No Open your Mind dessa semana trago para vocês um anime antigão que os otakus mais novinhos não devem conhecer, mas que entra diretamente na essência dessa coluna, anime bom e antigo que se você não conhece, precisa urgentemente ver!

O mangá de Trigun foi escrito por Yasuhiro Nightow em 1995, já o seu anime veio três anos depois dirigido por Satoshi Nishimura e realizado pelo estúdio Madhouse com um total de 26 episódios, o sucesso trouxe em 2010 também um filme chamado Trigun: Badlands Rumble sob a mesma direção e roteiro de Yasuko Kobayashi.

No Brasil a série foi dublada e passada nos canais Cartoon Network em 2006 (época boa essa) e também na TV aberta pelo canal Play TV entre 2007 e 2008.

Introdução

A história de Trigun se foca no protagonista Vash the Stamped (ou Stampede) o pistoleiro mais temido do planeta com uma recompensa exorbitante por sua cabeça, conhecido por destruir uma cidade inteira sozinho. Dizem que por onde ele passa ele só traz caos e destruição, podemos imaginar um homem cruel e perigoso?

Mas não é o caso, Vash é contra a violência e odeia usar qualquer tipo de violência, infelizmente onde quer que ele vá a fama dele o persegue e acaba se metendo em muitos problemas (mas sempre evitando matar, mesmo que custe a sua própria vida).

A situação de Vash é tão grave (e engraçada) que uma dupla de agentes são mandados para encontrá-lo e assim conseguir evitar que este arranje mais problemas.

Meryl Strife e Milly Thompson trabalham para uma companhia de seguros (Bernadelli) e recebem a missão de parar Vash (ou pelo menos tentar), ou o emprego delas está em sério perigo.

Desenrolando…

A série se passa num cenário futurístico, mas diferente do que se pode imaginar não é cheio de máquinas e outras extravagâncias, é uma terra desolada, sem água, com pessoas vivendo de maneira rústica para sobreviver, lembrando muito o faroeste dos filmes.

O nosso tufão humanoide vive de cidade em cidade como se estivesse procurando algo ou alguém e traz o caos onde passa, aos poucos vamos conhecendo a natureza bondosa de Vash e também o seu passado.

Durante o desenvolvimento vamos vendo o relacionamento entre Meryl, Milly e Vash que passam a persegui-lo, ainda sem acreditar que o cara bobão e sem jeito é o pistoleiro mais temido.

Em fato, os modos de Vash são cômicos, ele muitas vezes finge não saber atirar e faz parecer que os seus ataques foram sorte, o seu lado desastrado faz com que a maioria acredite de verdade nisso.

 Essa personalidade mais boba contrasta com a fama que ele possui, não se trata de uma dupla personalidade, mas de um passado que ele tenta evitar a todo modo, e de certa forma culpando-se também. Por quê? Só vendo (ou lendo) pra saber.

Também somos apresentados a outros personagens como Nicolas D. Wolfwood, um ex-padre que também vaga por cidade e cidade e encontra Vash em várias delas.

Em uma terra seca onde as pessoas sofrem nas mãos dos poderosos, onde existem bandidos para todos os lados (muitos fingindo ser o famoso Vash the Stamped), o nosso protagonista busca por apenas uma coisa e irá procurar até encontrar.

O clímax do anime ocorre quando descobrimos o passado de Vash e também o seu objetivo, o antagonista nos é apresentado e uma série de lutas e situações inesperadas ocorrem.

Opinião Final

Trigun é um shounen com tudo que um anime do gênero deveria ter, somos contemplados com momentos de comédia, lutas e rivalidade, momentos de dar lágrimas nos olhos ou raiva.

Os sentimentos e personalidades dos personagens são muito bem exploradas, a sinopse inicialmente traz uma história que poderia ser muito bem uma comédia qualquer, porém a história é bem desenvolvida, o passado de cada um e o rumo que ele traz também.

De um jeito ou de outro é impossível não se apaixonar por Trigun, seja nos momentos inusitados em que o Gato Preto aparece ou nos momentos intensos de lutas e mortes.

Se você já assistiu Trigun, deixe um comentário dando a sua opinião, caso você ainda não tenha visto, reserve um tempo e veja, pois é um daqueles clássicos que você não pode perder de jeito de nenhum.

Confira abaixo a abertura do anime e sinta um pouco o clima desse shounen de alto nível:



Você tem alguma sugestão de um anime que deveria fazer parte do Open your Mind? Sugestões são sempre bem vindas!