Yo mina! O mês de setembro segue em frente e a Otaku JukeBox também!

Dando continuidade ao tema Cavaleiros do Zodíaco e sua trilha sonora (nesse mês em que se comemora os 19 anos da série no Brasil) nós iremos encerrar com "chave de ouro" nossa série de matérias especiais com um abordagem meio clichê, mas que sem dúvida nenhuma é motivo para uma boa discussão entre amigos.

Só recordando que já falamos aqui, na primeira matéria, sobre o álbum "Cavaleiros do Zodíaco" lançado no Brasil em 1995, como um item especial de colecionador durante a "explosão" que o anime causou nos anos 90 sendo transmitido pela extinta, e saudosa para muitos, TV Manchete. 

Já na nossa segunda matéria apresentamos um super item que, até então, não era de total conhecimento do público: o álbum Saint Seiya Hits II – Under Any Kind os Star, que faz parte de uma coletânea nipônica especial com temas e músicas criadas a partir do sucesso da série de Kuramada e interpretado por grandes grupos da época de 90.

No caso do Saint Seiya Hits II temos a banda Make Up como estrela. Banda famosa por ser a interprete dos temas de abertura e encerramento da 1ª temporada do anime "Pegasus Fantasy" e "Blue Forever".

Como já disse, vamos encerrar essa série especial de matérias com um atípico Duplo TOP 5. Após duas semanas de reflexão e muita música apresento-lhes um resultado (ultra subjetivo é claro!) da seleção realizada entre os temas de abertura e encerramento de toda a série e seus spin-offs. (Esse julgamento parte completamente da minha visão de fã dos guerreiros de Atena).

Então vamos deixar de blá, blá, blá! Confiram agora como ficou esse TOP 5 dos temas de abertura e encerramento de CDZ!

5º LUGAR 

ABERTURA: Para começar nosso TOP 5, trago-lhes as música tema da segunda fase da Saga de Hades. "Pegasus Forever" que, segundo a trilha sonora oficial, se chama Megami no Senhi, sendo interpretada pela banda japonesa Marina Del Ray.

Ela, além de ser a abertura do anime, é a música de trabalho do álbum Meio Hades-hen Special Album (2008) que compõe a OST* da série. No Brasil, a versão da TV é interpretada por Ricardo Cruz. A escolha de "Pegasus Forever" é simples de explicar: a música é ótima, mas como CDZ não tem esse leque extenso de aberturas, achei que a posição foi a ideal.

Confira o clipe de Megami no Senshi ~ Pegasus Forever ~ da banda Marina Del Ray:

ENCERRAMENTO: Dentre os temas de encerramento trago-lhes a música "Blue Dream" que deixou o gostinho de saudade nos fins dos episódios 74 à 114 abragendo o filler da Saga de Asrgard e a épica Saga de Poseidon. A versão original é interpretada pela banda Hironobu Kageyama & Brodway.

Pertence ao CD Saint Seiya Hits III – Boys Be, que detém as faixas dedicadas as duas fases já citadas. O mesmo critério de escolha aplicado em Pegasus Forever foi para esta faixa. Um dos encerramentos mais bonitos e cativantes da produção japonesa de animação. Tem muito o jeito de fim de tarde (os veteranos sabem do que estou falando!)

Curtam a versão FULL original de "Blue Dream" da banda Hironobu Kageyama & Brodway:

4º LUGAR

ABERTURA: para compor o quarto lugar, a emocionante "Chikiyuugi". Você deve estar falando que eu só posso ser um lunático ao deixar tal música em uma simples quarta posição, mas matenha a calma. Isso é uma decisão subjetiva.

A escolha se deve ao fato de que a versão brasileira "Pelo Mundo", que se faz presente na primeira fase da Saga de Hades e é interpretada por Larissa Tássi,  tem uma das letras mais lindas que já ouvi.

E também porque a versão japonesa, interpretada por Yumi Matsuzawa, é realmente, em poucas palavras, ótima! A faixa também pertence ao álbum Meio Hades-hen Special Album.

Curtam abaixo um AMV da versão FULL japonesa de Chikiyuugi da cantora Yumi Matsuzawa:

ENCERRAMENTO: Yumi Matsuzawa garantiu com dose dupla o quarto lugar. O tema de encerramento da Saga de Hades: Capítulo Inferno, "My Dear", cujo nome oficial é "Takusu Mono he", e que também é interpretado po Larissa Tássi no Brasil, ficou na frente de "Blue Dream" graças a voz sensacional da cantora japonesa.

Sem levar em consideração que a letra é divinamente perfeita e se encaixa com os momentos finais da saga, quando os cavaleiros de ouro fazem aquela performance inigualável para destruir o Muro das Lamentações. Digno de muitas lágrimas. A faixa faz parte do álbum Meio Hades-hen Special Album.

Fique com Larissa Tássi e a versão brasileira completa de My Dear:


3º LUGAR

ABERTURA: Saindo do ramo central da série, o terceiro lugar fica com a banda Eurox e seu rock magnífico na música "The realm of Athena". Confesso a vocês que nunca houve, e nem haverá, um spin-off como Saint Seiya: The Lost Canvas.

Por mais que os críticos ataquem de forma agressiva o mestre Kurumada e a equipe da Toei Animation, não há razão para se criticar The Lost Canvas (minto a sim, o fato de não terem lançado a terceira temporada!).

O grupo Eurox mandou muito bem na trilha que anima a turma do passado. E é esse rock que fez por merecer o terceiro lugar dentre as openings de Saint Seiya. No Brasil a música é interpretada por Rodrigo Rossi.

Fique com Eurox e The Realm of Athena:


ENCERRAMENTO: E aqui temos "Hana no Kusario". Também do spin-off The Lost Canvas, o encerramento é 100% emoção. Dedicado especialmente à relação de amizade entre os protagonistas da série, a música tem uma levada harmoniosa e cativante.É interpretada por Maki Akuno e a banda Marina Del Ray.

Ouça Hana no Kusario:


 2º LUGAR

ABERTURA: O segundo lugar fica com a música "Pegasus Fantasy". Sim! Pegasus Fantasy! Não há muito o que se falar dessa música. Ela simplesmente é uma das melhores, mas ainda não a minha favorita. Interpretada pela banda Make Up e, no Brasil, por Edu Falaschi, ela é sinônimo de muita alegria para os fãs.

Ouça Pegasus Fantasy nas vozes marcantes da banda Make Up em uma leitura mais "metal" e recente:

ENCERRAMENTO: O encerramento da primeira fase "Blue Forever" da banda Make Up,  na voz marcante do vocalista Nobuo Yamada, fica com o segundo lugar. Assim como sua companheira "Pegasus Fantasy" só vão até este degrau na minha concepção. Edu Falaschi também interpreta-a no Brasil.

Ouça Blue Forever:


 1º LUGAR

ABERTURA: Em primeiro lugar trago-lhes a música que considero a melhor de todas. Interpretada por Hironobu Kageyama & Brodway, a canção "Soldier Dream" é o ápice que uma abertura pode chegar durante um anime.

Perpetuando-se por duas sagas (Asgard e Poseidon) esta é a faixa que decidi como o primeiro lugar. Para mim está cheia de significados como pessoa, otaku, etc. Recorda minha infância, aonde eu e meus irmãos cantávamos (e ainda hoje) a plenos pulmões. E também sempre me lembrará que CDZ será eternamente o melhor!

Está no CD Saint seiya Hits III – boys Me. No Brasil é interpretada por Rodrigo Rossi. Não tem nada melhor do que um solo de teclado logo na introdução da música. Me sinto um mané por não conseguir fazer isso (porque não sei tocar um instrumento?!)

Curta agora a minha preferida… Soldier Dream:

ENCERRAMENTO: aqui escolhi a música "Nerver". Você se pergunta agora: Never? Sim, essa música do filme Saint Seiya – Prólogo do Céu é considerada um tema de encerramento na OST da série. Make Up no Japão e Edu Falaschi aqui no Brasil também são responsáveis por esta faixa. Uma música marcante, com uma letra de arrepiar e, é claro, recordando as vozes do início, o que é o mais legal.

Ouça a fabulosa música Never:


Para encerrar: Fico muito feliz em poder esclarecer aqui a minha paixão por Cavaleiros do Zodíaco. Espero que tenham gostado dessa nossa série especial e, é claro, desse Duplo TOP 5. A Otaku Jukebox vai ficando por aqui, mas mês que vem tem mais.

Ah, ia esquecendo, em outubro a J-Hero vem com supresas. Aguardem!

P.S.: Para vocês um brinde. Muita gente falou mal do spin-off Saint Seiya Omega (eu também fui crítico). Mas todo mundo se esquece de que ele não passa de um produto que pretende acender uma chama e novos fãs. Nunca será como  o original, no entanto tenho certeza de que muitos que falaram mal estão assistindo.

Eu estou até pensando em, quem sabe, assitir (só vi dez episódios). Então, para encerrar, deixo para vocês um vídeo com a música tema Pegasus Fantasy Remake, que admito ser uma das coisas mais interessantes da série.

Fiquem com Pegasus Fantasy – Saint Seiya Omega na voz de Shoko Nakagawa:

Até a próxima e… Sayonara!