de estilo RPG e conta a estória de jovens que um dia acordam em uma terra desconhecida e que, para sobreviver, devem batalhar e matar monstros.

Assim como em todo RPG, eles criaram equipes com seis membros cada um com suas classes, que são:

  • Assassino
  • Sacerdote
  • Mago
  • Caçador
  • Cavaleiro
  • Ladrão

O grupo principal do anime é composto pelos personagens a seguir:

  • Haruhiro é o personagem principal do anime. Após a morte de Manato (o antigo líder do time), ele se torna o líder de seu grupo. Embora muitos inicialmente o percebam como nada de especial, ele faz rápido julgamento em situações terríveis ao supervisionar uma batalha e dá ordens táticas rápidas. Apesar de sua mente tática, ele carrega um complexo de inferioridade com suas habilidades de luta e constantemente compara a si mesmo e sua equipe a grupos mais fortes. A sua classe é Ladrão.
  • Shihoru é da classe Mago e uma das protagonistas secundárias da série. Shihoru é uma garota pequena, com cabelo roxo claro curto e olhos roxos. Ela constantemente diz que está acima do peso, mesmo que o resto do time diga que não.
  • Moguzō é um dos personagens principais nos três primeiros volumes e no time original do Guerreiro de Haruhiro. Apesar do seu tamanho, é uma pessoa gentil que se preocupa com seus companheiros e está sempre calmo. No entanto, quando a situação exige, ele pode ser realmente violento e bom em matar seu oponente. Sua classe é Guerreiro, e ele atua como o tanque do grupo.
  • Yume, corajosa e enérgica, é a Caçadora do grupo, embora inicialmente mostre relativamente pouca proficiência em arco e flecha, a principal habilidade em armas de um Caçador. Isso a leva a adquirir habilidades de facão (ou espada curta) quando tem a oportunidade de treinar, e parece que ela desfruta de mais sucesso em combate corpo a corpo em oposição ao combate à distância. Isso muda à medida que ela ganha mais experiência e, no meio da série, ela pode dar tiros em goblins a 100 metros de distância.
  • Ranta é um membro orgulhoso, barulhento e rude, que aparentemente não percebe seu próprio comportamento. Ele não tem dúvidas em fazer comentários grosseiros para com o time e, no entanto, aparentemente não está fazendo nenhum avanço sério. Haruhiro constantemente o compara a uma criança irritante. Sua classe é Cavaleiro das Trevas.
  • Marry, da classe Sacerdotisa, entra para o grupo após a morte de Manato. Ela vem de outra equipe e, a princípio, prefere se manter afastada do grupo, situação que muda no decorrer do anime.
  • Manato, da classe Sacerdote, é o primeiro líder da equipe. Ele preza pela união da equipe e é um cara misterioso, mas bondoso que se sacrifica pelo bem de seus companheiros.

Assim como no RPG, em que você começa com habilidades básicas e, com o passar do jogo, você vai evoluindo as mesmas, o mesmo acontece em Grimgar: eles começam com habilidades básicas e, com o passar do tempo, conforme vão adquirindo experiência e dinheiro, eles aprimoram suas habilidades e armas, podendo assim encarar monstros cada vez maiores e que valem mais dinheiro.

A princípio, o time é fraco a ponto de não conseguirem derrotar nem um goblin, porém uma das melhores coisas do anime é acompanhar essa evolução da equipe e como eles conseguem se superar e seguir em frente apesar das dificuldades.

Equipe original: Ranta, Moguzo, Shihoru e Manato (de pé).
Yume e Haruhiro (sentados).

O anime tem apenas uma temporada com 13 episódios, e não há uma continuação devido ao cancelamento da produção do mesmo, porém há a continuação do mangá. No mangá, a estória é mais detalhada, com personagens que não aparecem no anime e explicações que ficam em aberto no anime.

Apesar desse grande “sinal de interrogação” que é deixado no ultimo episódio (que dá a entender que haverá mais temporadas), o anime é muito bom, principalmente para quem gosta de animes nesse estilo MMORPG.

É isso, galera, espero que tenham gostado e vejo vocês na semana que vem.