Nisio Isin, conhecido como autor de light novels e co-autor de alguns mangás, entre eles Medaka Box, que recentemente nesta nova temporada de animes de 2012 ganhou adaptação para o anime pelo estúdio Gainax, anunciou que em breve, suas demais obras da linha “Monogatari” também vão ganhar versões animadas (todas serão produzidas pelo estúdio Shaft).
 

A primeira série que ganhou uma adaptação para anime foi Bakemonogatari, com 15 episódios produzidos pelo estúdio Shaft e a 2° adaptação, a continuação de bakemonogatari, Nisemonogatari, de 11 episódios com produção do mesmo estúdio que a 1° temporada e também a adaptação de Kizumonogatari em formato longa-metragem com direção de Akiyuki Shinbo (diretor de ambas as duas séries de TV citadas). Nisio Isin começou a publicar sua série de light novels com o selo Monogatari em 2006 na revista Mephisto, da editora Kodansha, cujos títulos são:
 

Bakemonogatari (dois volumes editados no mesmo ano)
Nisemonogatari (dois volumes compilados em 2008 e 2009)
Kizumonogatari (publicada pela revista Pandora)
Nekomonogatari (dois volumes em 2010)
Kabukimonogatari (um volume em 2010)
Hanamonogatari (um volume em 2011)
Otorimonogatari (um volume em 2011)
Onimonogatari (um volume em 2011)
Koimonogatari (um volume em 2011) 
 


 

E a lista cresce ainda mais com os lançamentos deste ano dos volumes de Sukimonogatari, Owarimonogatari e Zokuowarimonogatari. Ainda não foram anunciados mais detalhes sobre as adaptações, mas já está confirmado que novamente o mesmo estúdio Shaft ficará encarregado destas magníficas produções. 
 

As sagas Monogatari conta a história de Koyomi Araragi, um estudante do terceiro ano que é um “quase” vampiro, pois passou por um tratamento para voltar a ser humano. e junto com sua colega de classe Senjougahara Hitagi, dá inicio a uma série de aventuras relacionadas a coisas estranhas e excêntricas. Essas aventuras vão passando por arcos, e a cada arco uma personagem diferente com problemas com certas e peculiares “Aparições”. E cabe a Araragi a missão de ajudá-las.