Air Gear foi criado pelo mangaká conhecido por “Oh! Great” e seu primeiro volume foi publicado na Shonen Magazine em Dezembro de 2002. O mangá conta a história de Itsuki Minami, mais conhecido como “Ikki”, e sobre o mundo dos Air Treks (O nome dos patins dentro do universo criado para o mangá).

O nome do autor é “Oogure Ito” que pela sonoridade do nome dito em japonês se assemelha a “Oh! Great” e daí vem seu pseudônimo. Ele começou sua carreira com desenho eróticos ou conhecido por nós como hentais (e por isso o espertinho não usa o nome verdadeiro).

Outras de suas obras são Tenjou Tenge, que é seu trabalho mais conhecido, e Majin Devil ótimo mangá que passa despercebido entre muitos o qual acho EXCELENTE e que futuramente vai estar no "Caindo na Loucura"… com imagens e idéias chocantes… Recomendo para aqueles que gostam de mangás bizarros e com muito sangue…

Air Gear é um mangá já finalizado com 37 volumes e 357 capítulos.

Sinopse:

Minami Itsuki, é um garoto de 15 anos que como a maioria dos protagonistas atuais é o famoso “bad boy” da turma. Líder de uma “gangue” do colégio, os “Guns do Leste”, e temido por todos, Itsuki convive diariamente com desafios de outras turmas em que sempre acabava vitorioso. Porém um dia a história não segue o planejado, e Itsuki acaba com um sujeito que se dizia amigo de uma gangue denominada “Skull Saders”. O perdedor realmente não brinca com suas afirmações ameaçadoras e os perigosos acabam indo atrás do protagonista e de seus amigos.

Os Skull Saders se mostram uma gangue impiedosa que se utilizam de Air Trecks” (espécie de patins motorizados) para fazer seus ataques, e eles partem ao encontro de Ikki (como também é chamado Itsuki), lhe aplicando uma grande surra e deixando o garoto em um estado deplorável. Mas o pior ainda estava por vir com a gangue violentando algumas amigas do garoto (uma cena chocante).

É nesse instante que surgem os Air Trecks na vida de Ikki, e com a ajuda de suas companheiras de quarto (a explosiva Mikan, a pequena Ume e a doce Ringo) ele resolve aprender (obrigado) mais sobre os aparelhos e suas manobras incríveis inspirado pela sua admiração, a bela Simca, e claro, com o desejo de vingança surgindo cada vez mais no jovem, disposto a recuperar sua reputação junto aos seus amigos e a dignidade de seu colégio e dele mesmo.

Contudo muitos mistérios e revelações aparecem em sua vida, e aos poucos ele percebe que não conhecia tão bem assim as garotas que moravam com ele… Além, é claro, de cada vez mais Itsuki entrar no mundo dos Storm Riders e partir em busca do “vôo perfeito”. Será que ele conseguirá se destacar ou será “só mais um”?

Comentário:

Posso dizer que Air Gear é muito louco, pois o autor às vezes joga fatos “do nada”, coloca lutas, personagens brotando à todo instante. É um carnaval frenético. E frenético é o melhor adjetivo para definir essa série. Ela é constantemente um prato cheio para quem gosta de ação com uma dosagem camuflada de esporte. Tirando é claro o alto nível de Fanservice, prato cheio do autor e marca registrada dele.  

Air gear possui um personagem principal carismático e extremamente interessante além de outros personagens ainda mais carismáticos e interessantes, lutas incrivelmente loucas e bem feitas das quais você se perde (se perde no bom sentido) de tão rápidas que são,  em alguns momentos a história faz você desacreditar em tudo que você acreditava em relação a ela até o momento.

O mangá te bota em meio a uma guerra de proporções épicas que envolve muito mais do que os personagens principais (inclusive o presidente Barack Obama aparece na história, de forma significativa com direito a flashback do passado e tudo), o mangá não te deixa parar de ler enquanto você avança com a história e descobre respostas e arruma mais perguntas até seu desfecho genial.

Olha o Barack Obama:

São 37 volumes sem perder o ritmo, com muita porrada, desenhos sensacionais e algumas partes emocionantes, de pura adrenalina! Air Gear é o típico Shounen feito para DIVERTIR!

Sobre personagens o autor dá uma verdadeira aula de como construi-los e evolui-los!

Personagens:

Minami Itsuki: Conhecido como Ikki é o protagonista da série e é fascinado por "voar". Seu sonho é se transformar em um mestre em Ats. Ele é o fundador do Kogarasumaru. Mostrou uma grande evolução do decorrer da série, porém não vou falar mais dele, pois citei tanto ele que vocês já devem ter uma idéia de como o personagem é. (Sem dúvidas um dos meus top personagens).

Kazu: O mais veloz do time, durante o mangá temos lutas muito fortes com esse personagem, por ele se basear mais em velocidade do que força as lutas deles são todas espertas ou chegam a níveis assustadores, exemplo: Enquanto personagens ficam invisíveis por ilusões de ótica, ele fica invisível pela sua velocidade chegando a um ponto onde ele desaparece. O mangá trabalha muito bem esse personagem.

Onigiri: O Tarado do time, esse personagem é bem interessante e único, tirando forças dos jeitos mais bizarros e até virando as lutas a seu favor… Seu poder vem do seu nível de excitação, quanto mais excitado eroticamente mais forte ele fica. 

Buccha: O “tank” do time, com um poder relacionado ao corpo ele consegue controlar seu sangue jogando ele para diferente partes do corpo aumentando assim sua eficácia, por exemplo, jogando esse sangue para as pernas ele fica rápido, jogando para os braços ele vira praticamente um monstro.

Agito/Akito: O “múltipla personalidade” do time, esse cara é simplesmente TOP, sem mais nem menos. Logo quando ele se junta ao grupo e por uma BOA parte do mangá ele vai ser de longe o mais forte do grupo. Não quero falar muito sobre ele pelo seu desenvolvimento durante o mangá… Esse é um daqueles personagens que  o passado não para de te surpreender.

Adachi: Aparece desde o começo do mangá, mas só toma importância no meio da história quando entra no kogarasumaru, a mina durona do time, com muita força e resistência. Ela tem uma paixão por Kazu.

Nakayama: Ela é amiga de Adachi e depois entra no grupo apenas para ser a tuner do Agito e também tem uma atração pelo mesmo.

Noyamano Ringo – Ringo tem a aparência de uma simples jovem colegial japonesa. No entanto, ela é a atual sucessora do lendário time de Storm Riders, o Sleeping Forest. Ela é também uma dos oito "Kings" do submundo AT.

Ringo aparentemente está apaixonada por Ikki, mas não ousa declarar isso . Ela ajuda o Kogarasumaru quando pode através de seu disfarce de Crossiant Mask (Croissiant Kamen). Ela é uma Storm Rider de classe A. Sobre o codinome de "Crazy Apple" ela é a líder da nova geração da Sleeping Forest. (Ringo sem sombra de dúvidas é uma paixão para os olhos).

Comentários finais:

Air Trecks o que são?

Os Air Trecks são os patins do mangá, mas eles não são assim tão normais, tem algo bem fantásticos sobre: Eles se alto propulsionam, quanto mais pressão você fizer em suas rodas mais rápidas elas giram dando assim uma pegada totalmente diferente para o mangá. No começo Ikki ganha um e é um “noob” com eles, não sabe andar direito e sempre acaba quebrando-os, tendo que consertar e até participar de lutas para adquirir peças para seu Air Treck.

Ao longo do mangá descobrimos que há versões mais fortes dos Air Treck conhecidos como “Regalias”. Há diferentes tipos de regalias e cada uma é feita especialmente ou modificadas para cada usuários por “Tuners” (já vou explicar o que são essas pessoas). As regalias variam por elementos e habilidades.

Com a Regalia do Fogo a roda do patins chega a girar numa velocidade que a fricção com o chão faz o ar a sua volta pegar fogo. O da “Gem”, pois não é bem gema, gera vibrações da Regalia assim podendo mudar a constituição de objetos ao seu redor, até mesmo do próprio usuário. E assim vai…

Os Tuners são mulheres que concertam e tunam os Air Trecks e Regalias para seus usuários, tunar no mundo do mangá seria modificar o patins para que eles consigam ressoar com as batidas cardíacas das pessoas que as usam, o mangá da uma explicação bem mais detalhada que essa, mas é praticamente isso.

Arte?

Aaaah arte… uma palavra… ÉPICA!!!… Ela é linda e extremamente detalhada, os traços de Oh! Great são ótimos. O mangá teve uma evolução drástica, a ponto de você sentir essa evolução, se você pegar o volume 1 e comparar com o último volume você verá mudanças significativas.

Fora essa mudança de qualidade no traço principal do mangá, no decorrer dele, até para diferenciar cenas com humor, de cenas de ação, o artista varia bastante o traço do desenho para se adequar ao momento.

Sem medo algum eu falo que Air Gear tem um dos traços mais marcantes e detalhados dos mangás… Confira a imagem abaixo e julguem por vocês mesmo!!!

O que acharam dessa loucura? ainda está em dúvida de ler Air Gear?

Este foi o "Caindo na loucura" da semana, se você leu algum mangá, e gostaria que ele entrasse nesta loucura, então envie para: malkavian@radiojhero.com.br