De ante mão gostaria de dizer que este ENTENDENDO é para maiores de 18 anos, assim como o autor que iremos falar, dedicando comentários sobre suas respectivas obras são voltadas para a maioridade, se você estiver lendo isso em busca de uma malhada no braço sugiro que vá procurar um site erótico.

AVISO: LEITURA DE CONTEÚDO ADULTO, NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS;

Falando de Autor

Bom, pra começar quem é Wakoh Honna afinal? Bom, diz o ditado que: Nossos feitos irão dizer quem somos. Difícil falar sobre uma autora que ninguém sabe ao certo como ela é não né?

Assim procede grande parte dos autores no Japão, com medo de represálias sobre o suas obras, vidas corridas, anonimato por desejo próprio. Wakoh Honna possui obras incríveis conhecidas no mundo todo, por tratar a vida adolescente no enfoque sexual.

"Mas porque este entendendo leva o nome dela então!?”. Fizeram-me esta pergunta quando estava escrevendo. Bom, acho que homenagear, de forma correta, uma autora, que mostra o que realmente seria a vida adolescente, sem escrúpulos ou qualquer situação de “fan service”, merece um certo aplauso, ainda mais se for uma obra que bateu o recorde de vendas da editora MobaMan.

Portanto vamos falar da obra que ganhou o mundo jovem adulto chamado Nozoki Ana.

Sendo conhecida

Acho que para quem leva o apelido de Voyerista do Buraco(Voyer Hole), ela merece este titulo. Honna ganhou este apelido, pois suas obras são um tanto quanto…Diferenciadas. Não irei dar spoilers sobre o porque do nome então terão de ler.

Nozoki Ana

Bom, o seu mangá que lhe rendeu o nome, conta a história de Kido, um jovem que acaba de se mudar para um apartamento novo, passou na faculdade de artes e começará a trabalhar em meio período em um supermercado em frente. Vendo seu “enorme apartamento” que possui um quarto e um banheiro, praticamente um quitinete, ele vê que atrás de um espelho, no canto de seu quarto possui um buraco.

Curioso, ele olha e vê a vizinha se masturbando. Achando aquilo “interessante”, ela percebe que ele a viu. Em troca do silencio dela, Emiru, a vizinha, propõe um jogo. Não irá poder fechar o buraco e cada um pode espiar o outro, em dias trocados, sem interferência. A obra aparentemente parece uma loucura. E eu vos digo, é sim. Tão louco que o mangá me prendeu a ponto de ler os 80 primeiros capítulos em 2 dias sendo que eram os únicos lançados e traduzidos na época.

A trama

Honna parece ter construído a vida adolescente neste manga. Acompanhando sempre Kido e Emiru em situações estressantes vemos que não é somente você que esta lendo isso, que passa por momentos de aperto nos relacionamentos amorosos. Honna colocou a trama de certo modo, que você torce ao ponto de querer matar certos personagens (sem spoiler claro).

Ver o crescimento pessoal de cada personagem a fim de se identificar com os sentimentos que cada um sente é algo que Honna colocou bem em todos os arcos da trama. Separar o pouco tempo que este trato entre Emiru e Kido em poucos momentos foi algo interessante, ver o passado de cada um de forma séria, com problemas que normalmente jovens adultos sofrem foi algo que a MobaMan dedicou seu tempo publicando tal obra.

As inseguranças de Kido envolvidos em seus namoros, situações de vergonha e a famosa pergunta que todos se perguntam quando chegam em uma bifurcação de nossas vidas. “O que é mais importante?”

Leitores que finalizaram o manga saberão que o foco que Kido precisava para o seu último teste foi o mais difícil. Tanto pelo fato de Emiru ter crescido no decorrer do manga. Determinados personagens que inicialmente odiamos e no fim dizemos: “Porque!?”

O novo começo

Nozoki Ana terminou ahá um certo tempo, mais ainda vejo traços de Honna com seus rostos bem feitos e sentimentos aflorados em cada personagem.

A trama de Nozoki Ana é Seinen e romance erótico. Seu estilo único de contar a vida mostrando o lado mais sexual dos personagens é algo que moveu os leitores, o modo como Emiru ajuda Kido em sua maior decepção, tal coisa é ainda comentada e comparada aos demais mangas do estilo seinen que são lançados ultimamente. Nozoki Ana será sempre aclamado por sua história envolvente, com decepções e romances que levam mais que o sexo, coisa que Honna deixou claro em suas páginas que nos prendem a cada diálogo.

Ao fim deste manga, os leitores ficaram se perguntando se haveria mais. Honna por sua vez possui um novo projeto, levando seu estilo Voyer em seu novo mangá, também para jovens adultos.  Nozomi X Kimio é uma trama aparentemente de mesmo modo, ambos se conhecem nas suas intimidades e em suas bolhas pessoais, mas algo acontece que os personagens principais de Nozomi X Kimio os deixam juntos, um novo trato.

A Voyer

Wakoh Honna pode ser conhecida por este apelido um tanto quanto exagerado, mas se for para ser conhecida por um estilo único a qual leva seus mangas, que não são do tipo de vermos fan service e sim uma trama séria tratando da vida sexual dos personagens e seus crescimentos a ponto de nos identificarmos com suas dores, que seja.

Nozoki Ana foi um manga esplendido com traços ótimos, e Nozomi X Kimio será mais um de meus enfoques, pois todo e qualquer manga que mostre algo para Entender, é um conteúdo lucrativo.

Adendo:

Recomendações da animação que resume o primeiro arco de Kido é válida, mas como é um EBH (Ecchi Borderline Hentai) o tipo de ecchi que beira a hentai, não foi a mesma coisa.

Sobre o filme lançado em Junho de Nozoki Ana, eu não recomendo mesmo, é do tipo de Live Action que precisa melhorar muito para ser ruim. Portanto se querer ver algo sobre Wakoh Honna, recomendo plenamente seus mangas. Obrigado por lerem mais um Entendendo! Até a próxima!