Notei com a minha convivência com o pessoal que frequenta a Rádio J-Hero (não vou mandar beijo pra ninguém) que em geral as músicas que mais fazem sucesso nos programas de nossos DJs ou mesmo nas playlists são os temas de início e encerramento dos animes que fazem sucesso aqui no Brasil. Por um lado isso é ruim, pois há uma vasta repetição de repertório, mas por outro é bom, pois há bastante coisa legal nesse meio.

Sabendo disso, decidi iniciar essa série, provavelmente não muito longa, com animes que tem uma trilha sonora que por si só faz tanto (ou mais) sucesso que o desenho em questão.

High School of The Dead

Esse anime inspirado no mangá de mesmo nome lançado alguns anos antes teve como foco um grupo de estudantes e uma enfermeira escolar que tentam juntos sobreviver a uma epidemia mundial que transforma as pessoas em mortos-vivos sedentos por carne.

A franquia tornou-se um sucesso e foi uma das responsáveis pela grande febre de zumbis mundial, assim como The Walking Dead, Resident Evil e outros. Alguns dos grandes fatores para o bom rendimento da série foram o efeito surpresa em seus episódios, mostrando não só belas cenas de ação dos que tentavam a todo custo se salvar, mas também o corrompimento do caráter humano frente a situações críticas, questões políticas internacionais, e lógico, o apelo erótico contido em seus personagens.

Tudo em HOTD foi trabalho de forma grandiosa e sua trilha sonora não poderia de forma alguma ficar fora disso. A canção de abertura que levou o mesmo nome do anime foi gravada pela banda Kyoudan Kishida & The Akeboshi Rockets, e tem um dos riffs mais conhecidos do mundo das animesongs.

Além disso, a animação conta com um tema diferente para cada encerramento, todos cantados pela ótima Maon Kurosaki, que renderam um incrível álbum mais tarde.

Kyoudan Kishida & The Akeboshi Rockets – High School of The Dead



Maon Kurosaki – Kimi to Taiyou ga Shinda hi



Maon Kurosaki – Color me Dark



Maon Kurosaki – THE last pain


 
Nana

A versão para anime desse manga josei de grande sucesso talvez tenha uma das trilhas sonoras mais significativas e vanguardistas desse meio.

A história gira em torno duas amigas com o mesmo nome, Nana, que moram juntas. Ambas buscam uma vida nova mudando-se de uma cidade pequena para a capital japonesa.

Tendo uma grande diferença na personalidade das duas, uma sendo uma garota atrapalhada e engraçada que busca se apaixonar e viver para sempre com esse grande amor, a outra uma vocalista de banda, sensual e de personalidade forte, a história torna-se divertida e interessante.

A trilha sonora é composta por grandes nomes, como as cantoras Anna Tsuchiya, Mika Nakashima e Olivia Lufkin.

A trilha rendeu uma compilação de sucesso internacional, levando as cantoras em turnês para a divulgação do anime. Inclusive, Nakashima deu vida a protagonista Nana em um Live Action inspirado na série.

Além do mais, o anime faz várias referências a bandas como Sex Pistols e ao estilo de vida dos músicos e jovens que levam o rock como estilo de vida.

Anna Tsuchiya – Rose



Anna Tsuchiya – Kuroi Namida



Anna Tsuchiya – Zero


Mika Nakashima – Glamorous Sky



Olivia Lufkin – A Little Pain