Olá pessoal! A matéria dessa semana do Open your Mind será um pouquinho diferente, porém terá a proposta de sempre: abrir a mente daqueles que vivem no mesmo mundinho chato de sempre onde tudo é brincadeira e permitido.

A maioria dos otakus já tiveram a chance de ir em um evento, salvo aqueles que moram em cidades pequenas e longe da capital de seu estado. E o que é mais comum ver em eventos do que cosplays?

São pessoas como você que buscam através do cosplay a chance de se aproximar ainda mais do nosso maravilhoso e colorido mundinho oriental. Entenderam bem essa parte? São pessoas como você, com sentimentos, opiniões e estão lá para se divertir assim como você!

Vocês podem se conhecerem e se tornarem amigos ou podem nunca se falarem e continuarem sendo desconhecidos.

Okay Musa, tudo isso eu já sei, pare de querer dar lição de moral.

Introdução

Então vamos aonde eu quero chegar: eventos otakus são feitos por pessoas para pessoas como qualquer evento, vivemos em uma sociedade que se transforma a cada dia, para melhor ou pior, e somos condicionados a pensar que certas atitudes são aceitáveis, ou passíveis por serem brincadeiras, ao ver do agressor.

O que eu quero mostrar aqui é que certas atitudes ofendem e muito os cosplayers! E não sou apenas eu que penso dessa maneira.

Para comprovar isso encontrei um projeto muito legal de uma fã page chamada AnimeFeminist, antes que você corra porque acredita que virá mimimi feminista, já lhe aviso: vai vir mesmo, mas se acredita que é bobagem, leia até o fim e reflita como ser humano que é, se você gostaria de estar no mesmo lugar que essas pessoas.

O projeto da AnimeFeminist

Este projeto brasileiro extremamente interessante foi baseado em um outro projeto estrangeiro com o mesmo objetivo: dar voz as cosplayers que sofrem em todos os eventos com comentários ofensivos mascarados como cantada ou brincadeira.

De pessoas que acham que quando uma pessoa faz cosplay ela deve automaticamente se tornar aberta a qualquer coisa, mesmo que não seja uma crítica construtiva ou um elogio sincero, seja simples e puramente idiotice mental sendo proferida por um desconhecido que você nunca viu na vida.

E isso não é bobagem: é uma situação séria, pois não há um evento em que um cosplayer não ouça esse tipo de brincadeira, e me refiro principalmente a garotas, que é o foco do projeto.

Mas isso é uma realidade para todos, garotos e garotas, que sejam diferente do padrão que foi criado atualmente. E isso é demonstrado através das formas pejorativas com que cosplayers de vários grupos socialmente excluídos sofrem, virtualmente ou pessoalmente.

Ver um cosplay de um negro, pobre, gordo, parece ser proibido, você pode até pensar em fazer, mas lembre-se: vai sofrer preconceito, e nem pense em entrar em algum concurso, pois você precisa ser um clone do personagem ou estar no mínimo “aceitável”.

E ainda tem o outro lado da moeda: se você for magra, gostosa e tiver peitos, tome cuidado, pois o espirito “Ash Pedreiro” parece encarnar nos homens ao redor. E tornar você um objeto vivo de apreciação.

Infelizmente quando fui buscar algumas das fotos para mostrar o projeto, descobri que ele havia sido excluído, a página vinha enfrentando perseguição depois que uma página de “humor” colocou os seus seguidores contra ela, e imagino que isso tenha provocado qualquer decisão que a administração da página tomou.

Não sabendo portanto o motivo da exclusão do projeto, não usarei as fotos do mesmo, porém deixo claro que o projeto era válido e demonstra um lado que dificilmente se preocupam nos eventos, as situações em que os cosplayers são colocados pela falta de respeito do outro.

Desenrolando…

Nessa longa caminhada na internet você encontra muitas coisas: desde relatos de cantadas toscas que alguém se achou no direito de dar. Como olhar para você e dizer: “Peitos”, ou “Você está um tesão.” Ou até simplesmente chegar e ofender o seu personagem: “Sakura é uma inútil”.

Essas três frases foram relatos do projeto da animefeminist, e me faz pensar, alguém realmente acha que tem o direito de chegar e ofender o personagem que você se esforçou pra ser? Porque obviamente se a pessoa escolheu ele é porque gosta. Ela veio se divertir, não ouvir um desconhecido ofender o seu personagem, nem falar sobre o seu corpo.

Chegar para uma garota e falar alguma frase baixa é ofendê-la como pessoa, e o pior, como cosplayer, pois ignora todo o trabalho que ela teve para customizar a roupa.

E não estou dizendo que você não pode elogiar um cosplay que gostou ou criticar se ver algo errado. Estou falando que existem modos e modos de se fazer. Você chegar em uma cosplayer, pedir para tirar uma foto, falar que o cosplay está muito bom, perguntar se deu trabalho, como fez, etc.

É totalmente diferente de chegar com um: “Nossa! Você está muito gostosa, vou ficar pensando em você esta noite!” E isso é um exemplo, porque o que se ouve é muito mais ofensivo e nós sabemos como eles podem ser criativos.

Existe uma ideia encravada na mente das pessoas que negro só pode fazer cosplay de personagens negros, se uma garota fizer cosplay de uma personagem ecchi é Cosputa e precisa aguentar os “elogios”, se for gordo, não faça cosplay ou pelo menos faça um com mais roupa.

O que é algo irônico, se for homem você pode até achar personagens gordos, mas quantos personagens femininos que você conhece são gordos?

“O que você quer fazendo um cosplay de Tsunade, você nem ao menos tem peitos!” E outras ideias totalmente equivocadas que acham controlam o que os outros devem fazer ou como devem agir. Acho que só na base do silicone pra ter a quantidade mamária de alguns personagens de anime.

Se você fosse criticar alguém por uma questão natural do seu corpo, ninguém faria cosplay, nem os próprios japoneses, que em nada parecem com os personagens!

Não estou dizendo pra você achar bonito um cosplay que não gostou, estou dizendo para respeitar os cosplayers, se ele ou ela estão certos em fazer um determinado personagem, não lhe interessa.

Você não tem o direito de ofender uma pessoa por ser quem ela é. É o corpo dela, a vontade dela de fazer determinado personagem.

E isso não é só aqui, é em todo o mundo, um exemplo é a cosplayer Chaka Cumberbatch que sofreu grave racismo por fazer cosplay de Minako de Sailor Moon.

O cosplay dela está lindo, mas as pessoas faziam comentários do tipo: "For a black cosplayer she did an amazing job!” (Ou seja: para uma cosplayer negra, ela fez um trabalho maravilhoso!)

Abra a sua mente e veja que pequenas atitudes podem mudar a sua vida e dos outros, se você achar que algo pode parecer ofensivo, então não fale.

Não tente amenizar a situação como tentaram fazer com Chaka, isso só mostra o seu preconceito.

Não desprestigie um cosplay por ser de uma pessoa magra demais, gorda demais, negra demais, porque ninguém é demais, o que é demais é uma pessoa achar que tem o direito de fazer piadinha sobre os outros.

Lembro da época que em saiu o cosplay da Misty nas páginas otakus: pegaram uma garota que nem conheciam e jogaram aos leões para receber comentários como: “Volta para a pokébola”; “Essa daí deve ter comido todos os seus pokémons” e outras idiotices falando do peso dela.

Mas ninguém reparou no jeito com que ela parece feliz, ela está realizada nesta foto, e a pessoa miserável com a própria vida deve ser aqueles que estavam comentando, pois dá para perceber o quão desprezível deve ser a vida destes, para dar tanta atenção aquela Misty.

Ah, mas eu também li comentários tentando suavizar: “Ela tem um lindo rosto, se emagrecesse ficaria ótima”. E estas pessoas tem a mente tão fechada quanto os que debocharam.

Pois não conseguem ver nada além da aparência da garota, a felicidade que ela transmitia estava muito longe dessas mentes perturbadas que esquecem que cosplay não é a satisfação do outro, mas a sua própria.

Opinião Final

Eu tenho o sonho de fazer o cosplay de duas personagens, Kusashiji Yachiru (Bleach) e Ryofu Housen (Ikkitousen), se eu for me basear nos outros não farei nem um, nem outro.

Pois não sou magra como uma criança, e nem “gostosa” como a Ryofu, sou apenas uma fã gorda (sem medo de dizer isso) que seria ridicularizada por realizar um sonho.

É deprimente saber que você está se sujeitando aos outros quando realiza uma vontade, mas acha que vou desistir de fazer?

Não, mas também não direi que é pra ouvir calado a opinião dos outros, se você passa por isso em eventos, você não deve se calar, o seu cosplay é seu e de mais ninguém e todo e qualquer preconceito deve ser denunciado. Você pode ter mais informações neste site.

E você que acha legal fazer comentários ridículos para ser o engraçadinho, seja na internet ou em eventos, saiba que a sua atitude é errada, e pode não ter consequências na hora, mas só demonstra o quão longe do respeito você está, e quem não respeita os outros, também não será respeitado.

Post-Mortem

Esta não foi uma matéria feliz, mas nem era pra ser, pois a situação atual em eventos não é feliz, se cada um fizer a sua parte tudo pode melhorar, se o seu amigo acha legal desrespeitar cosplayers, dê um toque (envie essa matéria, que tal?), ser amigo também é lembrar o certo e o errado.

Se você sofre esse tipo de situação, nunca se cale, e nem se deixe abalar, pois o que é seu, só diz respeito a você.

Curtam a matéria, compartilhem essa mensagem, e deixem também a sua opinião nos comentários, quanto mais pessoas pensarem e conversarem sobre isso, mais eventos legais e sem problemas nós teremos.

Quem sabe até dá pra sonhar que fotos de cosplayers não sejam usados na internet de forma hipócrita apenas para conseguir comentários e ofender os cosplayers?

AVISO: Algumas imagens possuem tamanho maior, para saber quais é preciso apenas passar o mouse por cima delas.

As imagens de relatos da Comic-Con não foram traduzidas, mas você pode conferir a tradução aqui.

As imagens de cyber-bullying postadas também podem ser conferidas aqui, com uma matéria do autor também criticando esse tipo de atitude.

Lembrem-se o Brasil é um país multi-cultural e ninguém deve deixar de fazer cosplay por sua aparência, para provar que isso não é nada para a nossa paixão de fã, segue um vídeo com entrevistas feitas com dois grupos cosplayers americanos.