Segundo a nova edição da Newtype, está sendo produzido pelo estúdio Production IG um novo anime original chamado Guilty Crown sob a direção de Araki Tetsurou (Death Note, Highschool of the Dead) e com roteiro de Yoshino Hiroyuki (Macross F, Code Geass). A previsão de estréia é em outubro desse ano. O anime será transmitido no programa Noitamina da Fuji TV.
 

O anime tem como tema especial um tipo de poder especial chamado "A Habilidade do Rei", que reside no braço direito de algumas pessoas. Esse poder tem a habilidade de materializar a personalidade de quem o tocar, podendo se tornar de uma grande espada até coisas como instrumento musical e câmera. 
 

E, para poder aproveitar bem este poder nas batalhas, é preciso fazer muitos amigos.  Guilty Crown se passa no ano de 2029 durante uma guerra civil contra as forças de GHQ que dominou o Japão depois de uma caótica epidemia de vírus. Depois de muitos acontecimentos, o protagonista Ouma Shou desperta o poder do rei no seu braço direito e decide se juntar a força rebelde para libertar o Japão.
 

A ideia do anime não está tendo uma boa repercurssão, já que muitos acham que a história lembra muito a de Code Geass.