Olá, futuros governadores do planeta. Essa semana estive assistindo alguns vídeos no youtube e um deles me despertou uma maior atenção, onde comentavam sobre premiações em geral, tais como o Grammy, Globo de Ouro, Oscar etc. Dentre essas, citaram o Kids Choice Awards, do canal Nickelodeon.

O simples fato de falarem desse canal me trouxe uma grande nostalgia, pois boa parte de sua programação fez parte da minha infância, seja pela TV a cabo ou assistindo nos canais abertos. Quem não se lembra da TV Globinho que passava aos sábados na era Bambuluá, onde muitos tivemos o primeiro contato com essas animações, ou mesmo no antigo Bom Dia & Cia, antes de tudo aquilo de Playstation…?

Pois bem, a Parada J-Hero! dessa semana trará um TOP 10 contendo os melhores desenhos animados daquela época. Reparem que pelo menos boa parte deles possuem características gráficas parecidíssimas, como se todos fizessem parte de um mesmo universo. E na verdade houveram sim alguns crossovers, mas vamos a lista…

10º lugar – Rocket Power

Contarei uma frustração do meu passado. Como eu já disse acima, na TV Globinho de sábado passavam desenhos da Nickelodeon. Inicialmente eram: Bob Esponja, Catdog e os Thornberrys. Entretanto, meus fins de semana ficaram mais tristes quando esse desenho estreou, retirando Catdog (meu favorito) da grade. Acordar mais cedo toda quinzena – pois o programa alternava com reprises da série Bambuluá. Logo descobri que era apenas frescura da minha parte.

Esse ótimo desenho mostra a rotina de quatro pré-adolescentes, Otto, Reggie, Sam e Twister. Ambos praticam diversos esportes radicais, como skate, surf, patins e hóquei em um ensolarado clima litorâneo.

9º lugar – Rugrats, Os Anjinhos

Bebês, todos gostam de bebês. Nessa série o mundo era mostrado pela perspectiva maluca desses nenéns. Na maioria das vezes eram azucrinados pela Angelica, que não desgrudava da sua assustadora boneca, Cynthia. Lembro quando o pai do Chuckie se casou com uma japonesa e ela tinha uma filhinha oriental, cuti cuti demais. Hehe! Bebês japoneses são fofos.

Mais tarde foi feita uma nova série spin-off, intitulado como Rugrats Crescidos. Nela os personagens vivem sua adolescência.

8º lugar – Doug

Sendo esse o primeiro de todos os Nicktoons, Doug contava a história do jovem de mesmo nome que possuía uma grande imaginação, um diário, um amigo chamado Skeeter, um cão chamado Costelinha, uma irmã moderninha e um amor platônico, a bela Patti Maionese.

Sua vida é repleta de dificuldades quanto ao entrosamento com os outros, mas tudo é resolvido por sua imaginação. Aliais, um dos meus heróis de infância é o Capitão Codorna. Entretanto, a versão que fez muito sucesso aqui no Brasil foi a da Disney, que passava no TV Cruj. Recomendo as duas, já!

7º lugar – Os Thornberrys

Eliza ganhou de um xamã o dom de falar com os animais, o que para ela é mais que bem-vindo, já que sua família viaja pelo mundo fazendo documentários. Não só a série, mas o longa metragem que passou nos cinemas daqui desse desenho são ótimos.

6º lugar – Ginger

Ginger Foutley é uma aluna que está na 6ª série desse incrível e assustador mundo que se chama o primeiro grau escolar. É uma garota comum, mas que tem uma tendência a refletir um pouco mais do que o resto das crianças da sua idade. Ela está sempre tentando encontrar o seu verdadeiro "eu".

A estrutura social da escola onde estuda, Lucky Junior High, a incomoda um pouco, mesmo assim, não deixa de achar tudo fascinante. Porém, as preocupações de Ginger somem quando Courtney, a rainha da popularidade na escola, decide que ela pode ser sua amiga. Com um pé em cada grupo, Ginger tenta equilibrar a lealdade aos seus velhos amigos e o desejo de ser uma garota popular. Bem vindos ao colégio e ao mundo de Ginger!

5º lugar – Os Padrinhos Mágicos

Sucesso até hoje na Nick – embora também tenha passado pela Disney – é sem sombra de dúvidas um desenho que ainda fará parte da infância de muita gente. Eternamente Cosmo, Wanda e Timmy.

E qual o nome dos pais do Timmy?

4º lugar – Catdog

Um gato ranzinza irmão siamês de um cachorro bobão, filho de um sapo com um pé-grande que mora em um casa peixe-osso com um rato orelhudo gozador. PER-FEI-TO!

3º lugar – Hey, Arnold!

O garoto com cabeça de bigorna merece com certeza a medalha de bronze desse TOP 10. Ele mora com os avós em uma pensão, numa cidade não muito rica… Muito premiado, o desenho mostra o personagem e seus amigos superando com muito bom humor dificuldades sociais trazidas naquele lugar.

2º lugar – As aventuras de Jimmy Neutron, o menino gênio!

Esse garoto genial cria várias invenções malucas, que geralmente dão errado, como livros que ao serem mascados te dão inteligência, capacetes que podem transferir a dor de uma pessoa para outra ou então entrar em sonhos, raios que transformam tudo em queijo ou um elixir da juventude que transforma todos e bebês. Medalha de prata!

1º lugar – Bob Esponja

Apesar de todas as histórias assustadoras que inventam sobre ele, é um fato que esse é o maior desenho da Nickelodeon. Um baú de hambúrgueres de siri dourados para ele.

Como eu havia dito, houveram alguns crossovers dentro desse universo, como quando o Jimmy Neutron e o Timmy dos Padrinhos Mágicos se juntaram para salvar o mundo, também no filme que junta os Rugrats e os Thornberrys.

Muitos dos Nicktoons também fizeram muito sucesso e valem ser citados: Danny Phantom, Uma Robô Adolescente, Avatar, A Vida moderna de Rocko (que rola até sacanagem e adultério), Real Monsters, Os Castores Pirados

E ai, gente, gostaram? Acham que deveria ser diferente?

Deixem suas opiniões e sugestões para um futuro TOP nos comentários!

Abração!