O clássico está de volta. Após mais de 20 anos desde a estreia do anime original, Trigun retornará com um novo projeto, intitulado Trigun Stampede. A produtora Tōhō Company divulgou que o estúdio Orange (BEASTARS) será o responsável pela animação. Também foi confirmado que a Crunchyroll fará um simulcast do anime “em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo”. Um site oficial e um perfil no Twitter foram criados para a divulgação do novo título de Trigun, nos quais podemos encontrar algumas informações e as primeiras imagens promocionais.

A Crunchyroll terá um painel na Anime Expo 2022 no dia 2 de julho, quando revelará mais informações sobre o anime. Neste painel estarão o autor de Trigun, Yasuhiro Nightow, além do ilustrador Kōji Tajima; Kiyotaka Waki e Yoshihiro Watanabe, produtores do estúdio Orange; e Katsuhiro Takei, produtor da Tōhō.

Trigun Stampede chega em 2023.

O mangá de Trigun começou como um one-shot em 1995 na revista Monthly Shōnen Captain, da Tokuma Shoten, ganhando uma serialização em abril do mesmo ano. Em 1997, porém, entrou em hiato após o fim da revista. Uma curiosidade é que o estúdio Ghibli pertencia à Tokuma Shoten, dona da extinta revista, até o ano de 2005.

Em outubro de 1997, o mangá mudou seu nome e passou a se chamar Trigun Maximum. Além disso, a obra passou a ser publicada na revista Young King OURs, da editora Shōnen Gahōsha, casa de títulos como Excel Saga e Hellsing. O agora Trigun Maximum foi lançado até 2007, tendo recebido 14 volumes encadernados entre 1998 e 2008, além de uma versão especial com dois volumes, lançados pela Shōnen Gahōsha.

Em 1998, o estúdio Madhouse (Nana, Sakura Card Captors) produziu um anime de Trigun com 26 episódios, indo ao ar entre abril e setembro daquele ano. Em 2010 foi a vez do filme Trigun: Badlands Rumble fazer sua estreia. Apesar de ter saído em 2010, os planos para o filme de Trigun começaram cinco anos antes, em 2005.

No Brasil, o mangá de Trigun Maximum foi publicado pela editora Panini na versão de dois volumes da Shōnen Gahōsha. Já o anime foi exibido tanto pelo Cartoon Network quanto pela PlayTV na década de 2000, sendo licenciado pela extinta empresa Cloverway Inc., responsável pela distribuição de inúmeros animes famosos na América Latina, como Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, além de ter produzido, junto à própria PlayTV, o clássico bloco de animes Otacraze, espaço onde Trigun debutou na emissora.

Sinopse

Vash, o Estouro da Boiada, é o homem com uma recompensa de $ 60 bilhões por sua cabeça. O motivo: ele é um vilão impiedoso que destrói todos aqueles que se opõem a ele e arrasa cidades inteiras por diversão, ganhando o título de “O Tufão Humanoide”. Ele deixa um rastro de morte e destruição aonde quer que vá, e qualquer um pode se considerar morto se fizer contato visual – ou assim dizem os rumores. Na verdade, Vash é um grande moleque que afirma nunca ter tirado uma vida e evita a violência a todo custo.

Com sua obsessão louca por donuts e jeito bobalhão, Vash atravessa o deserto do planeta Gunsmoke, o tempo todo seguido por dois agentes de seguros, Meryl Stryfe e Milly Thompson, que tentam minimizar o impacto de suas ações. Mas logo suas desventuras evoluem para situações de vida ou morte quando um grupo de assassinos lendários é convocado para acabar com o trio. O passado doloroso de Vash será desvendado, e sua moralidade e princípios, levados ao limite.

via My Anime List

Tanto o anime de Trigun quanto o filme Trigun: Badlands Rumble estão disponíveis na Crunchyroll.