Dia 20 de julho, deste ano, houve um lançamento no Japão que conseguiu arrecadar cerca de 2.853.560 ienes. Pouca coisa, não é? Para aqueles que não sabem, estamos falando de Kaze Tachinu (The Wind Rises, em inglês).

Liderando o atual ranking de bilheteria, pela segunda semana consecutiva, o filme feito pelo diretor Hayao Miyazaki e pelo Studio Ghibli (O Castelo Animado, A Viagem de Chihiro e Ponyo), conseguiu arrecadar cerca de 2,2 milhões de entradas (chegando à quantia total já mencionado acima).

Esse total foi em apenas nove dias e o sucesso continua aumentando, tanto que agora o filme está em primeiro lugar no ranking dos filmes mais assistidos. O sucesso já se mostrava evidente nos dois primeiros dias, em que conseguiram cerca de 961 milhões de ienes com 747.451 entradas vendidas.

O filme não foi apenas dirigido por Hayao, mas também escrito pelo mesmo. O enredo baseia-se na biografia do designer Jiro Horikoshi, porém ele não foi escolhido por acaso, Jiro foi o grande criador do famoso Mitsubishi A6M Zero (avião de combate japonês usado na segunda guerra mundial).

Além de todo esse sucesso o Studio Ghibli tem esperanças de que o filme consiga ultrapassar os 10 bilhões de ienes. Será que conseguem? Está claro de que o filme é muito bom, agora nos resta esperar por mais resultados e por uma futura chegada aqui no Brasil.

Confiram abaixo o trailer de Kaze Tachinu: