O segundo semestre mal começou, e o agitado mundo dos games promete muita coisa boa para este ano. A novidade da vez fica por conta da Konami que, através do produtor Manorito Hosoda, divulgou uma lista de características que serão possivelmente encontradas em Pro Evolution Soccer 2014:

– As equipes poderão utilizar terceiro uniforme;

– Arquivos de versões anteriores não poderão mais ser exportados, como era o costume;

– Jogadores, em especial os goleiros, terão pontuação de status e características mais detalhadas;

– A meteorologia vai ter influência sobre as partidas, com detalhes para sujeira nos uniformes durante clima chuvoso;

Cristiano Ronaldo não será mais o garoto-propaganda do game (Neymar e Robben estão entre as opções mais prováveis);

– Estarão disponíveis narração e comentário em árabe.

– Os jogadores poderão trocar de equipe no modo Master League, simulando a carreira de um técnico de verdade.

Apesar de apostar no Fox Engine, motor gráfico responsável pela texturização da série Metal Gear, a versão demo apresentada na E3 não foi bem recebida pela crítica especializada. Caso não seja aprimorado até o lançamento da versão completa, o jogo correrá o risco de misturar belíssimos gráficos, novas e complexas funções a bugs e falhas na mecânica de jogo nas telinhas.

O game será para lançado para PS3, Xbox 360 e PC em 20 de setembro e, ao contrário do que se especulava, não será disponibilizado para consoles da nova geração (Xbox One e PS4).

Os desenvolvedores japoneses têm apenas mais que dois meses para lapidar o projeto e tentar cumprir a velha promessa de juntar gráficos realistas a uma jogabilidade agradável.