E vamos Cair na loucura em um ritmo totalmente diferente, trago a todos vocês leitores um mangá onde o som alcança o coração… Nodame  uma garota atrapalhada, engraçada e com um coração encantador, sem se falar no talento que possui para música! Ela foge totalmente da partitura e deixa o coração conduzí-la.

Uma obra que já esteve entre as melhores quando estava sendo lançada e está entre os favoritos de quem já leu, apresento a vocês Nodame Cantabile.

Sinopse

Megumi Noda (Nodame) e Shinichi Chiaki são vizinhos e só se conhecem por acaso, porque Nodame acha Chiaki em sua porta desmaiado de tão bêbado e o leva para seu apartamento. Ele estava depressivo com sua situação de músico talentoso e ainda por cima sua ex-namorada lhe deu um gelo na mesma noite.

Ao acordar com a música do Piano de Nodame, foge rapidamente para seu próprio apartamento, assustado com o caos que é o lar de Nodame.

A partir daí seus caminhos se interlaçam, Nodame se apaixona por Chiaki, mas a princípio não é correspondida. Mesmo não tendo interesse afetivo por Nodame, Chiaki pouco a pouco a deixa se aproximar devido ao seu talento musical incomum.

Esta é uma história sobre a vida que mistura comédia e romance e que tem como pano de fundo, a vida e desafios daqueles que são do meio musical clássico. É extremamente divertida, com situações hilariantes e dramas leves, e se você gostar de música clássica será ainda mais envolvente.

Personagens

Shinichi Chiaki: Nascido em uma família de músicos, ele é genial no piano e no violino, mas sua verdadeira ambição é se tornar um maestro. Sempre aplicado e talentoso em tudo que faz, é poliglota (sabe falar muitas línguas), perfeccionista e já viveu no exterior. Mas não tem apenas qualidades, é arrogante, tem pavio curto e não é muito sociável.

Mesmo assim, tem todos os requisitos e oportunidades de ir para a Europa para se especializar, se não fosse por um detalhe, ele é incapaz de entrar em um avião ou navio devido a um trauma de infância, ficando assim ilhado e sem perspectivas de ter uma grande carreira como músico e regente.

Megumi Noda (Nodame): É uma pianista extremamente talentosa e com um estilo incomum, ela toca de ouvido e não consegue ler direito as partituras, Chiaki chega a dizer consigo que ela toca como se estivesse cantando. Mas sua meta é ser professora de jardim de infância, não levando a sério a possibilidade de seguir como profissional.

Além disso é um tanto excêntrica, desleixada ao extremo (seu apartamento é literalmente um lixão), fica vários dias sem tomar banho e adora comer.

Detesta que lhe digam como deve tocar (isso também se deve ao um trauma de sua infância), e normalmente vive adaptando os clássicos, com seu estilo e apesar de se divertir tocando dessa forma, isso lhe rendem muitos contratempos.

Considerações técnicas

Nodame Cantabile é um mangá da autora Tomoko Ninomiya. uma serie que mostra a relação entre dois estudantes universitários e pós-graduação de musica clássica, Megume Noda e Shinichi Chiack.

Foi publicado 10 de Julho de 2001 e teve seu término 10 de Outubro de 2009 com 24 volumes. O mangá ganhou um continuação 10 de Dezembro de 2009, que se encerrou 10 de Setembro  de 2010 com 1 único volume.

No ano de 2008 e 2010 Nodame Cantabile entrou no ranking dos 10 mangás mais vendidos, ficando ao lado de Naruto e Bleach, devido a fama a série ganhou versões Animes e Dramas.

Comentários

Realmente fiquei meio chocado quando comecei a ler esse mangá, Nodame é diferente de tudo e de todos, ela é muito estranha, mais muito mesmo, (não estou exagerando. kkkkkkkkkkkkkkkk). Ela se apaixona pro Chiaki assim que o ouve tocar, ela fala palavras estranhas do nada como "Gyabo!", é completamente viciada em um anime, não limpa a casa e quando esta focada em algo fica dias sem tomar banho. Mas ela é a alma do mangá, seu jeitinho conquista todos, ela já me fez chorar de tanto rir.

Aos poucos Chiaki se acostuma com a personalidade de Nodame e começa a gostar dela, no começo ele só se aproxima dela por causa de seu talento muito incomum.

Todos os personagens da obra acrescentam algo ao todo. Os temas  abordados são bem trabalhados de forma lenta, realista e sentimental. O romance apresentado, que no inicio parece uma bobeira, acaba surpreendendo.

A arte simples e em certos momentos até mal feita nos ajuda em grande parte, a pegarmos mais do subjetivo, adentrarmos mais na obra e prestarmos mais atenção na historia, o enredo e seu desenvolvimento me surpreendeu muito, e tenho certeza que você nunca irá se arrepender por ler.

Realmente o mangá Nodame Cantabile é uma comedia romântica, fora do comum, você nunca que irá achar uma personagem igual Nodame, ela não podia estar em outro lugar a não ser no Caindo na Loucura! Espero que vocês tenham gostado da leitura, se tem algum mangá e gostaria que ele mergulhe nesta loucura, só envia-lo! malkavian@radiojhero.com.br (basta indicar o nome).