A indústria, seja lá em que especialização, faz muitos lançamentos de protudos (MUITOS mesmo), e sempre tem aqueles que chamam mais atenção, mesmo que desmerecida.

Mas a injustiça começa quando produtos muito bons são passados para trás de besteiras anuais, que nunca tem diferença de conteúdo, apenas por causa de um nome que já está desgastado e ninguém quer ver.

Isso tudo é efeito do marketing investido em um produto. Quanto mais famosa a marca, mais vão investir em propaganda. Quantos dos produtos que você tem são algo que você viu aos montes na televisão ou internet?

Mas o efeito contrário também acontece: produtos de pouco ou nenhum conhecimento público tem um marketing mais escasso, e por isso fica difícil ouvir alguma notícia dele durante e após seu desenvolvimento, o que gera pouca repercussão, e deixa o jogo na sombra de lançamentos mais populares. Quando um jogo tem menos aceitação pública, ele pode ser chamado de underrated (sub-classificado, numa tradução livre).

Na lista da Bonus Stage de hoje, irei falar sobre 4 jogos que sofreram desse efeito:

The Last Remnant

Desenvolvedora: Square Enix

Ano de lançamento: 2008/2009

Plataformas: Xbox 360, PC

Isso mesmo, senhores! Um game da Square Enix que não saiu no Playstation! Deve ter sido por isso que pouca gente olha pra ele… É um RPG que preza bastante na estratégia das batalhas, se você fizer alguma coisa errada, você morre quase todas as vezes.

É um jogo bem bonito, tecnicamente falando, e tem uma história bem interessante. O problema dele é que tem gráficos muito mal polidos, usando modelos low-poly em muitos momentos desnecessários, e não dá para pular as cutscenes. Tirando isso é um ótimo "exclusivo".

Spec Ops The Line

Desenvolvedora: Yager/2K Games

Ano de lançamento: 2012

Plataformas: PS3, Xbox 360, PC

Um dos melhores jogos de tiro que eu já vi, não por questões técnicas, mas por narrativa. É um dos poucos FPS que se atreve a contar uma história decente. Ele te joga em um ambiente hostil (como todo jogo), mas você não controla só um personagem, você controla 3, praticamente ao mesmo tempo, podendo mandar ordens aos seus aliados fazerem coisas específicas.

Tem uma IA boa, tanto dos aliados quanto dos inimigos, mas peca um pouco por ser um pouco repetitivo, como todo jogo de ação. Tem um final surpreendente, e foi indicado ao VGX por melhor interpretação masculina. O jogo foi banido dos Emirados Árabes Unidos por se ambientar em uma catástrofe em Dubai.

Remember Me

Desenvolvedora: Capcom

Ano de lançamento: 2013

Plataformas: PS3, Xbox 360, PC

Esse é um daqueles que eu tenho muita vontade de jogar, e só coloquei aqui para acreditar que ele é bom. Remember Me é um daqueles jogos futuristas, em que todo mundo quer seu corpo nu, de preferência frio. Ele tem um sistema interessante de implantar memórias nas pessoas, o que influencia no gameplay.

Sleeping Dogs

Desenvolvedora: Square Enix

Ano de lançamento: 2012

Plataformas: PS3, Xbox 360, PC

(Saiu recentemente para a nova geração, mas essa versão "definitiva" é tão descartável que não conta)

Melhor que muito GTA, me arrisco a dizer. Sleeping Dogs é o suscessor espiritual de True Crime, uma série do PS2 que acabou morrendo na praia. Ele faz tudo que GTA faz: Mundo aberto, roubar veículos, armas, bater em cuvis, tocar terror quando não se tem o que fazer… Mas se passa na China! É o GTA Chinês, mas esse não é o maior crédito dele.

Sleeping Dogs sabe ser chinês, mas ao extremo. Roubar carros em Sleeping Dogs é divertido, muito divertido. E foi indicado ao VGX por melhor interpretação masculina e melhor jogo de ação/plataforma. Agora tenho dúvidas sobre ele ser underrated

….

Além desses, tem muitos jogos que são ofuscados por lançamentos mais populares, e não é só dessas plataformas mais novas. Muita coisa boa saiu nos consoles anteriores, como Indigo Prophecy, Klonoa 2 e Samurai Western, do PS2. Dê uma chance àquele jogo que parece estranho, ou que tem uma capa tosca. Pode ser uma esperiência valiosa.

Qual jogo você acha o mais injustiçado pelo público? Você prefere jogos mais discretos ou lançamentos super escandalosos? Comente!