Bom dia, boa tarde, boa noite prezados ouvintes/leitores da Rádio J-Hero está começando mais um Preview Otaku, dessa vez dando sequência ao Top Músicas com Fullmetal Alchemist: Brotherhood para a alegria de muitos.

Caso queira acompanhar o primeiro TOP clique aqui.

TOP 10 Full Metal Alchemist Brotherhood

1 – Again OP1 – YUI

"Ano koro mitai nitte modoritai wake janai no; Nakushite kita sora wo sagashiteru"

"Não é que eu queria voltar para aquele tempo, Eu só estou procurando o céu que eu perdi."

Uma das músicas mais marcantes, talvez pelo fato de ser a primeira abertura, ou pela letra em si que parece harmonizar perfeitamente com o contexto da história, se encaixando muito bem (assim como as demais do Classic e do Brotherhood).

A escolha pela famosa Yui também mostra a clara qualidade da abertura. Quem conhece o brotherhood sabe que o foco entre os laços dos irmãos Elric é muito mais explorado e fiel ao mangá, e esta primeira abertura retrata bem isso.

Again em especial é uma música importante pra mim, pois me lembra muito da relação Akio e o Chat da J-Hero. É aquela música que não dá pra esquecer, até porque está sempre tocando na Rádio, cheia de emoção, com cenas combinando com os momentos "fortes" da música,  traz o Selo de Qualidade Full Metal Alchemist.



2 – Hologram OP2 – NICO Touches the Walls

"Maigo no mama tabishiteta; Nezumiro no sora no shita"

"Como uma criança perdida, parti em jornada ; Sob o céu cinza e tempestuoso."

Brotherhood se destaca no cenário musical das Anime Songs pelo artistas de peso que foram escolhidos para o anime, a prova disso está na primeira abertura com Yui e agora a segunda abertura com NICO Touches de Wall. Essa música em especial foi escolhida como encerramento do último episódio.

Em geral as aberturas de FMA possuem um foco nas lutas (com cenas mais emocionantes que muito anime que se diz shounen por aí), mas entre as aberturas confesso que a que mais atrai é Hologram justamente pelo modo como as lutas são sincronizadas com a música, trazendo uma vibração para o telespectador.

Hologram é aquela abertura que não se passa, você assiste do início ao fim, porque a música é boa, as cenas são boas. É aquela música Toda Boa!



3 – Shunkan Sentimental ED4 – SCANDAL

"Afureru namida wa yowasa ya koukai janai ; ITAMI ga unda KAKERA de"

"Não é covarde derramar lagrimas ; Se elas são de arrependimento"

E agora para as Mapzinhas de plantão e fãs de Scandal, um dos encerramentos que mais vejo tocar na Rádio, Shunkan Sentimental se destaca entre as músicas do grupo pelo sucesso que fez em FMA.

A melhor entre as aberturas, com um som forte, cativante, não-linear e traz, assim como Let it out, um ponto de início, meio e fim com timing bem marcados.

E a entrada e o final com o túnel, além da Winry andando foram uma ótima jogada com o som de Shunkan Sentimental, tornando essa música a melhor entre os encerramentos.



4 – Golden Time Lover OP3 – Sukima Switch

"Jyoukyou wa warui ga ; tada nigedasun ja konjou nai na ; tenbou wa nai ga ; dokyou de KURIA suru shika nai ya"

"A situação é ruim, mas simplesmente fugir é covardia ; Eu não tenho perspectivas, vou ter que conseguir isso com coragem"

Golden Time Lover tem uma pegada diferente, um som que se diferencia das outras aberturas, o gênero do grupo em si já é diferente. misturando um pop com um jazz, a dupla consegue criar um som totalmente novo, e essa voz realmente é apaixonante. (Azmodam que o diga).

Essa abertura também traz momentos do que considero o clímax da obra, com os personagens inimigos finalmente se mostrando, a trama se revelando, o confronto do Edward com o "Eu".

Em si, é uma música que complementa o "pesado" das cenas com uma "leveza" musical maravilhosa.



5 – Rain OP5 – SID

"nari yamanai yousha nai omoide tachi wa yurushi tekuresou ni mou nai"

"As lembranças de que eu não me perdoo não param de ressoar e também parece que não vão me absorver."

Rain é uma chuva fina caindo após uma grande tormenta, ela é a última pétala a cair, por isso traz uma música mais leve o qual finaliza as lutas travadas com muito sangue e suor. É como se estivesse lavando tudo que já aconteceu e se encaminhando para o prólogo.

Nesse sentido, a escolha de Rain foi mais do que acertada, pois reflete nas letras e nas cenas o final chegando ao fim, trazendo o esperado dia de sol novamente. Ter Rain como a última abertura me fez querer correr para os responsáveis pela escolha das músicas de FMA e abraçá-los, soltando nunca mais!

Ela consegue ser suave sem perder o som forte que acompanha FMA. É uma música pra se guardar com carinho entre as suas favoritas.



6 – Period OP4 – Chemistry

"Owarinaki tabi no tochuu tachidomarisou na toki ; Fukai tameiki kobosu bokura wa"

"Nessa jornada sem fim sempre que estamos prestes a chegar a uma parada ; Nós dois suspiramos profundamente"

Talvez entre as aberturas, essa seja a que menos se destaca, é uma ótima música, com um bom timing com a abertura, e o som me lembra bem mais o Classic que o Brotherhood, senão soubesse ia jurar que se tratava de uma música da primeira série.

Eu a considero uma música linear, pois do começo ao fim, ela não tem grandes mudanças sonoras, continua semelhante, porém não estou dizendo que é algo ruim.

Period é uma música acima da média, maravilhosa, porém quando se trata de FMA que possui música excelentes, ela acaba não ganhando tanto destaque. É difícil se destacar quando disputa com músicas da mais alta qualidade, daquelas que superam qualquer expectativa como Again ou Golden Time Lover.



7 – LET IT OUT ED2 – Miho Fukuhara

"Let it all out, Let it all out ; Tsuyogaranakute iinda ne"

"Deixe tudo sair, deixe tudo sair ; Tudo bem se não for bom o bastante"

Essa música de Fukuhara é aquela música que faz você cantarolar junto "Let it out" até quando a letra não diz isso.

Um ótimo encerramento, talvez o melhor entre eles, com um som progressivo que vai aumentando a sua potência e chamando a atenção, mas sem perder a suavidade de sua voz.

Ela não possui brechas, ela começa, tem o seu ponto forte e termina no momento exato, tornando-se um encerramento completo do início ao fim.



8 – Tsunaida Te ED3 – Lil'B

"Meguri meguttemo mata koko de aitai ; Hagure nai youni kono te wo tsunagunda"

"Sempre que partirmos e nos reencontrarmos novamente, quero que seja neste lugar ; Então vamos dar as mãos para garantir que nunca nos separaremos novamente"

Primeiramente preciso fazer um confissão, eu simplesmente AMO músicas que possuem trechos com Rap, só por ter uma parte assim já me conquista. Acredito que a mistura do rap com um som mais suave torna a música ainda mais interessante ao juntar dois sons tão distintos.

Lil'B faz isso e torna Tsunaida Te um som espetacular ao seu modo, não sei o que vocês leitores pensam dessa mistura, mas considero um diferencial entre tantas música iguais nas anime songs.

Se eu fosse melhorar essa música ainda mais acrescentaria um pouco mais de rap, porém acredito que essa canção já se torna suficientemente boa, afinal a voz melodiosa também não deixa nada a desejar.

Infelizmente não encontrei apenas o vídeo da ending separada, mas fiquem com este AMV que foi muito bem feito.

9 – Uso ED1 – SID

"Ano hi mita sora; Akane-iro no sora wo; Nee kimi wa oboeteimasuka"

"o céu que vimos aquele dia, aquele céu rubro; hein, você lembra dele?"

Como havia comentado na matéria anterior, muitas vezes encerramentos são esquecidos e apenas as aberturas lembradas, porém não podemos nos dar a esse capricho quando se trata de Fullmetal, os seus encerramentos tem um som que podem deixar você cativado, e é realmente difícil descrevê-los ou classificá-los.

Aqui o grupo Sid aparece inicialmente (para depois voltar com Rain) trazendo a sua contribuição com uma música que assim como Period eu considero linear. Não se destaca por demais, continua sendo uma ótima música, porém não vence as demais de FMA.



10 – RAY OF LIGHT ED5 – Shoko Nakagawa

"Mou modorenai ikutsumono hibi ; Boku wa mada nanimo dekizuni"

"Todos aqueles dias, e você não voltou ; E eu ainda sou incapaz de fazer qualquer coisa"

Esse encerramento não me traz uma grande emoção ou nostalgia, apesar de ser uma bonita música, eu não sinto o sentimento contagiante que possui as demais, a considero um tanto quanto distante.

É uma sensação diferente,e talvez o propósito dela seja esse mesmo, porém não posso negar que ela traz uma aura bela no modo se apresenta, uma canção linda, e ao mesmo tempo triste, porém sem grandes destaques.

Finalizando…

Enfim, este é o TOP do Brotherhood segundo as minhas impressões de cada música, espero que tenham gostado e comentem sobre como ele seria para vocês, o que concordaram e no que querem me matar!

Dessa vez troquei as fotos por pequenos versos da música, a ideia foi do excelentíssimo Nakano de agregar a letra para que vocês possam refletir sobre o sentimento em cada música.

Semana que vem talvez traga outro TOP de algum outro anime, se tiverem alguma sugestão, deixem-na nos comentários e até mais!