Olá caros leitores. Quero antes de tudo agradecer a todos vocês que leem e participam das atividades da Rádio J-Hero, pois sem vocês nós não somos nada. Convido-lhes para conhecer e se aventurar na história que trarei a seguir.

Creio que a grande maioria do público Otaku conhece o mangá ou o anime chamado Death Note. Contudo, O Despertando Sentidos trará um breve resumo da história dessa história fascinante e poderá ter alguns spoilers.

Sobre a autoria

Tsugumi Ohba é o nome do escritor que fez Death Note e essa obra teve como desenhista Takeshi Obata que, juntos, trouxeram uma história rica que parece comum se comparado aos animes do gênero. Bem, pelo menos no início.

História

Yagami Raito, um brilhante e exemplar estudante japonês, tem uma vida, que ele considera, entediante. Em um mundo diferente onde existem deuses da morte ou Shinigamis, há um deus da morte chamado Ryuuku que se encontra no mesmo estado entediante.

Para quebrar a rotina Ryuuku lança seu caderno da morte (Death Note em Inglês), artifício no qual se utiliza para matar humanos, no mundo dos humanos e, de todos que poderia encontrar tal caderno, ninguém menos que Yagami Raito para pegá-lo.


 

O caderno tem o poder de matar quem quer que tenha seu nome escrito nele, desde que siga as regras que existem no mesmo.
Raito não resiste a tal tentação e, fascinado por tal poder, decide criar um mundo “ideal”.

Existe também no mundo humano um detetive, que jamais revelou sua identidade ou rosto, chamado apenas de “L”.

Ele aceita o desafio de achar e prender Raito que anda assassinando pessoas que ele mesmo julga serem “más”.

Enfim, esse é o prólogo da jornada de Yagami Raito e “L”, um querendo pegar o outro numa brilhante disputa psicológica que envolve e surpreende qualquer otaku que assista o anime ou leia o mangá.

 

Sobre o Mangá

Como já citado o mangá foi criado por Tsugumi Ohba e as artes vieram de Takeshi Obata. O mangá foi publicado e lançado na Weekly Shonen Jump entre o mês de dezembro de 2003 e maio de 2006.

No mangá houve 12 edições para se chegar ao fim da história. Contudo, houve também uma 13ª edição que falava detalhes sobre Death Note como, por exemplo, o nome verdadeiro de L.

Atualmente uma 14ª edição foi publicada o Japão, na qual conta a história de um novo Kira, nome adotado por Raito para não se identificar, que surgiu após morrer Yagami Raito.

 E há também uma edição que relata o caso em que Naomi Misora e L trabalharam juntos chamada Death Note: Another Note Los Angeles BB Renzoku Satsujin Jiken.

Sobre o anime

A Madhouse foi a responsável pela produção da versão em anime de Death note. Ela foi dirigida por Tetsurõ Araki e foi exibida entre 3 de outubro de 2006 e 26 de junho de 2007. Foram, no total, 37 episódios mais um episódio especial.

Jogos

O sucesso foi tanto que também houve versões do mangá para jogos.  O título do primeiro, de três, foi Death Note Kira game. O segundo jogo foi intitulado L – The prologue to Death Note e por último veio Death Note – L o Tsugu mono.

Todos os três jogos foram lançados somente para Nitendo DS e têm o tema de investigação.

Curiosidades

Bem gente eu pesquisei e achei algo interessante. Não conseguirei provar a autenticidade dessa curiosa situação, mas de fato, é bem interessante.

Segundo um fã de Death note, a versão em anime teria um erro no segundo episódio. Quando eu vi realmente tive dúvidas, mas não vamos deixar vocês curiosos demais né? Hehe.

Veja a Imagem abaixo:

Não consegue ver o erro? Veja novamente:

Deixe-me explicar-lhes. O erro está no “L.” de Lind L. Tailor, que é o falso L que se apresenta na TV e é morto por Kira. Segundo as regras do Death Note o nome da vítima não pode ser escrito de forma abreviada.

Dessa forma, Lind L. Tailor não deveria ter sido morto por Kira. Bem, eu não me lembro de todas as regras do Death Note e nem me lembro dessa regra específica. Contudo, se realmente existe, é um mistério.

Cantinho do redator

Death Note é um anime fantástico que marcou minha infância e afirmo que foi um dos primeiros que assisti. Foi envolvente e confesso que chorei quando Kira Morreu. Apesar de o final ser esperado, e já dito pelo próprio anime inicialmente, eu torcia pra o lado mal vencer Hehe.

Espero que tenham gostado e que quem não assistiu assista Death Note ou leia o mangá. Agradeço a todo e até semana que vem.