Já estamos em 2018 e o ano já está passando mais rápido que uma competição ente o Papa-Léguas e o Flash. Em geral, 2017 foi um ano bem agitado com muitos atentados, uma treta entre a Coreia do Norte e os EUA, Temer fazendo diversas mudanças no país, diversos desastres naturais aconteceram e perdemos grandes artistas e pessoas de bem.

E no mundo do K-Pop tivemos diversos grupos debutando, comebacks aos montes (sério, pra quê tanto comeback!? Não consegui acompanhar nem a metade), disbands de grupos grandes (e flops também, mas o povo só sentiu saudades dos grandes mesmo), tretas entre fandoms, muitos prêmios, BTS se tornando os novos coreanos queridinhos dos ocidentais, polêmicas para todos os gostos e tragédias (descansa em paz Jong-hyun). Entre os estilos musicais, tivemos os já trabalhados anos passados como o pop chiclete, o hip hop, o eletrônico, tendo como principal destaque o tropical house, e tivemos algumas sonoridades pouco trabalhadas e que este ano teve muitos adeptos, como o rock, o reggaeton, e outras sonoridades latinas.

Você deve estar se perguntado agora o porque desse resumão de 2017 por aqui, bem simples meu jovem padawan, isso tudo serviu como introdução para o tema que você já deve saber que irei tratar neste texto, pois é o que o título denuncia.

Antes de qualquer coisa, queria deixar claro que essa lista foi montada em cima do meu gosto musical, do que eu, de certa forma, considerei melhor do que as outras produções que escutei durante o ano que deu tchau semanas atrás e do que eu consegui acompanhar em 2017. Além disso, não adianta falar que faltou tal grupo ou tal música, porque essa lista está completinha, pois era para ela ter exatamente 17 músicas e não um número inferior ou superior a esse.

Eu vi essa brincadeira em um grupo de K-Pop no Facebook (não falo qual é por que realmente não lembro :p) e todos os blogs de fundo de quintal já fizeram suas listas de melhores produções do ano que se foi e resolvi segui-la para dar os meus pitacos em torno dos capopes de 2017 e de quebra indicar algumas músicas que eu curti muito e que me surpreenderam. Então, sem mais delongas, vamos ao nosso primeiro T.O.P de 2018, 17 músicas que agitaram 2017!

 

Mais uma imagem do BTS para conseguir clickbait. :v

 

Para conseguir chegar a esse número sem ficar chorosa por ter deixado alguma música que adorei no último ano de fora, eu tentei ao máximo colocar somente uma música de cada artista/ idol e mesmo assim não deu muito certo. Além disso, eu havia feito uma lista com 100 músicas e fui afunilando elas para que ao fim eu conseguisse montar essa lista de apenas 17 músicas (quem sabe em 2100 eu não fique satisfeita por conseguir colocar 100 kpops?). Vamos à lista!

 

17. The Real – N.Flying

Em um superresumo resolvi colocar N.Flying que estava um pouco sumido da cena coreana, já na última posição por conta do MV hilário que os meninos conseguiram fazer para The Real. Sério, que MV maravilhoso! Ainda mais por conta da participação especial do lindo Moon Bok (aka. Wesley Safadão Coreano).

 

16. Ninano – Minzy

Seguindo para a décima sexta posição temos a Minzy fugindo do porão da YG, indo para uma empresa que a dê valor e arrasando não só na música escolhida para representar todo seu trabalho nessa nova fase, mas como em todo o mini-álbum lançado no último ano.

 

15. Hobogoblin – CLC

Eu queria poder ter colocado esse hino em alguma das posições à frente, mas não tinha como tirar nenhuma… ;-; Mas fica aqui minha palavra de essa sem dúvida foi uma das músicas que marcaram 2017! Tipo Hate do 4Minute em 2016, e sem dúvida a escutei quase todos os dias…

 

14. Diamond – T-ARA

Essa é outra que eu queria ter colocado em outra posição, but…

O que mais me atraiu nela foi o instrumental combinando com a voz maravilhosa da Qri! E que refrão é esse minha gente!? Cuz I'm the Diamonss only…

 

Moon Bok: Porque você vale muito!

 

13. Wake me up – B.A.P

Uma música que consegue abordar doenças psicológicas sem ficar algo muito pesado, que transmite uma mensagem de extremo alerta afirmando de forma indireta que estamos precisando de uma revolução emocional urgentemente não podia ficar fora dessa lista, não é… Acho que essa pode ser considerada a música que transmitiu a melhor mensagem em 2017, muito superior à que certo grupo produziu e todo mundo ficou bajulando.

 

12. Good Night – Dreamcatcher

Quem me acompanhou (em minhas poucas matérias :v) ou que me conhece fora da J-Hero sabe muito bem que eu amo tudo o que as meninas do Dreamcatcher produziram no último ano. Sério, todos singles lançados foram bons ou ótimos. E sem dúvida, foi muito difícil colocar somente duas músicas delas nesta lista, ainda mais colocar Good Night nesta posição, mas nem sempre fazemos o que queremos, não é mesmo… rs

 

11. Don’t Wanna Cry – Seventeen

Eu não quero chorar…

Outro grupo que arrasou em suas produções no ano que se foi é Seventeen. Os meninos mostraram para que vieram e não à toa lançaram vários singles maravilhosos. Se colocar Good Night na posição anterior foi difícil, foi ainda mais desafiador para mim colocar somente Don’t Wanna Cry e ainda nessa posição. Sério, eu queria colocar tudo o que ouvi deles, principalmente Clap que foi outro MV/ Single fodástico que eles lançaram…

 

10. Really Really – Winner

Se Hobogoblin foi uma das músicas que mais marcaram 2017, Really Really foi uma das que mais marcaram o verão de 2017. Era para todo lado “Really, really, reallyyyyyyy”, principalmente na minha casa onde viciei todo mundo com essa música. :v Então essa não podia ficar de fora, não é mesmo?

 

9. DDD – Exid

Eu já falei que eu amo essas fadas!? Pois então, estou falando agora. Cara, como elas conseguem? Mesmo com a linda da Solji afastada por estar cuidando de sua saúde, elas conseguiram lançar dois álbuns com ótimas músicas e DDD é o que melhor representa todo o trabalho delas de forma geral mesmo, não só em 2017. Com tiradas cômicas e sexys elas brincaram muito bem com as cores no MV e o instrumental da música é viciante!

 

Wake me Up: E esse love dentro de revolution?

 

8. Reality – AKMU

Deu uma dor no coração colocar meus filhos nesta posição, mas apesar de ter amado as músicas que eles lançaram em 2017 eu sei que elas não se destacaram tanto assim e, por isso, os coloquei aqui, mas eles sabem que estão entre os primeiros no meu kokoro. Reality para quem não escutou ainda, brinca muito com uma sonoridade bem Disney pegando um pouco do que escutamos no country e vale muito a pena escutar e sair cantando “Reality, reality ali ali alityyyy”.

 

7. How Can I Say – Day6

No Melhores do Ano do ano passado eu havia pontuado que em 2017, principalmente o primeiro semestre, o rock foi um grande destaque no k-pop e entre os grupos que apostaram nesse gênero está o Day6 que voltou com um som bem parecido com o J-Rock e se destacando entre os demais. How Can I Say é uma ótima representação do trabalho dos meninos, no entanto, todas as outras músicas lançadas por eles poderiam estar aqui.

 

6. Pls Don’t be Sad – Highligth

Por favor não fique triste é a MELHOR MÚSICA DE BOYGROUP EM 2017. E quem discorda, sinto muito, mas estamos falando de qualidade e não vendas ou views que representam somente popularidade e esta é uma música com ótima qualidade, que representa muito bem o k-pop e ainda é ótima para agitar qualquer festa.

 

5. Peek a Boo – Red Velvet

Essa posição na verdade estava para Zoo também do Red Velvet, mas nos 45 minutos de 2017 elas me vêm e lançam essa música! E como eu ia deixa-la de fora? Então, acabei trocando e não me arrependo. Toda a temática trabalhada no MV, a música e a coreografia ficaram perfeitas, não à toa todo mundo ficou louco quando foi lançada…

 

4. Gashina – Sunmi

A MÚSICA DO ANO! Pode anotar o que está escrito aqui, anos futuros quando pensarem em 2017 o primeiro k-pop que vão lembrar será sem dúvida Gashina. A coreografia virou febre e todos os grupos no Facebook ou WhatsApp só falavam disso. O mesmo feito por diversos outros hinos como Crazy do 4Minute ou I Got a Boy das Girls Generation.

 

Uma diva dessas bicho…

 

3. You in Me – KARD

Esse top 3 é duvidoso? Extremamente! Estou distorcendo ao que disse ali em cima, estou! Mas não estou nem aí! (Culpem o Gêmeos em meu mapa astral :p) Afinal meus filhos arrasaram este ano e eu tenho que enaltecer o trabalho feito por eles, portanto, eles são top três sim! Que MV bem feito foi esse? O plot twist feito foi maravilhoso e combinou muito com o que a letra propõe e eles continuaram a mesma vibe trabalhado durante 2017, porém com uma sonoridade um pouco mais madura, mostrando que eles podem oferecer ainda muita coisa para o k-pop.

 

2. Sleep Walking – Dreamcatcher

E Dreamcatcher não fica atrás disso não. Elas mostram em todo seu trabalho que elas conseguem trazer músicas e temáticas diferentes sem deixar o rock de lado. Sleep Walking mesmo é uma música eletrônica que lembra o trabalho feito por algumas bandas como Linkin Park e que me viciou de uma forma que tive que colocá-la até à frente de Good Night

 

1. B-Day – Lucy

E QUE MÚSICA FODA! Quem ainda não a escutou, pare de ler aqui e vai ver e ouvir agora! É sério, essa música é perfeita para animar qualquer festa principalmente de aniversário… :v E ela consegue fazer qualquer um dançar e sair cantando “To me, Happy Birthday to me, to you, everybody, body…”, não preciso dizer mais nada. rs

 

 

Essa são as músicas que eu queria ter colocado na lista também, mas não coube… ;-; Então fica como menção honrosa mesmo… Aliás, eu queria colocar todas as oitenta e três músicas que ficaram de fora, mas eu me contive e coloquei só essas mesmo. Com destaque para as fadas do Stellar com a maravilhosa The Wave lançada no mini delas e Taemin com Stone Heart desbancando Move (mas as duas músicas são perfeitas)… :v

Zoo – Red Velvet

Boy – Exid

Clap – Seventeen

The Wave – Stellar

Stone Heart – Taemin

 

Bem, é isso, se você chegou até aqui comente aí em baixo quais foram as suas músicas de 2017, não precisa ser somente de k-pop. 😉 E se você quer ouvir essas e as outras músicas que eu queria ter colocado nessa lista, confiram a playlist que fiz lá no Spotify.

 

 

Espero que tenham gostado e até a próxima matéria. O/