A pouco menos de um mês para a data oficial de lançamento, Saints Row IV é vetado na Austrália. Pela segunda vez o game foi submetido à análise e terminou excluído até da censura R18+, usada para classificar jogos com temática adulta no maior país da Oceania.

Segundo a comissão, o jogo apresenta cenas de violência sexual implícita visual e interativa, além do uso de drogas ilícitas estar relacionado a prêmios e recompensas no roteiro. Por esses motivos a bancada decidiu de forma unânime pela proibição.

Mesmo diante do impasse ainda resta uma alternativa para os fãs australianos da franquia. Uma versão editada, sem as cenas rejeitadas, já está sob análise classificatória e há grande chance de aprovação. Gran Theft Auto V, o concorrente mais famoso, possivelmente terá de passar pelos mesmos rígidos critérios de classificação australianos e também será lançado sem as cenas impróprias.

Saints Row IV é um jogo de ação e aventura em mundo aberto, desenvolvido pela Volition. O jogador controla o líder de uma gangue que se tornou presidente dos Estados Unidos e deve aniquilar qualquer ameaça que aparecer pelo caminho. O game será lançado em 20 de agosto para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.