Olá, pessoas, Hariken aqui novamente! Antes de mais nada, eu queria perguntar a vocês: já ouviram falar sobre a expressão “cinco minutos de fama”? É um fenômeno chamado de celebridade instantânea que diz sobre aqueles que repentinamente ganham sua fama e, do mesmo jeito repentino que apareceram, desaparecem. Então hoje vamos pegar esse conceito com alguns clipes de bandas que tiveram seus “cinco minutos de fama”.

Bem, primeiramente, toda banda se arrisca a criar um hit de sucesso para conseguir alavancar a carreira. Sendo criada pela produtora ou por autoria independente, as bandas precisam de uma música que vá alavancar a carreira deles, e por isso comumente vemos muitas bandas que têm um hit de sucesso surpreendente, mas que parece nunca mais ter existido.

Seguindo desse conceito, irei trazer algumas bandas, claro que em boa parte desconhecidas, já que se elas tivessem feito sucesso, vocês já teriam conhecido, não é mesmo?

reGretGirl

reGretGirl – Whiteout

Esse clipe é com certeza a que me deu inspiração para criar esse artigo pelo fato de ser intrigante o jeito que essa música prende nossa atenção. Confesso que pelas primeiras vezes eu ouvia com um certo estranhamento, mas após algumas vezes ouvindo novamente e nem lembrando dela, acabei percebendo que seu ritmo é muito viciante e fica grudado na cabeça.

É um fenômeno que me intrigou tanto que, quando fui perceber seu número de visualizações, acabei percebendo que não era apenas eu que tinha caído nesse encanto, mas também milhares de pessoas pelo mundo, talvez. O ponto é que essa é uma música incrível que conseguiu sua fama pela sua qualidade, mas parece que a banda nunca conseguiu repetir esse feito, apesar de ser uma ótima banda.

Unlimits

https://www.youtube.com/watch?v=SLo0H9vr_O8

Essa daqui alguns podem até conhecer a música por ser um encerramento de Bleach, mas dificilmente acredito que alguém conheça a banda em si. Geralmente eu utilizo os analytics dos canais e vídeos do YouTube como base para minhas opiniões, mas com Unlimits, que nem ao menos um canal oficial tem, fica difícil afirmar o quão desconhecida a banda é, mas acredito que só por ter todo esse trabalho já diz muito a respeito.

Enfim, Unlimits foi uma banda incrível com uma música que surpreendeu em um encerramento de um anime muito popular e que acabou ganhando seus fãs e seus cinco minutos de fama, mas no final acabou desaparecendo após seus cinco minutos.

Ofulover

Ofulover – Unubore

Bem, quando falamos de números, não podemos comparar o Ofulover com o reGretGirl por ser uma diferença estrondosa, mas podemos ter uma noção do quanto a música do reGretGirl foi um sucesso com 21 milhões de visualizações. Mas claro que o Ofulover, com seus singelos 1 milhão, também representa muito para uma banda indie e que, claro, Unubore foi o maior hit da banda com uma diferença de mais de 900 mil visualizações, comparado às outras músicas da banda.

Apesar dessa grande comparação, Ofulover é um banda muito boa com uma música incrível que muitos desconhecem por causa do alcance da banda, e mesmo com um hit tão grandioso, parece que não foi o suficiente para tentar alavancar a banda, infelizmente.

Yabai T-Shirts Yasan

Yabai T-Shirts Yasan – KawaE (versão Nisekoi)

Eu não diria necessariamente que o Yabai T-Shirts Yasan é uma banda desconhecida. Apesar de que muitos o desconhecem fora do Japão, ela tem sua popularidade no Japão. Mas o caso aqui é que sua música de maior sucesso, KawaE, teve um grande estouro e se tornou uma das músicas mais populares no Japão, mas que não pareceu o suficiente para acarretar um “grande” sucesso para a banda.

Neste artigo eu deixei o vídeo da versão em homenagem para o mangá Nisekoi, publicado na aclamadíssima Shōnen Jump, mas seu clipe original beira os 20 milhões de visualizações, demonstrando que a banda teve seus cinco minutos de sucesso com um clipe muito divertido que parece combinar muito bem com o estilo da banda.

Considerações finais

Bem, é difícil dizer o que é fama. Afinal, do mesmo jeito que podemos ficar famosos por algum motivo, será que essa fama irá durar o suficiente? Isso é o que geralmente os artistas do ramo do entretenimento têm que arriscar para assegurar seu sucesso, e eu diria que não é nada mais, nada menos do que uma aposta muito alta, mas quem não aposta não ganha!