Informações Técnicas

O anime Code Geass: Lelouch of the Rebellion é um anime original seguindo os gêneros de ficção cientifica, mecha, drama e ação. Foi desenvolvido pelo estúdio Sunrise com o design de personagens feitos pela CLAMP (um grupo feminino de mangakás voltadas para romances formado nos anos 80). Sua primeira temporada foi exibida no Japão, licenciada e exibida pela MBS em 5 de outubro de 2006 e concluída em 28 de julho de 2007, com o total de 25 episódios. Já a sua segunda temporada, Code Geass: Lelouch of the Rebellion R2, foi exibida pela MBS e TBS de 6 de abril de 2008 até 28 de setembro de 2008, também com 25 episódios.

As duas temporadas de Code Geass foram licenciadas para exibição na América do Norte em 27 de abril de 2008 pela Bandai Entertainment, sendo exibida no bloco Adult Swim do Cartoon Network. No Brasil, Code Geass está disponível para assistir através da Netflix com áudio original e legendas.

O sucesso de Code Geass já era previsto desde a exibição do seu primeiro episódio apenas para membros da equipe e para imprensa: após o término do episódio, todos no local aplaudiram a obra. Após seu lançamento oficial, o anime foi muito bem recebido pela crítica, sendo elogiado pela sua complexidade de história, carisma dos personagens, variação de personagens durante a história e por ser capacidade de agradar a todos os tipos de fãs de anime.

Segundo a Sunrise, o anime vendeu aproximadamente 900 mil cópias de DVDs apenas no Japão e alcançou a marca de mais de 1 milhão de DVDs e Blu-rays em todo o mundo, se tornando uma das obras mais populares de todos os tempos.

Code Geass também recebeu um mangá, sendo lançado em 24 de agosto de 2006 até 24 de fevereiro de 2010, com um total de oito volumes, escrito por Ichirō Ōkouchi e ilustrado por Majiko!. O mangá foi publicado pela revista Monthly Asuka e, mais tarde, pela Asuka Comics DX como um volume único. No Brasil, o mangá de Ichirō Ōkouchi foi publicado pela JBC em 2008. Mais tarde, também foram lançados alguns spin-offs, como Code Geass: Suzaku of the Counterattack, Code Geass: Nightmare of Nunnally, Code Geass: Tales of an Alternate Shogunate, entre outros.

Code Geass também ganhou diversos prêmios individuais, como “O melhor Anime para TV” na Feira Internacional de Anime de Tóquio de 2007, “Melhor Anime de TV” no The Animation Kobe de 2007 e 2008 e “O Anime Mais Popular” no Annual Anime Grand Animage Prix de 2006 e 2007.

Alguns de seus personagens também trouxeram prêmios para Code Geass, como Lelouch sendo escolhido como o “Personagem Masculino Mais Popular” de 2006, 2007 e 2008 no Annual Anime Grand Animage Prix. Seu dublador, Jun Fukuyama, também ganhou o prêmio de “Melhor Ator em um Papel Principal” por sua interpretação do personagem no primeiro Seiyū Awards em 2007.

História

A trama de Code Geass começa muito antes da história contada no anime, mais especificamente começa pós-expedição do Império Romano à Grã-Bretanha com comando de Júlio César. Essa expedição ficou chamada como Guerras de Gália, que durou cerca de dois anos e culminou com a vitória Júlio César e seu exército, estabelecendo o domínio romano sobre a Europa a oeste do rio Reno (Gália Transalpina). Durante o império de Augusto, Arwin I — um rei celta — conseguiu impedir que os romanos conquistassem as Ilhas Britânicas, assim como seus descendentes, que também repetiram o seu feito, iniciando, assim, a Família Imperial de Britannia (essa pelo menos é a história contada e propagada pelo Império de Britannia, há quem conteste sua veracidade).

Com o passar dos anos, a Família Imperial de Britannia conquistava mais renome e fama, conseguindo assim dominar a Grã-Bretanha, até mesmo a Escócia, por volta do ano 43 d.C. Em 1813, Sir Ricardo von Britannia assume o trono do império e estabelece o Calendário Imperial de Britannia (A.T.B., que significa Ascension Throne Britannia), com seu ano inicial definido pela ascensão do primeiro Rei Celta, o Rei Arwin I.

O Império de Britannia também participou e teve influência em diversos eventos históricos como a queda de Napoleão, a Revolução da Guilhotina e a Primeira Guerra Mundial.

No ano de 1955 A.T.B., nasce Charles zi Britannia, que futuramente se tornaria o 98º Imperador do Santo Império de Britannia, sendo o principal imperador responsável pelo expansionismo do Império de Britannia por todo o mundo. Charles teve diversos filhos com mulheres diferentes — mais especificamente, 108 mulheres —, dando a cada um de seus filhos posições importantes em todo o seu império. Junto a seus filhos, Charles conquistou e subjugou vários países pelo mundo, os conquistando e os anexando ao Santo Império de Britannia, assim se tornando a maior potência do mundo.

Em 2010 A.T.B., o Império de Britannia declara guerra contra o Japão — um dos poucos países que ainda não foram tomados pelas suas forças militares —, pois um conflito diplomático entre os dois países acontecia devido ao interesse do Império de Britannia nas riquezas do Japão. A guerra logo se instaurou, e durante os combates terrestres, Britannia usou contra o exercito japonês uma nova tecnologia de veículos blindados humanoides chamados Knightmare Frame — “tanques-robôs” pilotados por humanos —, uma tecnologia militar jamais vista antes. Com esse poder, o Império de Britannia neutralizou as forças de defesa japonesas, conseguindo, assim, finalmente conquistar o país e o tornando parte de seu império.

Com a guerra perdida, o Japão e seus habitantes perderam seus direitos, suas liberdades e até mesmo os seus nomes, sendo o Japão dali pra frente conhecido como Área 11, e seus habitantes, como Elevens. Neste mesmo dia, um jovem garoto chamado Lelouch acompanhava de perto a queda japonesa e assistia toda a desolação das pessoas. Yoda a destruição propagada pelo Santo Império de Britannia o fez jurar a seu amigo Suzaku que, um dia, iria destruir Britannia.

A história do anime começa na cidade de Tóquio no ano 2017 A.T.B., sete anos depois da conquista do Japão. O príncipe Clovis la Britannia faz um pronunciamento na TV sobre um caminhão militar britanniano roubado pelos Soldados da Resistência Japonesa, denominados pelo Império como terroristas. Clovis tenta acalmar a população usando todo o seu carisma, mas por trás das câmeras, demonstra que nesse caminhão existe algo muito importante para o Império, o que o obriga a enviar sua guarda de Knightmares para deter os terroristas e recuperar a carga.

Agora mais velho, Lelouch usa de seu talento no xadrez para vencer aristocratas e ganhar dinheiro apostando na sua vitória. Após uma dessas apostas, Lelouch e seu amigo Rivalz assistem de longe o pronunciamento de Clovis e partem de volta para casa. Na estrada, eles acabam se encontrando com o caminhão sequestrado pelos terroristas, que, ao tentar desviar dos jovens, acaba batendo em um canteiro de obras. Lelouch vê o acidente e vai até o caminhão ajudar, mas acaba caindo dentro de sua carga após os terroristas saírem do local às pressas.

Segundo o Império de Britannia, a carga roubada pelos terroristas é uma arma química que precisa com urgência ser recuperada antes que os terroristas façam uso dela, e para isso, o império mobiliza os Britannianos Honorários (soldados japoneses que juraram lealdade ao império) para buscar pela arma nos guetos de Shinjuku. Um desses soldados é Suzaku, que chega ao local encontrando o amigo dentro do caminhão e revelando sua identidade para ele. Ambos, então, testemunham a ativação da bomba e descobrem que não se tratava de uma bomba química, mas, sim, de uma espécie de cápsula com uma garota de cabelos verdes dentro. Seguindo a localização de Suzaku, o comandante do exército de Britannianos Honorários chega ao local e ordena que jovem soldado mate Lelouch, mas ele se recusa a ferir o amigo. Então, o comandante atira em Suzaku pelas costas. Aproveitando-se de uma explosão, Lelouch foge do local levando a garota de cabelos verdes.

Como meio de repressão aos terroristas da resistência, Clovis ordena que seus soldados executem todos habitantes do gueto, iniciando, assim, uma carnificina. Em meio a tudo isso, Lelouch e a garota de cabelos verdes são encurralados pelo comandante e seus soldados. O comandante dispara em direção a Lelouch, mas a garota se joga na frente e leva o tiro em seu lugar. Sabendo que não existe escapatória, ele se questiona se ali seria o seu fim, se seus ideais morreriam com ele. Então, nesse momento, a garota segura Lelouch pelo pulso, o fazendo entrar em uma espécie de transe. A voz da garota ecoa na cabeça de Lelouch, dizendo que pode oferecer a ele um poder para lutar e sobreviver, mas em troca ele deverá realizar um desejo dela. Ela também adverte que o “poder dos reis” o tornará alguém solitário, mas mesmo assim Lelouch aceita o pacto.

Lelouch se levanta em frente aos soldados de Britannia revelando todo o seu ódio contra o Império, mostrando seus verdadeiros sentimentos. Ele ativa o seu poder, o Geass, controlando a mente de todos os soldados no local, inclusive o comandante, os ordenando a atirar contra suas próprias cabeças. Daquele dia em diante, Lelouch percebeu que finalmente obteve o poder que sempre quis: o poder para realizar a sua promessa de sete anos atrás, a promessa de destruir Britannia.

Personagens Principais

Code Geass possui vários personagens importantes que surgem com o decorrer da história, sendo dividido em vários núcleos de personagens. Isso torna impossível falar sobre todos eles sem dar um pouco de spoiler. Então, para evitar isso o máximo possível, vamos falar apenas de alguns personagens que aparecem logo no início no anime.

Lelouch Lamperouge: É o principal protagonista do anime, sendo um jovem bonito, muito inteligente, calmo, sofisticado e arrogante devido à sua inteligência e educação aristocrática. Quando está na escola, Lelouch se comporta como um aluno sociável, agradável e muitas vezes tranquilo. No entanto, por baixo dessa máscara de “bom moço”, esconde sua verdadeira natureza de alguém frio e calculista. Apesar de muito inteligente, ele não se importa com suas notas na escola, tratando-as como algo trivial, mas consegue ser um bom aluno sem muito esforço para isso.

Suzaku Kururugi: É o melhor amigo e amigo de infância de Lelouch. Foram separados na infância após a derrota do Japão para Britannia, pois Lelouch e sua irmã, Nunnally, ficaram órfãos e foram “adotados” pela família Ashford. Anos se passaram, e Suzaku se tornou um Britanniano Honorário, servindo ao império de Britannia em busca de fazer o mundo melhor. Ele é um rapaz de bom coração que busca ajudar as pessoas, colocando o bem estar delas a frente do seu, mas nem sempre ele foi assim.

Nunnally Lamperouge: É a irmã mais nova de Lelouch, sendo extremamente bondosa e compreensiva com todos, buscando sempre ver o lado bom das pessoas. Apesar de uma deficiência dupla (paraplégica e cega), Nunnally leva a vida sempre com um grande sorriso em seu rosto.

Shirley Fanette: Shirley é a melhor amiga de Lelouch, geralmente vista como uma garota alegre, atenciosa, altamente inteligente e extrovertida. Devido à sua posição no Conselho Estudantil, ela busca ter notas altas em sua classe na Academia Ashford. Shirley mostra muita preocupação com Lelouch, sempre o chamando carinhosamente de Lulu.

Milly Ashford: Milly é neta do superintendente da Academia Ashford e também presidente do Conselho Estudantil da academia. Milly tem uma personalidade curiosa e brincalhona, gosta de provocar gentilmente seus amigos, como brincar com incapacidade de Shirley de expressar seus verdadeiros sentimentos por Lelouch.

Rivalz Cardemonde: É o amigo de Lelouch que o leva para disputar partidas de xadrez. Ele é o tipo de cara despreocupado que gosta de passar o tempo com os amigos e se divertindo. Às vezes acaba demonstrando um lado preconceituoso a respeito dos Elevens.

Kallen Stadfeld: É uma jovem meio japonesa meio britanniana. Kallen é uma pessoa obstinada, determinada, leal e corajosa que também pode ser temperamental, enérgica e um tanto impulsiva. Apesar de sua atitude dura, Kallen é na verdade bastante sensível, compassiva e verdadeiramente gentil. Kallen é uma dos soldados da Resistência do Japão, que lutam pela libertação de seu país.

Conclusão

Code Geass é um anime maravilhoso com personagens carismáticos, em que até os personagens secundários são bem trabalhados individualmente, cada um deles possuindo backgrounds bem trabalhados e usando próprias individualidades, criando assim um universo mais rico. Sua história rica, não se prendendo apenas a um ciclo, sempre se renova e abrange novos núcleos de personagens, o que o deixa imprevisível e gera diversos plot twists.

Este anime é capaz de agradar a gregos e troianos, pois possuí diversos gêneros de animes implementados em si, então quem assiste acaba se identificando com seu gênero favorito e, de quebra, acaba gostando um pouco de outros que não achava tão interessantes, como foi o meu caso. Eu indico muito este anime e acho que é um anime essencial para quem é fã de animes. Tenho certeza que nenhum de vocês vai se arrepender de ter assistido!